ARTES VISUAIS
As artes visuais, além das formas tradicionais (pintura, escultura,
desenho, gravura, arquitetura, artefato, desenho industrial), incluem outras
modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e transformações
estéticas a partir da modernidade (fotografia, artes gráficas,
cinema, televisão, vídeo, computação, performance).
Cada uma dessas visualidades é utilizada de modo particular e em
várias possibilidades de combinações entre imagens,
por intermédio das quais os alunos podem expressar-se e comunicarse
entre si de diferentes maneiras.
O mundo atual caracteriza-se por uma utilização da visualidade
em quantidades inigualáveis na história, criando um
universo de exposição múltipla para os seres humanos,
o que gera a necessidade de uma educação para saber perceber
e distinguir sentimentos, sensações, idéias e qualidades.
Por isso o estudo das visualidades pode ser integrado nos projetos educacionais.
Tal aprendizagem pode favorecer compreensões mais amplas para que
o aluno desenvolva sua
sensibilidade, afetividade e seus conceitos e se posicione criticamente.
A educação em artes visuais requer trabalho continuamente
informado sobre os conteúdos e
experiências relacionados aos materiais, às técnicas
e às formas visuais de diversos momentos da
história, inclusive contemporâneos. Para tanto, a escola deve
colaborar para que os alunos passem
por um conjunto amplo de experiências de aprender e criar, articulando
percepção, imaginação,
sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal
e grupal.
A educação visual deve considerar a complexidade de uma proposta
educacional que leve
em conta as possibilidades e os modos de os alunos transformarem seus conhecimentos
em arte,
ou seja, o modo como aprendem, criam e se desenvolvem na área.
Criar e perceber formas visuais implica trabalhar freqüentemente com
as relações entre os
elementos que as compõem, tais como ponto, linha, plano, cor, luz,
movimento e ritmo. As
articulações desses elementos nas imagens dá origem
à configuração de códigos que se transformam
ao longo dos tempos. Tais normas de formação das imagens
podem ser assimiladas pelos alunos
como conhecimento e aplicação prática recriadora e
atualizada em seus trabalhos, conforme seus
projetos demandem e sua sensibilidade e condições de concretizá-los
permitam. O aluno também
cria suas poéticas onde gera códigos pessoais.
Além disso, é preciso considerar as técnicas, procedimentos,
informações históricas,
produtores, relações culturais e sociais envolvidas na experiência
que darão suporte às suas
representações (conceitos ou teorias) sobre arte. Tais representações
transformam-se ao longo do
desenvolvimento à medida que avança o processo de aprendizagem.
Os blocos de conteúdos de Artes Visuais para o primeiro e o segundo
ciclos são:
- As artes visuais no fazer dos alunos: desenho, pintura, colagem,
escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia,
histórias em quadrinhos, produções informatizadas.
- Criação e construção de formas plásticas
e visuais em espaços diversos (bidimensional e tridimensional).
- Observação e análise das formas que produz
e do processo pessoal nas suas correlações com as produções
dos colegas.
- Consideração do elementos básicos da
linguagem visual em suas articulações nas imagens produzidas
(relações entre ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume,
luz, ritmo, movimento, equilíbrio).
- Reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem
visual representando, expressando e comunicando por imagens: desenho, pintura,
gravura, modelagem, escultura, colagem, construção, fotografia,
cinema, vídeo, televisão, informática, eletrografia.
- Contato e reconhecimento das propriedades expressivas e construtivas
dos materiais, suportes, instrumentos, procedimentos e técnicas na
produção de formas visuais.
- Experimentação, utilização e pesquisa
de materiais e técnicas artísticas (pincéis, lápis,
giz de cera, papéis, tintas, argila, goivas) e outros meios (máquinas
fotográficas, vídeos, aparelhos de computação
e de reprografia).
- Seleção e tomada de decisões com relação
a materiais, técnicas, instrumentos na construção das
formas visuais.
- Convivência com produções visuais (originais
e reproduzidas) e suas concepções estéticas nas diferentes
culturas (regional, nacional e internacional).
- Identificação dos significados expressivos
e comunicativos das formas visuais.
- Contato sensível, reconhecimento e análise de formas
visuais presentes na natureza e nas diversas culturas.
- Reconhecimento e experimentação de leitura dos elementos
básicos da linguagem visual, em suas articulações nas
imagens apresentadas pelas diferentes culturas (relações entre
ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento,
equilíbrio).
- Contato sensível, reconhecimento, observação
e experimentação de leitura das formas visuais em diversos
meios de comunicação da imagem: fotografia, cartaz, televisão,
vídeo, histórias em quadrinhos, telas de computador, publicações,
publicidade, desenho industrial, desenho animado.
- Identificação e reconhecimento de algumas técnicas
e procedimentos artísticos presentes nas obras visuais.
- Fala, escrita e outros registros (gráfico, audiográfico,
pictórico, sonoro, dramático, videográfico) sobre as
questões trabalhadas na apreciação de imagens.
- Observação, estudo e compreensão de diferentes
obras de artes visuais, artistas e movimentos artísticos produzidos
em diversas culturas (regional, nacional e internacional) e em diferentes
tempos da história.
- Reconhecimento da importância das artes visuais na sociedade
e na vida dos indiví- duos.
- Identificação de produtores em artes visuais como
agentes sociais de diferentes épocas e culturas: aspectos das vidas
e alguns produtos artísticos.
- Pesquisa e freqüência junto das fontes vivas (artistas)
e obras para reconhecimento e reflexão sobre a arte presente no entorno.
- Contato freqüente, leitura e discussão de textos simples,
imagens e informações orais sobre artistas, suas biografias
e suas produções.
- Reconhecimento e valorização social da organização
de sistemas para documentação, preservação e divulgação
de bens culturais.
- Freqüência e utilização das fontes de informação
e comunicação artística presentes nas culturas (museus,
mostras, exposições, galerias, ateliês, oficinas).
- Elaboração de registros pessoais para sistematização
e assimilação das experiências com formas visuais, informantes,
narradores e fontes de informação.