Objetivo das atividades
As atividades deste tópico pretendem auxiliar você, professor, a construir práticas pedagógicas que foquem a produção de alunos através da utilização de ferramentas colaborativas e cooperativas.
Vamos blogar?! Os blogs são recursos muito interessantes para trocas de materiais, apresentação de ideias, entre outras. Vamos criar um blog voltado à educação?! Escolha uma temática da sua área e crie seu próprio blog. Dê um nome bem interessante e faça uma postagem sobre a temática escolhida. Depois, faça links para os blogs criados pelos colegas e, se possível, entre nos blogs, leia as postagens e deixe comentários. Por fim, publique o endereço do seu Blog em seu portfólio e deixe visível aos colegas, assim todos poderão ver os blogs criados e os respectivos endereços.
Dica: Coloque no seu blog a animação construída na atividade com o site LoonaPix.
Para a construção dessa apresentação, sugere-se seguir os seguintes passos:
Para construir o blog, utilize o serviço Blogger . Após entrar no site, realize um cadastro no botão “Criar um blog”;
Siga os passos solicitados pelo site;
Uma dica: na escolha do endereço do seu blog, dê preferência para nomes curtos e de fácil memorização;
Realize o seu primeiro post e já compartilhe com os colegas de cursos o seu blog;
É interessante você manter o blog atualizado com novos posts e assuntos interessantes, bem como imagens e outros links para outros blogs e sites.
Veja algumas dicas de como construir um blog, assim como tutoriais para manusear o site Blogger no site Ferramentas Blog;
Compartilhe no portfólio o endereço do seu blog com os outros colegas. Não se esqueça de "Liberar para publicação".
Atenção! Lembre-se que, na hora de salvar, não é recomendado utilizar caracteres especiais nos nomes dos arquivos, como: acentuação (´ ` ~ ^), pontuação (. , ; : ? ! ), espaços em branco e outros tipos de caracteres (* “ ‘ / \ < >).
O Google Docs é uma ferramenta ainda pouco usada em sala de aula. Com ele é possível construir documentos coletivos (textos, planilhas, apresentações e formulários). Nesta atividade, você deverá criar um texto colaborativamente com mais dois colegas do curso. Vocês deverão desenvolver um texto, com aproximadamente 15 linhas, sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e suas implicações /aplicações na educação. Após a construção do texto, exportem o mesmo para pdf e postem no portfólio de cada integrante do grupo
Para a construção dessa apresentação, sugere-se seguir os seguintes passos:
Primeiramente, forme o grupo, o qual deverá ser composto por três integrantes. Você pode utilizar o chat como forma de comunicação;
Entre no site do Google Docs e faça o login. Caso não tenha cadastro no Google, realize um cadastro na opção ;
Após entrar, clique em e depois na opção “Documento”.
Agora um dos participantes deverá compartilhar o documento com o restante dos membros do grupo na opção . Em seguida, clique em “Convidar pessoas”. Preencha os dados solicitados e clique em “Enviar” ;
Quem foi convidado irá receberá por e-mail um link com o convite, que deverá ser aceito;
Em seguida, já é possível construir o texto;
Para gerar o arquivo no formato pdf, clique na opção “Arquivo” e depois em “Fazer download como” e escolha “PDF”;
Salve o arquivo criado no seu computador e compartilhe no portfólio de cada integrante do grupo. Não se esqueça de "Liberar para publicação".
aso tenha alguma dúvida, consulte o tutorial sobre o Google Docs;
Caso tenha alguma dúvida, consulte o tutorial sobre o Google Docs.