Monitor não liga : Verifique se o cabo está bem conectado na Unidade de Sistema e no próprio monitor. Veja se o botão on-off (ligado-desligado) do monitor está ligado e, por fim, se ainda não estiver funcionando, verifique se o botão de contraste foi alterado, pois ele poderá deixar a tela toda preta não permitindo visualização dos dados.
Computador não liga : Verifique se a chave geral de luz na sala está ligada. Veja se o estabilizador está ligado e se o cabo que alimenta a energia está bem encaixado.
O computador travou : Tente reinicializar o computador pressionando simultaneamente as teclas Ctrl + Alt + Del. Se não for possível reinicializar dessa forma, pressione o botão para ligar e desligar diretamente na Unidade de Sistema. Reinicializando, solicite auxílio técnico para fazer uma varredura do sistema e identificar o motivo de o computador ter travado para que isso não volte a acontecer, pois desligar o computador dessa forma repetidamente poderá prejudicar o equipamento.
A impressora não imprime : Verifique se a impressora está instalada no seu computador ou na rede, conforme o caso. Certifique-se de que ela está ligada, que está com papel e com cartucho ou toner, conforme modelo. Veja se os cabos estão bem encaixados, tanto o da Unidade de Sistema quanto o da energia elétrica.
O computador travou logo que eu liguei, antes de iniciar o sistema operacional : Verifique se há algum disquete ou CD no drive, ou ainda se há algum pen drive em alguma unidade USB. Se algum desses periféricos estiver na Unidade de Sistema, remova-o e ligue o computador novamente.