OS CONTEÚDOS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Os Parâmetros Curriculares Nacionais enfatizam o ensino e a aprendizagem
de conteúdos
que colaboram para a formação do cidadão, buscando igualdade
de participação e compreensão
sobre a produção nacional e internacional de arte. A seleção
e a ordenação de conteúdos gerais de
Arte têm como pressupostos a clarificação de alguns critérios,
que também encaminham a elaboração
dos conteúdos de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança
e, no conjunto, procuram promover a
formação artística e estética do aprendiz e a
sua participação na sociedade.
Não estão definidas aqui as modalidades artísticas a
serem trabalhadas a cada ciclo, mas são
oferecidas condições para que as diversas equipes possam definir
em suas escolas os projetos
curriculares (ver em Orientações Didáticas deste documento
a questão da organização do espaço
e do tempo de trabalho).
Sabe-se que, nas escolas e nas comunidades onde elas estão inseridas,
há uma diversidade
de recursos humanos e materiais disponíveis; portanto, considerando
a realidade concreta das
escolas, ressaltam-se alguns aspectos fundamentais para os projetos a serem
desenvolvidos.
É desejável que o aluno, ao longo da escolaridade, tenha oportunidade
de vivenciar o maior
número de formas de arte; entretanto, isso precisa ocorrer de modo
que cada modalidade artística
possa ser desenvolvida e aprofundada.
Partindo dessas premissas, os conteúdos da área de Arte devem
estar relacionados de tal
maneira que possam sedimentar a aprendizagem artística dos alunos
do ensino fundamental. Tal
aprendizagem diz respeito à possibilidade de os alunos desenvolverem
um processo contínuo e
cada vez mais complexo no domínio do conhecimento artístico
e estético, seja no exercício do seu
próprio processo criador, por meio das formas artísticas, seja
no contato com obras de arte e com
outras formas presentes nas culturas ou na natureza. O estudo, a análise
e a apreciação das formas
podem contribuir tanto para o processo pessoal de criação dos
alunos como também para o
conhecimento progressivo e significativo da função que a arte
desempenha nas culturas humanas.
O conjunto de conteúdos está articulado dentro do contexto
de ensino e aprendizagem em
três eixos norteadores: a produção, a fruição
e a reflexão.
A produção refere-se ao fazer artístico e ao conjunto
de questões a ele relacionadas, no âmbito
do fazer do aluno e dos produtores sociais de arte.
A fruição refere-se à apreciação significativa
de arte e do universo a ela relacionado. Tal
ação contempla a fruição da produção
dos alunos e da produção histórico-social em sua diversidade.
A reflexão refere-se à construção de conhecimento
sobre o trabalho artístico pessoal, dos
colegas e sobre a arte como produto da história e da multiplicidade
das culturas humanas, com
ênfase na formação cultivada do cidadão.
Os três eixos estão articulados na prática, ao mesmo
tempo que mantêm seus espaços próprios.
Os conteúdos poderão ser trabalhados em qualquer ordem, segundo
decisão do professor, em
conformidade com o desenho curricular de sua equipe.
Critérios para a seleção de conteúdos
Tendo em conta os três eixos como articuladores do processo de ensino
e aprendizagem acredita-se que, para a seleção e a ordenação
dos conteúdos gerais de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança
por ciclo, é preciso considerar os seguintes critérios:
- conteúdos compatíveis com as possibilidades de aprendizagem
do aluno;
- valorização do ensino de conteúdos básicos
de arte necessários à formação do cidadão,
considerando, ao longo dos ciclos de escolaridade, manifestações
artísticas de povos e culturas de diferentes épocas, incluindo
a contemporaneidade;
- especificidades do conhecimento e da ação artística.
Conteúdos gerais de Arte
Os conteúdos gerais de Arte estão propostos para serem trabalhados
de primeira a oitava séries, seguindo os critérios para seleção
e ordenação dos conteúdos circunscritos neste documento.
Os conteúdos de primeira a quarta séries serão definidos
nas modalidades artísticas específicas. Assim, os conteúdos
gerais do ensino fundamental em Arte são:
- a arte como expressão e comunicação dos indivíduos;
- elementos básicos das formas artísticas, modos de articulação
formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação
em arte;
- produtores em arte: vidas, épocas e produtos em conexões;
- diversidade das formas de arte e concepções estéticas
da cultura regional, nacional e internacional: produções, reproduções
e suas
- histórias;
- a arte na sociedade, considerando os produtores em arte, as produções
e suas formas de documentação, preservação e
divulgação em diferentes culturas e momentos históricos.
Os conteúdos de Arte para prim eiro e segundo ciclos, aqui relacionados,
estão descritos separadam ente para garantir presença e profundidade
das form as artísticas nos projetos educacionais. N o entanto, o professor
poderá reconhecer as possibilidades de interseção entre
elas para o seu trabalho em sala de aula, assim com o com as dem ais disciplinas
do currículo.
T endo em vista não haver definições para a presença
das diversas form as artísticas no currículo e o professor
das séries iniciais não ter vivenciado um a form ação
m ais acurada nesta área, optou-se por um a proposição
de conteúdos sem diferenciações por ciclos escolares.
A critério das escolas e respectivos professores, é preciso
variar as form as artísticas propostas ao longo da escolaridade, quando
serão trabalhadas Artes Visuais, D ança, M úsica ou
T eatro (ver em Orientações Didáticas a organização
do tem po e do espaço dos trabalhos).
Nas modalidades artísticas específicas buscou-se explicitar,
para m aior clareza do trabalho pedagógico de Arte, os conteúdos
em dois grupos, o prim eiro relativo a cada m odalidade artística
e o segundo relativo a norm as, valores e atitudes, com um a todas.