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Etapa 2: Web 2.0

Second Life na educação

A Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo – USP formou uma rede com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, a Universidade Mackenzie e a Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, e criaram em conjunto um espaço no mundo virtual do SL com o propósito de atender as pessoas que não estão na universidade.

A Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior - RICESU é a primeira Rede de EaD brasileira a ter uma ilha no Second Life, a Ilha RICESU, modelada para o desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem e de atividades no contexto da Educação a Distância.

A Universidade do Porto é uma das universidades portuguesas que se dedicam a estudos e projetos no Second Life.

Mundos virtuais do SL oferecem ambientes e ferramentas que facilitam a criação de laboratórios on-line, nos quais é possível recrutar estudantes e pesquisadores potenciais, que trabalham por longos períodos e a um baixo custo.

Além do Second Life, existem ferramentas semelhantes, que criam ambientes tridimensionais, como o Lively, do Google (www.lively.com), que podem ser integradas a ambientes virtuais de aprendizagem, tais como o Moodle, para tornar mais atraentes e participativos o ensino e a aprendizagem, incitando a motivação.

Second Life como ferramenta da Educação
http://www.youtube.com/watch?v=wMFPYo6hJJ8&feature=related

Veja  reportagens sobre o Mundo virtual do SL:

  1. Seis universidades brasileiras entram juntas no Second Life:
    http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2007/08/19/297331190.asp
  2. Second Life Infantil: http://www.clubpenguin.com/









 
     
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