Utilitários

utilitariosO botão Utilitários concentra ferramentas como ampliador de tela, calculadora, digitalização de imagens, tarefas de impressão, tutorial para digitação e fax.

Os utilitários com possibilidade de aplicações pedagógicas mais importantes são o ampliador de tela, a calculadora, as tarefas de impressão e o leitor PDF.

Ampliador de Tela permite uma visualização detalhada e com boa resolução de imagens. O tamanho da escala de ampliação pode ser alterado. A ferramenta é muito simples de usar: ao abrir o programa será exibida uma tela com os detalhes de onde o usuário está apontando com o mouse. É possível usá-la para trabalhar diferentes conteúdos: em biologia, para visualizar detalhes de órgãos, tanto em fotos como em desenhos; em artes, possibilita verificar pequenos detalhes de obras de arte; em história, os alunos podem analisar pinturas e desenhos de uma determinada época, buscando elementos históricos. 

Calculadora permite cálculos com as quatro operações, percentagens, entre outros.

As Tarefas de Impressão permitem a configuração de impressoras locais ou conectadas em rede, gerenciando as opções disponíveis nos diferentes tipos de impressoras.

Tutorial de digitação funciona como o jogo KTouch, oferecendo textos simples e calculando o tempo de digitação e mostrando dicas de como digitá-lo com mais eficiência.

Leitor de PDF, é o aplicativo que permite a visualização de documentos em PDF na web ou no próprio computador. Entretanto, a edição do PDF não é possibilitada por esse aplicativo.

 

 

1. Analisando obras de arte com  auxílio do Ampliador de Tela

Objetivo:
Analisar obras importantes e famosas, buscando elementos que as relacione com o momento histórico em que foram produzidas.

Descrição:
Muitas obras de arte revelam o momento histórico em que foram produzidas, como por exemplo a obra Guernica, de Pablo Picasso, a qual remete o olhar do pintor sobre a situação política de sua época e país. 
Para essa prática pedagógica, propõe-se um trabalho interdisciplinar com Artes e História. 
Primeiro, escolha as obras que serão estudadas. Dê preferência para aquelas que revelam algum fato importante da época, como a obra "Os Retirantes", de Cândido Portinari; ou que ficaram famosas por desencadear algum movimento, como a obra Abaporu, de Tarsila do Amaral, que desencadeou o movimento "Antropofagia". 
Solicite aos alunos que, com o auxílio do utilitário Amplificador de Tela, observem os detalhes da obra e registrem o que lhes chama mais a atenção e o que pensam acerca do pensamento do artista ao criar a obra. 
Após esta etapa, os alunos podem pesquisar na internet sobre o ano em que a obra foi produzida e a vida do autor. Questione-os sobre os fatos importantes daquele ano ou década, e auxilie-os a relacionar esses momentos históricos com a obra e com os registros pessoais que eles fizeram anteriormente sobre a obra.

2. Usando a calculadora na aula de matemática

Objetivo:
Utilizar a calculadora como apoio às atividades de matemática

Descrição:
O uso da calculadora na aula de matemática ainda é um ponto de discussão entre os educadores, pois alguns acreditam que o uso continuado dessa ferramenta pode dificultar a aprendizagem e a compreensão de algumas operações matemáticas. Entretanto, admite-se a sua importância em diversas profissões e em situações cotidianas. Assim, a calculadora, na escola, torna-se importante na medida em que pode, futuramente, vir a ser uma aliada do aluno para realizar operações matemáticas de forma rápida.
Para que essa ferramenta seja uma auxiliar na compreensão de conceitos matemáticos, ela deve ser utilizada quando o cálculo for parte do trabalho principal, mas não o suficiente para alcançar o resultado final, ou seja,  a calculadora não deve substituir a ação mental do aluno ao realizar a atividade, mas pode automatizar a técnica, quando utilizada de forma desafiadora na sala de aula.
Uma sugestão de atividade é sobre a compreensão do valor posicional dos números, como um ditado de transformação dos números. 
Antes de realizar a atividade principal, proponha algumas atividades exploratórias com a calculadora, como a digitação de alguns números e operações simples, como apagar etc., para que eles aprendam a usá-la. 
Após essa primeira experiência, faça o ditado dos números com desafios, como, por exemplo, peça que digitem o número 347. Agora, pergunte como podemos transformá-lo em 307 sem apagar nenhum algarismo? Inicialmente, alguns alunos subtrairão o número 4 e obterão o resultado errado. Instigue-os a tentar novamente, até perceberem que precisam retirar 40, pois o 4 está na casa das dezenas. Continue propondo desafios com os valores posicionais durante a atividade, como, por exemplo, como transformar 15 em 25; como transformar 1658 em 1058; e assim por diante. O mais importante é conversar com os alunos após cada desafio, questionando-os sobre o caminho que percorreram para chegar à resposta correta. 
Assim, o uso desse instrumento, tão importante no cotidiano, pode ser incorporado ao dia a dia do aluno, sem prejudicar a sua aprendizagem.