Ferramentas de construção de atividades

leaoPrática de Ferramenta Construção de atividades (Webquest)

Título: Classes dos animais

Objetivo: Compreender e distinguir as diferentes classes de animais.

Descrição: Uma boa dica para ajudar na avaliação de como a turma está acompanhando o desenvolvimento de um dado conteúdo é a Webquest. Esta é uma ferramenta bastante versátil e pode ser utilizada para desenvolver qualquer assunto. Um exemplo de conteúdo que pode ser trabalhado é o estudo das classes dos animais (mamíferos, répteis etc), na disciplina de biologia. Ao fazer a introdução do conteúdo, divida a turma em grupos e sorteie entre eles as classes dos animais para que possam pesquisar e criar uma Webquest. Com esse material, além de trabalhar com conceitos sobre classes de animais, é possível colocar vídeos e imagens. A ferramenta possui ainda itens a serem preenchidos (introdução, tarefa, processo, avaliação e conclusão), os quais exigirão uma busca pela compreensão do tema trabalhado por parte dos alunos. Após a realização da Webquest, os estudantes devem fazer uma apresentação utilizando-se do material elaborado. Eles devem, ainda, aplicar aos colegas as atividades que criaram. Acompanhe a correção e perceba a evolução dos alunos com relação ao que foi estudado

 

 

hot poteitosPrática de Ferramenta Construção de atividades (Hot Potatoes)   
Título: Desafios de Matemática
Objetivo: Construir desafios matemáticos e propiciar atividades instigantes para os alunos.

Descrição: A aprendizagem de fórmulas, como as de matemática, por exemplo, requer a realização de diferentes tipos de problemas. A cada novo exercício, o aluno vai se familiarizando com as informações, os enunciados e o uso de cada fórmula. Você pode solicitar aos alunos que também criem desafios. Para tanto, façam uso da ferramenta Hot Potatoes . A sugestão é dividir a turma em grupos e eles elaborarem problemas matemáticos referente ao que está sendo estudado, e que desafiem seus colegas. Em seguida, as atividades são socializadas para serem resolvidas pelo grupo. A verificação do professor sobre o material produzido é fundamental.