Arte e os Temas Transversais


A área de Arte, dada a própria natureza de seu objeto de conhecimento, apresenta-se como
um campo privilegiado para o tratamento dos temas transversais propostos nestes Parâmetros
Curriculares Nacionais.

As manifestações artísticas são exemplos vivos da diversidade cultural dos povos e expressam
a riqueza criadora dos artistas de todos os tempos e lugares. Em contato com essas produções, o
aluno do ensino fundamental pode exercitar suas capacidades cognitivas, sensitivas, afetivas e
imaginativas, organizadas em torno da aprendizagem artística e estética. Ao mesmo tempo, seu
corpo se movimenta, suas mãos e olhos adquirem habilidades, o ouvido e a palavra se aprimoram,
enquanto desenvolve atividades nas quais relações interpessoais perpassam o convívio social o
tempo todo. Muitos trabalhos de arte expressam questões humanas fundamentais: falam de problemas
sociais e políticos, de relações humanas, de sonhos, medos, perguntas e inquietações de artistas,
documentam fatos históricos, manifestações culturais particulares e assim por diante. Neste sentido,
podem contribuir para uma reflexão sobre temas como os que são enunciados transversalmente,
propiciando uma aprendizagem alicerçada pelo testemunho vivo de seres humanos que transformaram
tais questões em produtos de arte.

Com relação ao tema Pluralidade Cultural, por exemplo, o professor poderá investigar como
integrá-lo na apreciação estética dos alunos, buscando maneiras de estudar as manifestações artísticas
como exemplos de diversidade cultural.

Assim como no plano da experiência mais imediata dos alunos, uma classe é feita de diferentes
crianças; no plano da realidade estética, um trabalho de arte é feito da articulação entre os elementos
diversos que o compõem. Do mesmo modo, no plano da realidade sociocultural, o Brasil é um país onde
existem diferentes regiões, cada uma com sua cultura local. E o mundo é feito de diferentes países com suas
formas culturais específicas. A partir dessa visão, que universaliza a questão em estudo, os alunos
podem transitar de sua experiência particular para outras e vice-versa, compreendendo o conceito
de pluralidade cultural como parte da vida das comunidades humanas. É importante mobilizar a
curiosidade dos alunos sobre contrastes, contradições, desigualdades e peculiaridades que integram
as formações culturais em constante transformação e as distinguem entre si, por meio da escolha de
trabalhos artísticos que expressem tais características.

O universo da arte popular brasileira, por exemplo, envolve cantigas e folguedos, contos
tradicionais, danças, textos escritos (como a literatura de cordel), cerâmica utilitária e ornamental,
tecidos e uma infinidade de objetos que são diferentes em cada região do Brasil. São formas de
arte que expressam a identidade de um grupo social e não são nem mais nem menos artísticas do
que as obras produzidas pelos grandes mestres da humanidade. O professor pode descobrir, em
primeiro lugar para si mesmo, o valor e a riqueza das manifestações artísticas brasileiras na sua
variedade. Além disso, pode encontrar, na arte local de sua comunidade, uma fonte inestimável de
aprendizagem para seus alunos.

O professor pode tanto apresentar formas artísticas a partir de sua pesquisa pessoal como
solicitar dos alunos dados sobre a arte produzida na sua comunidade. Esse tipo de trabalho pode
dar condições para que os alunos se percebam como produtores de cultura, ao mesmo tempo que
desenvolvem uma compreensão de códigos culturais. Uma atividade de intercâmbio entre escolas
de diferentes regiões brasileiras possibilitará aos alunos criarem conjuntos de textos e imagens
para contar às crianças de outros lugares como é seu repertório cultural: suas brincadeiras, suas
cantigas ou que tipo de arte se desenvolve na sua comunidade.

Na tarefa de seleção dos trabalhos de arte a serem utilizados, tanto brasileiros quanto de
outros povos, contemporâneos ou de outras épocas, é importante que o professor tenha em mente
a vinculação de tais trabalhos com os grupos humanos que os produziram, ressaltando os componentes
culturais neles expressos: os diversos modos de elaboração de artistas, diferentes materiais,
valores, época, lugar, costumes, crenças e outras características que se manifestam nesses trabalhos.
Uma constante na história de arte é a representação da figura humana. As obras de arte que
apresentam relações humanas entre homens e mulheres, mães/pais e filhos, meninos e meninas,
existem nas mais variadas formas: pinturas, gravuras, esculturas, canções sobre heróis e heroínas,
pontos, peças de teatro. Por meio da apreciação dessas obras, o professor poderá nortear discussões
com os alunos, tendo como referência perguntas tais como: “O que é um menino? Uma menina?
Um pai? Uma mãe?”, “Existem atributos masculinos e femininos?”, “Como se expressam nas
obras observadas?”. Poderia observar como as crianças experimentam e expressam esses atributos
corporalmente, como dão significados, na sua faixa etária, às diferenças sexuais, como representam
essas diferenças nas suas atitudes, conversas e produções artísticas. A partir dessas observações,
poderá nortear tanto a escolha de obras a serem trazidas para a classe, como também propostas de
trabalho a serem desenvolvidas pelos alunos. É importante a escolha de produções de arte que
possibilitem um diálogo entre os alunos a partir do que as obras provocam neles; se uma obra
mostra, por exemplo, um casal de namorados, pode trazer à tona a concepção que têm de um
homem e uma mulher, possibilitando que sua aprendizagem inclua as dimensões culturais, afetivas
e sociais da sexualidade. Cria-se um espaço onde os alunos possam formular questões, dentro de
sua experiência pessoal, em conversa com a experiência do artista, ressignificando valores
transmitidos pelo processo de socialização no que diz respeito a esse tema.

As obras de arte podem também contribuir para ampliar as dimensões da compreensão dos
alunos sobre a sexualidade humana, quando documentam ações de homens e mulheres em
diferentes momentos da história e em culturas diversas: no intercruzamento do tema Pluralidade
Cultural com o de Orientação Sexual, outra vez os alunos podem transitar pelas diferenças, o que
contribui para o aprofundamento de conceitos e a formação da opinião particular de cada um.
Uma outra dimensão que faz parte das manifestações artísticas é a expressão das características
do ambiente em que foram produzidas.

O ponto de partida do professor, focalizando genericamente a relação dos seres vivos com
seu meio, tal como se expressa nas manifestações artísticas, abre perspectivas para a escolha de
propostas para produção e apreciação de obras artísticas nas quais: