Educação a distância em Educação Física

9/22/2004


Clique aqui para começar


Tabela de índice

Educação a distância em Educação Física

Curso a distância Corporeidade e Escola - UFPA

Objetivos do curso

Metas: orientar os cursistas a:

Orientar os cursistas a:

Orientar os cursistas a:

Orientar os cursistas a:

Pressupostos metodológicos e filosóficos do Curso:

Pressupostos metodológicos e filosóficos do Curso:

Pressupostos metodológicos e filosóficos do Curso:

Pressupostos metodológicos e filosóficos do Curso:

Pressupostos metodológicos e filosóficos do Curso:

O curso

Conteúdos obrigatórios

Material audiovisual

Metas

Curso de aperfeiçoamento em Corporeidade e Escola

EAD e a formação do professor

Capacitação para a docência no contexto da TICs

Inovação em educação

O inovador

Como inovar

Aprendizagem pela prática

Como evolui a prática

Estágios

Inexperiente (novato)

Intermediário

Avançado (“expert”)

O papel da atenção

Processo de aquisição de informação

O papel da atenção

O processo de atenção

Processamento serial de informações

Novas abordagens para a atenção

Experimentos de tarefas simultâneas

Estímulo, filtragem e atenção

Teoria da instrução paralela

Slide do PowerPoint

Um ambiente típico

A filosofia desktop

Paralelismo

Limite da atenção

Efeito do paralelismo?

Teoria da carga cognitiva

Memória de curto alcance

Memória de longo alcance

Esquemas

Carga cognitiva

Sobrecarga cognitiva

Evitando a sobrecarga cognitiva

Redundância

Sobrecarga cognitiva

Teoria da carga cognitiva

Uso concomitante de mídias

Áudio

Processo de ouvir-escutar tem perdas

Som

Som

Uso concomitante de mídias

Uso concomitante de mídias

Efeitos de mídias

Relevância

Elementos visuais

Projeto visual

Grau de realismo e aprendizagem

Estágios

Tempo de transição

Dificuldade para atingir automacidade

Atencão seletiva

Atenção seletiva

Dirigindo a atenção

Dirigir a atenção do estudante

Falta de atenção é problema

Suporte

Direcionar o foco de atenção

Estratégias cognitivas

Atenção e performance

Retenção

Estratégias de atenção

Auto-aprendizagem x métodos tradicionais de ensino

Meio termo

Prover suporte

Praticando

Exercícios

Exercícios

Aprendizagem ativa

Pertinência e significância

Autor: Liane Tarouco