Brisa Marítima e Terrestre


Para entender um pouco sobre as brisas marítimas e terrestres temos que saber um pouco sobre a formação dos ventos.


Ventos

Os ventos são causados por diferenças na pressão de ar. O aquecimento desigual da superfície terrestre e da atmosfera resultam em diferenças na pressão de ar. O ar morno é menos denso do que o ar frio exercendo, portanto, uma menor pressão. Há dois tipos principais de ventos: locais e globais. Os ventos locais ocorrem a pequenas distâncias, enquanto os globais ocorrerem a distâncias muito longas (em torno do globo). Trataremos apenas dos ventos locais nesta página, mas caso você tenha interesse em saber mais sobre ventos globais visite o seguinte endereço: http://www.waterkid.net/curriculum/unit2/heat_transfer/

Os ventos locais são causados pelo aquecimento desigual da superfície da Terra em uma pequena região. Este fato se torna evidente na costa marítima, onde, durante o dia o solo costeiro esquenta mais facilmente do que a água. Dessa forma, o ar logo acima do solo é empurrado para cima pelo ar frio que vem das camadas mais próximas à água para substituí-lo. Temos, então, a brisa marítima.

À noite o processo se inverte, pois o solo esfria mais rapidamente que a água. Isto faz com que o ar mais aquecido se encontre agora acima do mar e seja então empurrado pelo ar frio proveniente do solo.