Práticas Pedagógicas com o aplicativo Impress

1. Aproveitamento de Alimentos

Hipertexto no Writer Objetivo:
Construir materiais que viabilizem a divulgação de práticas sociais as quais favoreçam a consciência sobre um melhor aproveitamento os alimentos.

Descrição:
A escassez de alimentos e, muitas vezes, os preços abusivos são assuntos constantes nos noticiários e podem ser discutidos em sala de aula a fim de sensibilizar os alunos sobre a importância de evitar o desperdício de alimentos.
Uma prática pedagógica que incentive os alunos a aproveitar partes dos alimentos que geralmente são descartadas (rama da cenoura, casca do abacaxi, talos de legumes, entre outros) pode trazer, para as aulas de Ciências, informações acerca dos nutrientes que deixam de ser aproveitados e de o quanto eles poderiam contribuir para enriquecer a alimentação. Nesse sentido, os alunos podem realizar um trabalho de pesquisa sobre aproveitamento dos alimentos, buscando receitas que utilizem as partes geralmente descartadas. Em seguida, podem testar algumas das receitas na cozinha da escola.
A pesquisa e a prática podem, então, ser divulgadas para a comunidade escolar por meio de panfletos ou folders feitos com uso do Impress (Apresentação Eletrônica). A divulgação dos resultados desse estudo, incluindo as receitas, pode contribuir para a economia doméstica das famílias dos docentes, discentes e moradores do bairro. Clique Aqui.

 

 

2. Química em Quadrinhos

Jornal Online Objetivo:
Produzir materiais, de forma interdisciplinar, aliando pesquisa e leitura para fundamentar a história da Química.

Descrição:
Um projeto interdisciplinar aliando Artes Visuais e Química é possível, pois a história da Química pode ser correlacionada aos movimentos artísticos do mesmo período.
O primeiro passo é os professores das respectivas disciplinas conversarem sobre o período histórico (idade média, por exemplo) que desejam trabalhar com os alunos, para que cada um possa planejar suas contribuições no projeto. A ideia é que, a partir dos conteúdos, os alunos possam criar histórias em quadrinhos (HQs) no aplicativo Impress (Apresentação Eletrônica), cujas funcionalidades possibilitam inserir imagens e fazer caixas de diálogos. 
Em grupos, os alunos elaboram diálogos sobre fatos da história da Química. Nas aulas de Artes Visuais, os mesmo grupos estudam os movimentos artísticos da época em questão (pintura, moda etc.), criando cenários para as HQs que contemplem tais movimentos. As próximas aulas de Química e Artes podem, então, acontecer no laboratório de informática, no qual os alunos trabalharão a junção dos diálogos e cenários no Impress (Apresentação Eletrônica). Quando concluído, é hora de divulgar o trabalho para a comunidade escolar. Uma alternativa para a divulgação é imprimir as histórias em quadrinhos e doar para a biblioteca da escola. Clique aqui