OBJETIVOS GERAIS DE ARTE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
No transcorrer do ensino fundamental, o aluno poderá desenvolver sua
competência estética e artística nas diversas modalidades
da área de Arte (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro),
tanto para produzir trabalhos pessoais e grupais quanto para que possa, progressivamente,
apreciar, desfrutar, valorizar e julgar os bens artísticos de distintos
povos e culturas produzidos ao longo da história e na contemporaneidade.
Nesse sentido, o ensino de Arte deverá organizar-se de modo que, ao
final do ensino fundamental, os alunos sejam capazes de:
- expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude
de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a
imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão
ao realizar e fruir produções artísticas;
- interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados
em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), experimentando-os
e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais;
- edificar uma relação de autoconfiança com
a produção artística pessoal e conhecimento estético,
respeitando a própria produção e a dos colegas, no percurso
de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e
soluções;
- compreender e saber identificar a arte como fato histórico
contextualizado nas diversas culturas, conhecendo respeitando e podendo observar
as produções presentes no entorno, assim como as demais do
patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência
de diferenças nos padrões artísticos e estéticos;
- observar as relações entre o homem e a realidade
com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando
e apreciando arte de modo sensível;
- compreender e saber identificar aspectos da função
e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria
experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista;
- buscar e saber organizar informações sobre a arte
em contato com artistas, documentos, acervos nos espaços da escola
e fora dela (livros, revistas, jornais, ilustrações, diapositivos,
vídeos, discos, cartazes) e acervos públicos (museus, galerias,
centros de cultura, bibliotecas, fonotecas, videotecas, cinematecas), reconhecendo
e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções
estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias.