Práticas Pedagógicas com as ferramentas diversas

xtime linePrática de Ferramentas diversas (Xtimeline)  
Título: Linha do Tempo Ilustrada
Objetivo: Traçar de modo colaborativo um paralelo entre fatos geográficos e históricos que marcaram a  humanidade.

Descrição: A atividade de traçar uma Linha do Tempo é utilizada por diversas disciplinas para situar o aluno historicamente em relação a determinado conteúdo. A ideia, agora, é criar uma linha do tempo coletiva. Muitos dos acontecimentos históricos se deram por conta de fatores e descobertas geográficas, como o descobrimento das Américas, por exemplo. As disciplinas de História e Geografia podem se unir e fazer um trabalho interdisciplinar. Selecione um período histórico comum às duas disciplinas. Através do Xtimeline, os alunos podem agregar informações, curiosidades, fotografias e outros dados relevantes sobre esse período e local.

 

 

cmaptoolsPrática de Ferramentas diversas (Cmaptools) 
Título: (Re)Construindo as Eras
Objetivo: Relacionar eras geológicas com textos e ilustrações

Descrição: O Cmaptools é uma ferramenta que permite a construção de mapas conceituais, ou seja, é próximo a um organograma em que você pode inserir imagens, textos, conceitos e ainda fazer links para outras páginas da internet. O interessante deste recurso é que ele fica disponível na internet, portanto seu mapa conceitual pode ser alterado de qualquer máquina que tenha o programa instalado.  Além disso, o mesmo também pode ser coletivo. Na disciplina de Geografia é possível trabalhar, por exemplo, as eras geológicas. Após uma explanação sobre esse conteúdo, separe a turma em pequenos grupos e sorteie entre eles as diferentes eras geológicas. Cada grupo deve fazer uma pesquisa sobre sua era, relacionando as informações encontradas por meio do mapa conceitual. Após cada grupo fazer e apresentar seu mapa, o professor pode ainda, junto com a turma, fazer relações entre todos os mapas. Trabalhar com mapas conceituais permite explorar o conteúdo, fazer sínteses das informações encontradas e bem como estabelecer relações.