OS CONTEÚDOS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL


Os Parâmetros Curriculares Nacionais enfatizam o ensino e a aprendizagem de conteúdos
que colaboram para a formação do cidadão, buscando igualdade de participação e compreensão
sobre a produção nacional e internacional de arte. A seleção e a ordenação de conteúdos gerais de
Arte têm como pressupostos a clarificação de alguns critérios, que também encaminham a elaboração
dos conteúdos de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança e, no conjunto, procuram promover a
formação artística e estética do aprendiz e a sua participação na sociedade.

Não estão definidas aqui as modalidades artísticas a serem trabalhadas a cada ciclo, mas são
oferecidas condições para que as diversas equipes possam definir em suas escolas os projetos
curriculares (ver em Orientações Didáticas deste documento a questão da organização do espaço
e do tempo de trabalho).

Sabe-se que, nas escolas e nas comunidades onde elas estão inseridas, há uma diversidade
de recursos humanos e materiais disponíveis; portanto, considerando a realidade concreta das
escolas, ressaltam-se alguns aspectos fundamentais para os projetos a serem desenvolvidos.
É desejável que o aluno, ao longo da escolaridade, tenha oportunidade de vivenciar o maior
número de formas de arte; entretanto, isso precisa ocorrer de modo que cada modalidade artística
possa ser desenvolvida e aprofundada.

Partindo dessas premissas, os conteúdos da área de Arte devem estar relacionados de tal
maneira que possam sedimentar a aprendizagem artística dos alunos do ensino fundamental. Tal
aprendizagem diz respeito à possibilidade de os alunos desenvolverem um processo contínuo e
cada vez mais complexo no domínio do conhecimento artístico e estético, seja no exercício do seu
próprio processo criador, por meio das formas artísticas, seja no contato com obras de arte e com
outras formas presentes nas culturas ou na natureza. O estudo, a análise e a apreciação das formas
podem contribuir tanto para o processo pessoal de criação dos alunos como também para o
conhecimento progressivo e significativo da função que a arte desempenha nas culturas humanas.
O conjunto de conteúdos está articulado dentro do contexto de ensino e aprendizagem em
três eixos norteadores: a produção, a fruição e a reflexão.

A produção refere-se ao fazer artístico e ao conjunto de questões a ele relacionadas, no âmbito
do fazer do aluno e dos produtores sociais de arte.

A fruição refere-se à apreciação significativa de arte e do universo a ela relacionado. Tal
ação contempla a fruição da produção dos alunos e da produção histórico-social em sua diversidade.
A reflexão refere-se à construção de conhecimento sobre o trabalho artístico pessoal, dos
colegas e sobre a arte como produto da história e da multiplicidade das culturas humanas, com
ênfase na formação cultivada do cidadão.

Os três eixos estão articulados na prática, ao mesmo tempo que mantêm seus espaços próprios.
Os conteúdos poderão ser trabalhados em qualquer ordem, segundo decisão do professor, em
conformidade com o desenho curricular de sua equipe.

Critérios para a seleção de conteúdos

Tendo em conta os três eixos como articuladores do processo de ensino e aprendizagem acredita-se que, para a seleção e a ordenação dos conteúdos gerais de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança por ciclo, é preciso considerar os seguintes critérios:

Conteúdos gerais de Arte

Os conteúdos gerais de Arte estão propostos para serem trabalhados de primeira a oitava séries, seguindo os critérios para seleção e ordenação dos conteúdos circunscritos neste documento. Os conteúdos de primeira a quarta séries serão definidos nas modalidades artísticas específicas. Assim, os conteúdos gerais do ensino fundamental em Arte são:
Os conteúdos de Arte para prim eiro e segundo ciclos, aqui relacionados, estão descritos separadam ente para garantir presença e profundidade das form as artísticas nos projetos educacionais. N o entanto, o professor poderá reconhecer as possibilidades de interseção entre elas para o seu trabalho em sala de aula, assim com o com as dem ais disciplinas do currículo.

T endo em vista não haver definições para a presença das diversas form as artísticas no currículo e o professor das séries iniciais não ter vivenciado um a form ação m ais acurada nesta área, optou-se por um a proposição de conteúdos sem diferenciações por ciclos escolares. A critério das escolas e respectivos professores, é preciso variar as form as artísticas propostas ao longo da escolaridade, quando serão trabalhadas Artes Visuais, D ança, M úsica ou T eatro (ver em Orientações Didáticas a organização do tem po e do espaço dos trabalhos).

Nas modalidades artísticas específicas buscou-se explicitar, para m aior clareza do trabalho pedagógico de Arte, os conteúdos em dois grupos, o prim eiro relativo a cada m odalidade artística e o segundo relativo a norm as, valores e atitudes, com um a todas.