Prática pedagógica e formação de professores com projetos: articulação entre conhecimentos, tecnologias e mídias

Texto de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida


Para compreender as contribuições ao ensino e à aprendizagem, propiciada pela prática pedagógica com projetos, com o uso de tecnologias, é importante considerar três aspectos fundamentais:

  • A explicitação daquilo que se deseja atingir com o projeto e às ações que se pretende realizar - o registro de intenções, processos em realização e produções.
  • A integração das tecnologias e mídias, explorando suas características constitutivas, de modo a incorporá-las ao desenvolvimento de ações para agregar efetivos avanços.
  • Os conceitos relacionados com distintas áreas de conhecimento , que são mobilizados no projeto para produzir novos conhecimentos relacionados com a problemática em estudo.

Essa prática pedagógica é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, as tecnologias disponíveis, a escola e seu entorno e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem.

Tudo isso implica um processo de investigação, representação, reflexão, descoberta e construção do conhecimento, no qual as mídias a utilizar são selecionadas segundo os objetivos da atividade.

No entanto, caso o professor não conheça as características, potencialidades e limitações das tecnologias e mídias, ele poderá desperdiçar a oportunidade de favorecer um desenvolvimento mais poderoso do aluno. Isto porque para questionar o aluno, desafiá-lo e instigá-lo a buscar construir e reconstruir conhecimento com o uso articulado de tecnologias, o professor precisa saber quais mídias são tratadas por essas tecnologias e o que elas oferecem em termos de suas principais ferramentas, funções e estruturas.

Evidencia-se, portanto, a importância da atuação do professor e respectivas competências em relação à mobilização e emprego das mídias, subsidiado por teorias educacionais que lhe permitam identificar em que atividades essas mídias têm maior potencial e são mais adequadas. Para que o professor possa desenvolver tais competências, é preciso que ele esteja engajado em programas de formação, participando de comunidades de aprendizagem e produção de conhecimento.


Para saber mais sobre exemplos de práticas com projetos desenvolvidos na integração de mídias, consulte o texto completo no Boletim 2003 do Salto para o Futuro ou no livro Integração de Tecnologias na Educação, também disponível na íntegra no mesmo site.


Livro on-line: Integração das Tecnologias na Educação

Leia o artigo Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. O papel do computador no processo ensino-aprendizagem , de José Armando Valente (p.22-30)

Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/livro/1sf.pdf

O artigo encontra-se disponível na Internet para leitura e impressão, no site do programa Salto para o Futuro do MEC.

Orientações para acesso ao livro:

Boa leitura!



Diante das leituras e reflexões anteriores, reflita sobre as seguintes questões:

- Como situar a prática pedagógica para propiciar aos alunos uma nova forma de aprender integrando as diferentes mídias nas atividades do espaço escolar? Exemplifique com uma situação concreta.

- Que novos questionamentos podem ser levantados em relação às práticas sugeridas de integração de mídias na prática pedagógica?

- Que aspectos se sobressaem como necessários ao aprofundamento da compreensão sobre a integração de mídias na prática pedagógica?

- Como fica a atuação do professor diante do fato que novas tecnologias, mídias e linguagens continuarão surgindo?