Práticas Pedagógicas com o aplicativo Calc

1. Comparando preços

Hipertexto no Writer Objetivo:
Interpretar dados pesquisados explorando, as possibilidades de construção de tabelas e gráficos da ferramenta.

Descrição:
Trabalhar comparativos na matemática pode se tornar uma prática atrativa se contextualizada com os hábitos familiares dos alunos. Em um primeiro momento, como tema de casa, os estudantes podem realizar um levantamento dos produtos alimentares que são mais consumidos em suas casas, como arroz, feijão, pasta de dente, sal, biscoito, etc.  Após, é preciso que encontrem os preços desses produtos em três locais diferentes, o que pode ser feito por meio de encartes, pesquisas na internet ou, ainda, em visitas aos mercados e armazéns do bairro. 
Já em sala de aula, a turma deve eleger os produtos comuns e essenciais a todos, isto é, aqueles que não podem faltar em casa (em torno de 30 itens). Após, os alunos formam grupos, e cada grupo fica responsável por um número de itens. 
No laboratório de informática, cada grupo constrói uma tabela no aplicativo Planilha Eletrônica (Calc). Nessa tabela, devem ser incluídos os produtos, pelos quais o grupo ficou responsável, e, pelo menos, três orçamentos de duas marcas de cada produto.  É importante citar também o nome das empresas em que foram efetuados esses orçamentos.
Pronta a tabela, é hora de criar gráficos comparativos dos produtos e discutir em sala de aula sobre as diferenças de preço. Além de trabalhar comparativos e gráficos, essa prática pode contribuir para debater assuntos relacionados ao comércio (como a influência da inflação nos preços, publicidade e propaganda, lei da oferta e procura, a relação frutas e verduras da época e preço etc)  e desenvolver o espírito crítico dos alunos. Clique aqui



2. Pesquisa Demográfica 

Jornal OnlineObjetivos:
Pesquisar, construir e comparar tabelas de dados demográficos explorando a ferramenta gráfico.

Descrição:
Um dos temas trabalhados na disciplina de Geografia é o Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para analisar dados como os encontrados no Censo, é preciso também alguns conhecimentos matemáticos. Uma sugestão de prática pedagógica com esse tema e na qual as disciplinas de Geografia e de Matemática estejam envolvidas pode incluir também o uso do Planilha Eletrônica (Calc). Nessa prática,  é proposto aos alunos que eles façam um levantamento dos itens pesquisados pelo Censo junto à população. Tendo tais informações, eles podem elaborar uma versão menor do questionário do Censo, a fim de aplicá-lo em suas famílias. A elaboração do questionário é uma das etapas que pode ocorrer na Planilha Eletrônica (Calc), pois o aplicativo disponibiliza funcionalidades que contribuem para a criação de formulários.
Tão logo os alunos façam a pesquisa em suas residências, todos podem trabalhar na reunião dos dados, o que pode acontecer com o uso do aplicativo no projetor multimídia. A partir disso, as informações levantadas pelos alunos podem ser comparadas com os dados nacionais, disponíveis no site do IBGE e também podem servir para introduzir a noção de percentagem. Um último uso do Calc (Planilha Eletrônica) seria a construção de  gráficos, os quais podem ser utilizados nas apresentações dos alunos acerca das conclusões de seus estudos. Clique aqui