Práticas Pedagógicas com o aplicativo Draw

1. Lendas Brasileiras

Hipertexto no WriterObjetivo:
Conhecer as Lendas Brasileiras a partir de um projeto que privilegie a pesquisa, a leitura e a exploração de funcionalidades que integram diferentes mídias.

Descrição:
Uma das temáticas trabalhadas com alunos das séries iniciais é a de lendas brasileiras.  
Uma sugestão de prática pedagógica com este conteúdo, é levar os estudantes para o laboratório de informática com o objetivo de realizar uma pesquisa detalhada, que capture sons, imagens e vídeos relacionados a essas histórias que fazem parte do folclore brasileiro. Por exemplo, sobre a lenda do Saci Pererê, pode ser capturado o som de uma floresta, que é onde ele reside; desenhos do personagem feitos por diferentes artistas; fotos das comidas que ele aprecia etc. 
Após a pesquisa, os alunos reúnem-se em pequenos grupos e compartilham as informações, selecionando uma lenda para cada região do país, bem como as fotos, imagens e sons que melhor as identifiquem.
Feita a captura do material, o professor indica um mapa do Brasil em que as divisas dos estados estejam bem aparentes. Os alunos copiam o mapa para o  Draw (Desenho Vetorial) e, fazendo uso das funcionalidades do aplicativo, inserem no mapa as imagens, sons e vídeos selecionados. Além disso, poderão incluir resumos de cada lenda junto ao estado a que se refere. 
Prontos os mapas, eles podem ficar acessíveis a todos na escola ou, ainda, fazer parte de uma apresentação para a comunidade escolar. Clique aqui. 

 

2. História Interativa

Jornal OnlineObjetivo:
Abordar aspectos do desenvolvimento histórico, econômico e tecnológico da cidade a partir de uma produção coletiva.

Descrição:
A história da cidade é conteúdo fundamental no ensino básico e pode ser parte de uma prática pedagógica dinâmica. Para tanto, é preciso instigar a curiosidade dos alunos, o que pode ser feito por meio de contos acerca de fatos históricos e/ou folclóricos ocorridos em diferentes épocas. Após esse trabalho inicial em sala de aula, a turma pode fazer um passeio nos bairros, ruas e locais relatados nos contos. Durante o passeio, os alunos devem tirar fotos, fazer vídeos e pequenas entrevistas com os moradores. Para tanto, basta que eles utilizem telefones celulares ou máquinas digitais de fotografia e tenham os cabos para baixar os dados nos computadores da escola. 
No laboratório de informática, cada grupo fica responsável por uma época e seu correspondente fato histórico ou folclórico, e deve fazer um desenho no aplicativo Draw (Desenho Vetorial) que os simbolize. Feitos os desenhos, os alunos devem inserir as imagens e vídeos coletados. O trabalho pode ainda ser complementado com fotos e músicas da época. Esse material pode ser apresentado para outras turmas e incentivar o debate sobre os prós e contras do desenvolvimento econômico e tecnológico na cidade. Clique aqui.