Arte e os Temas Transversais
A área de Arte, dada a própria natureza de seu objeto de conhecimento,
apresenta-se como
um campo privilegiado para o tratamento dos temas transversais propostos
nestes Parâmetros
Curriculares Nacionais.
As manifestações artísticas são exemplos vivos
da diversidade cultural dos povos e expressam
a riqueza criadora dos artistas de todos os tempos e lugares. Em contato
com essas produções, o
aluno do ensino fundamental pode exercitar suas capacidades cognitivas, sensitivas,
afetivas e
imaginativas, organizadas em torno da aprendizagem artística e estética.
Ao mesmo tempo, seu
corpo se movimenta, suas mãos e olhos adquirem habilidades, o ouvido
e a palavra se aprimoram,
enquanto desenvolve atividades nas quais relações interpessoais
perpassam o convívio social o
tempo todo. Muitos trabalhos de arte expressam questões humanas fundamentais:
falam de problemas
sociais e políticos, de relações humanas, de sonhos,
medos, perguntas e inquietações de artistas,
documentam fatos históricos, manifestações culturais
particulares e assim por diante. Neste sentido,
podem contribuir para uma reflexão sobre temas como os que são
enunciados transversalmente,
propiciando uma aprendizagem alicerçada pelo testemunho vivo de seres
humanos que transformaram
tais questões em produtos de arte.
Com relação ao tema Pluralidade Cultural, por exemplo, o professor
poderá investigar como
integrá-lo na apreciação estética dos alunos,
buscando maneiras de estudar as manifestações artísticas
como exemplos de diversidade cultural.
Assim como no plano da experiência mais imediata dos alunos, uma classe
é feita de diferentes
crianças; no plano da realidade estética, um trabalho de arte
é feito da articulação entre os elementos
diversos que o compõem. Do mesmo modo, no plano da realidade sociocultural,
o Brasil é um país onde
existem diferentes regiões, cada uma com sua cultura local. E o mundo
é feito de diferentes países com suas
formas culturais específicas. A partir dessa visão, que universaliza
a questão em estudo, os alunos
podem transitar de sua experiência particular para outras e vice-versa,
compreendendo o conceito
de pluralidade cultural como parte da vida das comunidades humanas. É
importante mobilizar a
curiosidade dos alunos sobre contrastes, contradições, desigualdades
e peculiaridades que integram
as formações culturais em constante transformação
e as distinguem entre si, por meio da escolha de
trabalhos artísticos que expressem tais características.
O universo da arte popular brasileira, por exemplo, envolve cantigas e folguedos,
contos
tradicionais, danças, textos escritos (como a literatura de cordel),
cerâmica utilitária e ornamental,
tecidos e uma infinidade de objetos que são diferentes em cada região
do Brasil. São formas de
arte que expressam a identidade de um grupo social e não são
nem mais nem menos artísticas do
que as obras produzidas pelos grandes mestres da humanidade. O professor
pode descobrir, em
primeiro lugar para si mesmo, o valor e a riqueza das manifestações
artísticas brasileiras na sua
variedade. Além disso, pode encontrar, na arte local de sua comunidade,
uma fonte inestimável de
aprendizagem para seus alunos.
O professor pode tanto apresentar formas artísticas a partir de sua
pesquisa pessoal como
solicitar dos alunos dados sobre a arte produzida na sua comunidade. Esse
tipo de trabalho pode
dar condições para que os alunos se percebam como produtores
de cultura, ao mesmo tempo que
desenvolvem uma compreensão de códigos culturais. Uma atividade
de intercâmbio entre escolas
de diferentes regiões brasileiras possibilitará aos alunos
criarem conjuntos de textos e imagens
para contar às crianças de outros lugares como é seu
repertório cultural: suas brincadeiras, suas
cantigas ou que tipo de arte se desenvolve na sua comunidade.
Na tarefa de seleção dos trabalhos de arte a serem utilizados,
tanto brasileiros quanto de
outros povos, contemporâneos ou de outras épocas, é importante
que o professor tenha em mente
a vinculação de tais trabalhos com os grupos humanos que os
produziram, ressaltando os componentes
culturais neles expressos: os diversos modos de elaboração
de artistas, diferentes materiais,
valores, época, lugar, costumes, crenças e outras características
que se manifestam nesses trabalhos.
Uma constante na história de arte é a representação
da figura humana. As obras de arte que
apresentam relações humanas entre homens e mulheres, mães/pais
e filhos, meninos e meninas,
existem nas mais variadas formas: pinturas, gravuras, esculturas, canções
sobre heróis e heroínas,
pontos, peças de teatro. Por meio da apreciação dessas
obras, o professor poderá nortear discussões
com os alunos, tendo como referência perguntas tais como: “O que é
um menino? Uma menina?
Um pai? Uma mãe?”, “Existem atributos masculinos e femininos?”, “Como
se expressam nas
obras observadas?”. Poderia observar como as crianças experimentam
e expressam esses atributos
corporalmente, como dão significados, na sua faixa etária,
às diferenças sexuais, como representam
essas diferenças nas suas atitudes, conversas e produções
artísticas. A partir dessas observações,
poderá nortear tanto a escolha de obras a serem trazidas para a classe,
como também propostas de
trabalho a serem desenvolvidas pelos alunos. É importante a escolha
de produções de arte que
possibilitem um diálogo entre os alunos a partir do que as obras provocam
neles; se uma obra
mostra, por exemplo, um casal de namorados, pode trazer à tona a concepção
que têm de um
homem e uma mulher, possibilitando que sua aprendizagem inclua as dimensões
culturais, afetivas
e sociais da sexualidade. Cria-se um espaço onde os alunos possam
formular questões, dentro de
sua experiência pessoal, em conversa com a experiência do artista,
ressignificando valores
transmitidos pelo processo de socialização no que diz respeito
a esse tema.
As obras de arte podem também contribuir para ampliar as dimensões
da compreensão dos
alunos sobre a sexualidade humana, quando documentam ações
de homens e mulheres em
diferentes momentos da história e em culturas diversas: no intercruzamento
do tema Pluralidade
Cultural com o de Orientação Sexual, outra vez os alunos podem
transitar pelas diferenças, o que
contribui para o aprofundamento de conceitos e a formação da
opinião particular de cada um.
Uma outra dimensão que faz parte das manifestações artísticas
é a expressão das características
do ambiente em que foram produzidas.
O ponto de partida do professor, focalizando genericamente a relação
dos seres vivos com
seu meio, tal como se expressa nas manifestações artísticas,
abre perspectivas para a escolha de
propostas para produção e apreciação de obras
artísticas nas quais:
- haja elementos para uma reflexão sobre ambientes naturais e
construídos, urbanos e rurais, físicos e sociais;
- esses elementos permitam uma discussão sobre a harmonia
e o equilíbrio necessários para a preservação
da vida no planeta;
- seja possível reconhecer modos como as manifestações
artísticas intervêm no ambiente natural;
- seja possível observar espaços, formas, sons, cores,
movimentos, gestos, relacionados ao ambiente em que foram produzidos: em
cidades do sul do Brasil as casas são réplicas de construções
européias; os povos nômades e os esquimós produzem um
tipo de arte que resulta também das condições do seu
ambiente.