Tabela de índice
Educação a distânciaemEducação Física
Curso a distância Corporeidade e Escola - UFPA
Objetivos do curso
Metas: orientar os cursistas a:
Orientar os cursistas a:
Orientar os cursistas a:
Orientar os cursistas a:
Pressupostos metodológicos e filosóficos do Curso:
Pressupostos metodológicos e filosóficos do Curso:
Pressupostos metodológicos e filosóficos do Curso:
Pressupostos metodológicos e filosóficos do Curso:
Pressupostos metodológicos e filosóficos do Curso:
O curso
Conteúdos obrigatórios
Material audiovisual
Metas
Curso de aperfeiçoamento em Corporeidade e Escola
EAD e a formação do professor
Capacitação para a docência no contexto da TICs
Inovação em educação
O inovador
Como inovar
Aprendizagem pela prática
Como evolui a prática
Estágios
Inexperiente (novato)
Intermediário
Avançado (“expert”)
O papel da atenção
Processo de aquisição de informação
O papel da atenção
O processo de atenção
Processamento serial de informações
Novas abordagens para a atenção
Experimentos de tarefas simultâneas
Estímulo, filtragem e atenção
Teoria da instrução paralela
Slide do PowerPoint
Um ambiente típico
A filosofia desktop
Paralelismo
Limite da atenção
Efeito do paralelismo?
Teoria da carga cognitiva
Memória de curto alcance
Memória de longo alcance
Esquemas
Carga cognitiva
Sobrecarga cognitiva
Evitando a sobrecarga cognitiva
Redundância
Sobrecarga cognitiva
Teoria da carga cognitiva
Uso concomitante de mídias
Áudio
Processo de ouvir-escutar tem perdas
Som
Som
Uso concomitante de mídias
Uso concomitante de mídias
Efeitos de mídias
Relevância
Elementos visuais
Projeto visual
Grau de realismo e aprendizagem
Estágios
Tempo de transição
Dificuldade para atingir automacidade
Atencão seletiva
Atenção seletiva
Dirigindo a atenção
Dirigir a atenção do estudante
Falta de atenção é problema
Suporte
Direcionar o foco de atenção
Estratégias cognitivas
Atenção e performance
Retenção
Estratégias de atenção
Auto-aprendizagem x métodos tradicionais de ensino
Meio termo
Prover suporte
Praticando
Exercícios
Exercícios
Aprendizagem ativa
Pertinência e significância
|