GLOSSÁRIO GERAL



ABCDEFGHIJKLMOPQRSTUVWXYZ



Adobe Photoshop - é o editor de imagens líder no mercado, desenvolvido pela empresa Adobe Systems.

Aplicativos - são programas instalados no computador que têm uma finalidade específica, por exemplo: para editar textos, há o Word, Writer, entre outros; para edição de imagens, há o PaintBrush, CorelDraw, PhotoShop etc.; para controle de estoque, financeiro, cadastro de alunos, existe o Excel, Cal, Access etc.

Arquivo compactado - também conhecido como arquivo zipado, é um arquivo que reúne vários outros arquivos com economia de espaço. Geralmente, um arquivo compactado tem terminação ".ZIP" ou ".RAR".

Arquivos digitais - arquivo em formato eletrônico; somente visualizado por meio de um equipamento específico, como um computador ou um aparelho de DVD, conforme o tipo de arquivo que se pretende visualizar e/ou editar.

Assíncrono – é um adjetivo que, dentro do âmbito da Informática na Educação, refere-se ao tipo de comunicação em que as pessoas interagem em horários e locais diferentes. Exemplos de ferramentas de comunicação assíncrona: e-mail, fóruns e listas de discussão.
Quando as pessoas conversam ao mesmo tempo ocorre a comunicação síncrona. Exemplos de ferramentas de comunicação síncrona: Bate Papo e msn.

Áudio-conferência – conferência por meio digital realizada sem o recurso visual.

Aplicativos - aplicativos são programas instalados no computador que têm uma finalidade específica, por exemplo: para editar textos, há o Word, Writer, entre outros. Para edição de imagens, há o PaintBrush, CorelDraw, PhotoShop, etc. Para controle de estoque, financeiro, cadastro de alunos existe o Excel, Cal, Access, etc.

Autonomia - Capacidade de realizar tarefas de modo independente, sem que alguém tenha que dizer o que, quando e como fazer.

Autoria – Condição de autor, daquele que escreve.

Banco de dados - local virtual onde estão agrupados, de forma organizada, dados/registros/informações sobre um mesmo tema/assunto.

Blog - é como um site. Contudo, por sua facilidade de atualização e por ser gratuito, é muito utilizado por pessoas físicas, as quais fazem dele um diário online ou um veículo para se expressar sobre determinada área ou assunto. Blogs contém textos, imagens, links, indicações de outros blogs etc. Também empresas possuem blogs, o objetivo, no entanto, é se aproximar do cliente e formar mais um canal de comunicação. Blogs também podem ter uma aplicação pedagógica, para tanto sua construção e atualizações devem ter fins educacionais.

BrOffice - pacote de aplicarivos sem licença comercial (ao contrário do Pacote Microsoft Office), disponível para diversas plataformas: Windowns, Mc OS X X11, Linux, Solaris.

Busca avançada - é uma pesquisa mais refinada que realiza combinação entre diferentes campos em um formulário com o objetivo de encontrar temas específicos.

Capturar (imagens) – o mesmo que gravar e/ou salvar uma imagem que está sendo exibida na tela do computador.

Colaboração - Ainda que muitos autores defendam que colaboração e cooperação são sinônimos, colaboração teria mais a ver com contribuição, ou seja, cada um faz a sua parte.

Censo Demográfico - é uma pesquisa realizada com a população do país com o fim de recolher informações sobre a mesma. No Brasil o Censo é desenvolvido e aplicado pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Chat – ferramenta que permite conversa em tempo real entre duas ou mais pessoas.

Colaboração – ainda que muitos autores defendam que colaboração e cooperação são sinônimas, colaboração tem mais a ver com contribuição, ou seja, cada um faz a sua parte.

Contextualizar – é aproximar um fato à realidade dos sujeitos envolvidos. Pedagogicamente, contextualizar significa abordar um assunto com elementos conhecidos, ou seja, trabalhar com a realidade do aluno, com aquilo que ele conhece.

Cooperação - Ainda que muitos autores defendam que colaboração e cooperação são sinônimos, a cooperação prevê maior interação entre as partes, resultando em um produto/serviço mais elaborado. Neste sentido, a cooperação envolveria colaboração, mas a colaboração não envolveria cooperação.

Debian - o projeto Debian, é uma organização voluntária de desenvolvedores Linux. Conhecido principalmente por seu sistema de gestão de pacotes e repositórios.

Design – é a parte visual (estética) de um recurso. 

Designer – aquele que faz o design (ver: design - link para design).

Diagrama - representação visual de conceitos; esquema

Download - a tradução é descarregar ou baixar. Em outras palavras, significa salvar/arquivar no computador dados retirados da rede de computadores ou de um software.

Driver – programa que faz a comunicação entre o componente (Hardware) e o Sistema Operacional em uso no computador.

DVD – abreviatura de Digital Video Disc ou Digital Versatile Disc, cujas traduções são Disco Digital de Vídeo ou Disco Digital Versátil. Possui maior capacidade de armazenagem que o CD (Compact Disc / Disco Compacto).

Elemento gráfico – representação visual de um elemento, como um círculo, um retângulo etc.

Encarte - Nesse contexto trata-se de anúncio publicitário que vem encartado (anexado) em jornais ou revistas

Estabilizador - é um equipamento que ajuda a proteger seu computador das oscilações de tensão que podem ocorrer na rede elétrica. Como o próprio nome diz, ele "estabiliza" a corrente elétrica evitando danos em seu computador. No caso de uma queda repentina de energia o estabilizador não mantem seu computador ligado, podendo ocorrer a perda de dados caso você esteja com algum trabalho em andamento. Vários dispositivos são ligados nele, como: CPU, monitor, caixa de som e impressora. O estabilizador é ligado diretamente na rede elétrica, por isso antes de ligar veja se ele está na voltagem (110v ou 220v) correta.

Exclusão digital – Condição em que as pessoas não dominam os conhecimentos necessários para entender e acompanhar as evoluções tecnológicas, ficando, por isso, muitas vezes à margem da sociedade. A Exclusão digital, por essa razão, pode contribuir para a manutenção e ampliação das desigualdades.

Extensão – são as letras que ficam após o nome do arquivo e identificam o tipo de programa em que ele foi criado.

Ferramentas de autoria - são recursos amigáveis para que pessoas com pouco conhecimento ou não programadores, possam desenvolver com rapidez, amigabilidade e independente de tempo, lugar ou situação física, um determinado conteúdo ou programa.

Formatos de entrada e saída de vídeo – extensões de arquivos de vídeo.

Folder - é um impresso publicitário com dobras.

Gif – extensão (ver extensão - link para extensão) de arquivo de imagem. 

Gnome - ambiente gráfico que previlegia aspectos como a usabilidade, acessibilidade e internacionalização dos sistemas operacionais que o utilizam como interface. Menos intuitivo que o KDE, porém mais adaptável.

GNU/Linux - sistema operacional, responsável pela interface homem/máquina. Mantido por comunidades internacionais, atualmente interdisciplinares, de profissionais ligados à informática, educação, design gráfico entre outros. Esse sistema foi concebido por Linus Trovalds em 1991 e desde então vêm sendo aperfeiçoado.

Gráfico - representação visual de dados, geralmente numéricos.

Hardware - é a parte física do computador, são as peças e equipamentos que fazem o computador funcionar.

Hyperlink – ver link (link para a palavra link).  

Hipertexto – documento que contém links, os quais remetem a outras informações ou elementos, como páginas na internet, recursos, aplicativos, vídeos, imagens, sons (Ver link - link para a palavra link).

HTML - é a linguagem utilizada para construir páginas web.

Humanóide – são todos seres vivos (animais ou vegetais) ou ainda objetos, nos quais são colocadas características humanas. O estilo humanóide é bastante utilizado nos desenhos animados e quadrinhos.

Imagem 3D - imagem que apresenta três dimensões ou que é criada com o objetivo de proporcionar a ilusão de que têm três dimensões (altura, largura e profundidade). As imagens 3D tornam-se, portanto, mais semelhantes aos objetos originais.

Imagens Vetoriais – baseadas em vetores matemáticos, são imagens geradas a partir de descrições geométricas de suas formas. Os programas de imagens vetoriais mais conhecidos são o Adobe Illustrator e o Corel.

Inteligência coletiva – conhecimento construído a partir de relações sociais estabelecidas no ciberespaço, com auxílio das tecnologias da informação e comunicação da web, reconhecendo o enriquecimento mútuo das pessoas. O saber está na sociedade, mas ninguém sabe tudo e todos sabem algo.

Interativo – conceito associado às tecnologias de informação e comunicação (ver tecnologias de comunicação e informação - link para tecnologias de comunicação e informação), no qual o usuário interage com o conteúdo em tempo real.

Interface - têm diferentes significados, mas na informática geralmente se refere ao layout de uma página, na qual os diferentes elementos permitem que o usuário interaja com os aplicativos, recursos, ferramentas disponiblizados.

Intuitivo – uma ferramenta intuitiva é aquela em que, observando os ícones e a disposição dos materiais, compreende-se sua utilização.

Kubuntu - distribuição Linux, do projeto Ubuntu com interface gráfica KDE. Esta interface é mais simples e permite que qualquer pessoa possa utilizá-la sem maiores dificuldades.

KDE - ambiente gráfico responsável por fornecer uma interface organizada e consistente facilitando a interação entre o usuário e o computador. Seu ponto forte é a barra de tarefas, que pode ser usada por qualquer usuário de forma intuitiva.

Kubuntu – distribuição Linux do projeto Ubuntu com interface gráfica KDE. Essa interface é mais simples e permite que qualquer pessoa possa utilizá-la sem maiores dificuldades.

Layout - esboço ou rascunho. Projeto ou planejamento. Representa ideias iniciais acerca da distribuição de determinados elementos em uma página (digital ou não), como textos e imagens.

Linguagem de programação – método que indica ao computador um número indeterminado de operações que ele deve executar, em outras palavras, é um método para passar instruções para o computador.

Link - é uma palavra ou imagem que remete a outra informação ou elemento. São os links que tornam um documento hipertextual.

LOGO – linguagem de programação simples, voltada para crianças. Idealizada por Wally Feurzeig e Seymour Papert em 1967, faz parte de jogos como SuperLogo e MegaLogo, ou ainda o KTurtle.

Mapa conceitual – esquema mental estruturado sobre determinado assunto no qual se estabelecem pontos de ligação entre termos e/ou expressões.

Microsoft Office - pacote de aplicativos da empresa Microsoft. Possui programas semelhantes ao BrOffice.

Material didático - todo material que serve de apoio/recurso para o processo de ensino e aprendizagem. O êxito no uso do material dependerá da intencionalidade e articulação com a prática pedagógica. 

Mídia – meio de comunicação que permite difusão da informação, tal como o vídeo, o computador, o áudio, o livro, entre outros. 

Multimídia –  é a combinação de diferentes meios de comunicação, como áudio, vídeo, texto, imagem, animação.

Navegar - Percorrer páginas na web.

Navegador web –  também conhecido simplesmente como Navegador ou ainda como web browser ou somente browser. Trata-se de um programa que tem por fim exibir ao usuário um determinado conteúdo da web (página da web). Para tanto, basta o usuário digitar o URL (endereço eletrônico) da página/conteúdo que ele quer acessar. 

Online - conectado à internet.

Página HTML - é um conjunto de comandos e textos que determinam a apresentação dos itens que devem constar na página web Ver HTML.

Palavra-chave - é uma palavra que resume o significado de um documento ou texto. É bastante utilizada em sistemas de busca.

Pendrive - é um dispositivo para armazenamento, uma memória, também conhecida como chaveiro de memória ou disco remomível. Se conecta à Unidade de Sistema através da porta USB do computador.

Planilha - Também conhecida como Planilha Eletrônica é um aplicativo no qual tabelas são utilizadas com o fim de realizar cálculos ou apresentar dados.

Podcast – arquivo de áudio digital publicado na internet. Pode ser em formato mp3 ou AAC.

Portal – (pl. Portais). Site na internet que funciona como centralizador e distribuidor de conteúdo para outros sites ou subsites. Exemplos: lojas online; serviços de “Bank-Line” e portais que unem diferentes ferramentas, como Google + Google Docs + Google Agenda.

Postar – Sinônimo de escrever (uma mensagem, resposta) em ambientes e/ou ferramentas virtuais.

Prática pedagógica – Atividade pedagógica planejada e colocada em ação.

Print screen – trata-se de uma tecla presente no teclado do computador. Usando-se o Sistema Operacional Windows, a pressão sobre a tecla permite capturar (copiar) a imagem que aparece na tela.

Projeto político pedagógico – Documento que expressa a reflexão da comunidade escolar, portanto, participativo. Visa atender às diretrizes do sistema nacional de Educação, mas também responder às questões que permeiam docentes, discentes e os pais dos alunos. Trata-se de um instrumento teórico-metodológico que reflete a identidade, a realidade e a a ação educativa da escola.

Processamento - em âmbito tecnológico, processamento significa transformar os dados fornecidos (números, caracteres, imagens, etc.) em informação a fim de gerar um resultado.

Projeto interdisciplinar - projeto educacional no qual determinado conteúdo ou tema é trabalhado de forma integrada por diferentes disciplinas

Projeto político pedagógico – documento que expressa a reflexão da comunidade escolar, portanto, participativo. Visa atender às diretrizes do sistema nacional de Educação, mas também responder às questões que permeiam docentes, discentes e os pais dos alunos. Trata-se de um instrumento teórico-metodológico que reflete a identidade, a realidade e a a ação educativa da escola.

Projetor multimídia - Também conhecido como Data Show, é um aparelho que amplia imagens (da tela do computador ou de outro dispositivo) em uma parede ou telão.

Quadro branco – é uma tela/espaço branco, online, que pode receber intervenções, sejam elas de caráter textual, desenho ou imagem. Pode ou não ser permitido que todos que estão tendo acesso ao quadro branco também possam editá-lo, isso dependerá dos objetivos do professor.

Quiz – conjunto de perguntas e respostas sobre um assunto geral ou específico.

Recursos informáticos – Refere-se aos materiais relacionados à informática, tanto hardware quanto software.

Recursos tecnológicos – No contexto da Informática na Educação é sinônimo de recursos informáticos. Refere-se aos materiais relacionados à informática, tanto hardware quanto software.

Rede - Computadores conectados. Exemplos: Computadores em uma empresa podem estar ligados em rede e trocarem informações, dados, e-mails.

Repositórios - são bancos de dados sobre Objetos de Aprendizagem.

Reversibilidade do pensamento – de acordo com a teoria construtivista (Veja o “Você já leu ‘Jean Piaget’"? no Módulo I), é a capacidade do sujeito de elaborar uma série com transformações e depois fazer o caminho inverso.

Scanner – Trata-se de um periférico de entrada, ou seja, de um acessório que pode ser conectado ao computador. Sua função é digitalizar. Em outras palavras, ele copia imagens, fotos e textos e os transforma em arquivos de imagem, que podem ser salvos no computador. 

Simulação - é a recriação de fatos do mundo real. No âmbito da educação tem a intenção de proporcionar ao aluno situações em que ele possa testar diferentes ações, construindo hipóteses. Objetos de Aprendizagem em formato de simulação, por exemplo, podem recriar situações cotidianas, como trabalhar em uma empresa, administrar uma cidade, socorrer feridos, etc.

Sistema Operacional –  é o gerenciador dos recursos instalados no computador e o programa que oferece uma interface entre o computador e o usuário. O Linux e o Windows são exemplos de sistemas operacionais.

Sistema de busca - é uma ferramenta de pesquisa para auxiliar o usuário a encontrar determinado material/conteúdo. O sistema pode solicitar a digitação de termo(s) para a busca, como uma ou mais palavras-chave (busca simples) ou  combinar diferentes campos (busca avançada).

Site – Conjunto de páginas web. Exemplo: Site do MEC. A página inicial é uma página web, que dá acesso a várias outras páginas web.

Software – Neste contexto significa programa de computador. Ou seja, uma seqüência de instruções as quais são interpretadas e executadas por um processador.

Software livre – é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD) e com a disponibilização do seu código-fonte. Fonte: BR - Linux.org
 
Stop-motion – técnica de animação bastante utilizada em desenhos animados no cinema.

Tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) – Conjunto de recursos tecnológicos, geralmente utilizados de forma integrada. Hoje em dia as TIC’s são utilizadas em quase todas as áreas, inclusive na educação, contribuindo para a efetivação de processos de ensino e aprendizagem e possibilitando a modalidade a distância. Exemplos de TIC’s: internet, webcam, telefone celular, rádio.

Telecentros – lugar físico que disponibiliza computadores para que a comunidade possa usufruir dos seus benefícios, tanto através da alfabetização digital como da inclusão digital.

TIC`s – (Ver Tecnologias da informação e comunicação).

Tutorial – manual, eletrônico ou não, que indica como manusear algum tipo de recurso.

Ubuntu - projeto que visa desenvolver uma distribuição Linux de acesso fácil a todos os usuários, independente de nacionalidade ou, nível de conhecimento ou limitações físicas. Baseado no sistema Debian, possui originalmente interface Gnome, mas também pode apresentar interface KDE. Possui algumas distribuições derivadas como o Xubuntu, Kubuntu e o Edubuntu.

Upload – exportar um arquivo eletrônico para a web. Quando se anexa um arquivo a um e-mail, faz-se o upload do arquivo.  

Web rádio – é o rádio via Internet ou rádio online, o qual pode transmitir programas gravados ou ao vivo.