Linha de Tempo
Para que se compreenda o momento atual da Educação Física
é necessário considerar suas origens no contexto brasileiro,
abordando as principais influências que marcam e caracterizam
esta disciplina e os novos rumos que estão se delineando.
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A Educação Física esteve estreitamente vinculada às instituições militares e à classe médica. Esses vínculos foram determinantes, tanto no que diz respeito à concepção da disciplina e suas finalidades quanto ao seu campo de atuação e à forma de ser ensinada. Visando melhorar a condição de vida, muitos médicos assumiram uma função higienista e buscaram modificar os hábitos de saúde e higiene da população. A Educação Física, então, favoreceria a educação do corpo, tendo como meta a constituição de um físico saudável e equilibrado organicamente, menos suscetível às doenças. Além disso havia no pensamento político e intelectual brasileiro da época uma forte preocupação com a eugenia[1] . Como o contingente de escravos negros era muito grande, havia o temor de uma “mistura” que “desqualificasse” a raça branca. Dessa forma, a educação exual associada à Educação Física deveriam incutir nos homens e mulheres a responsabilidade de manter a “pureza” e a “qualidade” da raça branca. |
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Reforma Couto Ferraz, a qual tornou obrigatória a Educação Física nas escolas do município da Corte. De modo geral houve grande contrariedade por parte dos pais em ver seus filhos envolvidos em atividades que não tinham caráter intelectual. Em relação aos meninos, a tolerância era um pouco maior, já que a idéia de ginástica associava-se às instituições militares; mas, em relação às meninas, houve pais que proibiram a participação de suas filhas. |
1851 |
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1882
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Rui Barbosa deu seu parecer sobre o Projeto 224 — Reforma Leôncio de Carvalho, Decreto n. 7.247, de 19 de abril de 1879, da Instrução Pública —, no qual defendeu a inclusão da ginástica nas escolas e a equiparação dos professores de ginástica aos das outras disciplinas. Nesse parecer, ele destacou e explicitou sua idéia sobre a importância de se ter um corpo saudável para sustentar a atividade intelectual. | |
Educação
Física, ainda sob o nome de ginástica, foi incluída
nos currículos dos Estados da Bahia, Ceará, Distrito
Federal, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo. |
No início deste século (1900)
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1929
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Nessa
mesma época a educação brasileira sofria uma
forte influência do movimento escola-novista, que evidenciou
a importância da Educação Física no desenvolvimento
integral do ser humano. Essa conjuntura possibilitou que profissionais da educação na III Conferência Nacional de Educação, em 1929, discutissem os métodos, as práticas e os problemas relativos ao ensino da Educação Física. A Educação Física que se ensinava nesse período era baseada nos métodos europeus — o sueco, o alemão e, posteriormente, o francês —, que se firmavam em princípios biológicos. Faziam parte de um movimento mais amplo, de natureza cultural, política e científica, conhecido como Movimento Ginástico Europeu, e foi a primeira sistematização científica da Educação Física no Ocidente. |
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Dentro
de um contexto histórico e político mundial, com a
ascensão das ideologias nazistas e fascistas, ganham força novamente as idéias que associam a eugenização da raça à Educação Física. O exército passou a ser a principal instituição a comandar um movimento em prol do “ideal” da Educação Física que se mesclava aos objetivos patrióticos e de preparação pré-militar. O discurso eugênico logo cedeu lugar aos objetivos higiênicos e de prevenção de doenças, estes sim, passíveis de serem trabalhados dentro de um contexto educacional. A finalidade higiênica foi duradoura, pois instituições militares, religiosas, educadores da “escola nova” e Estado compartilhavam de muitos de seus pressupostos. Mas a inclusão da Educação Física nos currículos não havia garantido a sua implementação prática, principalmente nas escolas primárias. Embora a legislação visasse tal inclusão, a falta de recursos humanos capacitados para o trabalho com Educação Física escolar era muito grande. |
Na década de 30, no Brasil | |
Tiveram
ainda por característica uma mudança conjuntural bastante
significativa no país: o processo de industrialização
e urbanização e o estabelecimento do Estado Novo.
Nesse contexto, a Educação Física ganhou novas
atribuições: fortalecer o trabalhador, melhorando
sua capacidade produtiva, e desenvolver o espírito de cooperação
em benefício da coletividade. |
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Apenas
nesse ano, na elaboração da Constituição,
é que se fez a primeira referência explícita
à Educação Física em textos constitucionais
federais, incluindo-a no currículo como prática educativa
obrigatória (e não como disciplina curricular), junto
com o ensino cívico e os trabalhos manuais, em todas as escolas
brasileiras. Também havia um artigo naquela Constituição
que citava o adestramento físico como maneira de preparar
a juventude para a defesa da nação e para o cumprimento
dos deveres com a economia. |
1937 | |
1961
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Do
final do Estado Novo até a promulgação da Lei
de Diretrizes e Bases da Educação de 1961, houve um
amplo debate sobre o sistema de ensino brasileiro. Nessa lei ficou
determinada a obrigatoriedade da Educação Física
para o ensino primário e médio. A partir daí,
o esporte passou a ocupar cada vez mais espaço nas aulas
de Educação Física. O processo de esportivização
da Educação Física escolar iniciou com a introdução
do Método Desportivo Generalizado, que significou uma contraposição
aos antigos métodos de ginástica tradicional e uma
tentativa de incorporar esporte, que já era uma instituição
bastante independente, adequando-o a objetivos e práticas
pedagógicas. |
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A
educação, de modo geral, sofreu as influências
da tendência tecnicista. O ensino era visto como uma maneira
de se formar mão-de-obra qualificada. Era a época
da difusão dos cursos técnicos profissionalizantes. |
1964 | |
1968
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Lei
n. 5.540 |
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.A
Educação Física ganhou, mais uma vez, funções
importantes para a manutenção da ordem e do progresso.
O governo militar investiu na Educação Física
em função de diretrizes pautadas no nacionalismo,
na integração nacional (entre os Estados) e na segurança
nacional, tanto na formação de um exército
composto por uma juventude forte e saudável como na tentativa
de desmobilização das forças políticas
oposicionistas. As atividades esportivas também foram consideradas
como fatores que poderiam colaborar na melhoria da força
de trabalho para o “milagre econômico brasileiro”. Nesse período
estreitaram-se os vínculos entre esporte e nacionalismo.
Um bom exemplo é o uso que se fez da campanha da seleção
brasileira de futebol, na Copa do Mundo de 1970. |
Na década de 70 | |
1971
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Com a 5.692, a Educação Física teve seu caráter instrumental reforçado: era considerada uma atividade prática, voltada para o desempenho técnico e físico do aluno | |
Em
relação ao âmbito escolar, a partir do Decreto
n. 69.450, de 1971, considerou-se a Educação Física
como “a atividade que, por seus meios, processos e técnicas,
desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas,
psíquicas e sociais do educando”. A falta de especificidade
do decreto manteve a ênfase na aptidão física,
tanto na organização das atividades como no seu controle
e avaliação. A iniciação esportiva,
a partir da quinta série, tornou-se um dos eixos fundamentais
de ensino; buscava-se a descoberta de novos talentos que pudessem participar
de competições internacionais, representando a pátria.
Nesse período, o chamado “modelo piramidal” norteou
as diretrizes políticas para a Educação Física:
a Educação Física escolar, a melhoria da aptidão
física da população urbana e o empreendimento
da iniciativa privada na organização desportiva para
a comunidade comporiam o desporto de massa que se desenvolveria,
tornando-se um desporto de elite, com a seleção de
indivíduos aptos para competir dentro e fora do país. |
1971 | |
Na década de 80
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Os
efeitos desse modelo começaram a ser sentidos e contestados:
o Brasil não se tornou uma nação olímpica
e a competição esportiva da elite não aumentou
o número de praticantes de atividades físicas. Iniciou-se
então uma profunda crise de identidade nos pressupostos e
no próprio discurso da Educação Física,
que originou uma mudança significativa nas políticas
educacionais: a Educação Física escolar, que estava
voltada principalmente para a escolaridade de quinta a oitava séries
do primeiro grau, passou a priorizar o segmento de primeira a quarta
e também a pré-escola. O enfoque passou a ser o desenvolvimento psicomotor do aluno, tirando da escola a função de promover os esportes de alto rendimento. |
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A
Lei de Diretrizes e Bases promulgada em 20 de dezembro de 1996 busca
transformar o caráter que a Educação Física
assumiu nos últimos anos ao explicitar no art. 26, §
3o, que “a Educação Física, integrada à
proposta pedagógica da escola, é componente curricular
da Educação Básica, ajustando-se às
faixas etárias e às condições da população
escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos”. Dessa forma, a
Educação Física deve ser exercida em toda a
escolaridade de primeira a oitava séries, não somente de quinta a oitava séries, como era anteriormente. |
1996 | |