Trabalho por projetos
Uma das modalidades de orientação didática em Arte é
o trabalho por projetos. Cada equipe de trabalho pode eleger projetos a serem
desenvolvidos em caráter interdisciplinar, ou mesmo referentes a apenas
uma das formas artísticas (Artes Visuais, Dança, Música,
Teatro). O projeto tem um desenvolvimento muito particular, pois envolve
o trabalho com muitos conteúdos e organiza-se em torno de uma produção
determinada.
Um projeto caracteriza-se por ser uma proposta que favorece a aprendizagem
significativa, pois a estrutura de funcionamento dos projetos cria muita
motivação nos alunos e oportunidade de trabalho com autonomia.
Em um projeto, professores e alunos elegem os produtos a serem realizados
que se relacionam aos conteúdos e objetivos de cada ciclo. Os professores
planejam situações de aprendizagem para o grupo, seguindo alguns
critérios:
- eleição de projetos em conjunto com os alunos;
- participação ativa dos alunos em pesquisas e produções
de referenciais ao longo do projeto em formas de registro que todos possam
compartilhar;
- práticas de simulação de ações em
sala de aula que criam correspondência com situações
sociais de aplicação dos temas abordados, por exemplo, dar
um seminário como se fosse um crítico de arte, opinar sobre
uma peça apresentada como se estivesse falando para uma emissora de
TV em programa de notícias culturais;
- eleição de projetos relacionados aos conteúdos
trabalhados, com o objetivo de estruturar um produto concreto, como um livro
de arte, um filme, a apresentação de um grupo de música.
Os projetos também são muito adequados para que se abordem
as formas artísticas que não foram eleitas no currículo
daquele ciclo.
Um cuidado a ser tomado nos trabalhos por projetos é não deixar
que seu desenvolvimento
ocupe todas as aulas de um semestre; deve-se circunscrever seu espaço
nos planejamentos, pois projetos lidam com conteúdos variados e não
permitem o trabalho aprofundado com todos os conteúdos necessários
a serem abordados em cada grau de escolaridade.
Na prática, os projetos podem envolver ações entre disciplinas,
como, por exemplo, Língua Portuguesa e Arte, ou Matemática
e Arte e assim por diante. Os conteúdos dos temas transversais também
são favoráveis para o trabalho com projetos em Arte.
O ensino fundamental permite que as áreas se incorporem umas às
outras e o aluno possa ser o principal agente das relações
entre as diversas disciplinas, se os educadores estiverem abertos para as
relações que eles fazem por si. Os projetos devem buscar nexos
na seleção dos conteúdos por série, enquanto
as relações entre os distintos conhecimentos são realizadas
pelo aluno. Cabe à
escola dar-lhe essa oportunidade de liberdade e de autonomia cognitiva.