Prática pedagógica e formação de professores com projetos: articulação entre conhecimentos, tecnologias e mídias
Texto de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
Para compreender as contribuições ao ensino e à aprendizagem, propiciada pela prática pedagógica com projetos, com o uso de tecnologias, é importante considerar três aspectos fundamentais:
- A explicitação daquilo que se deseja atingir com o projeto e às ações que se pretende realizar - o registro de intenções, processos em realização e produções.
- A integração das tecnologias e mídias, explorando suas características constitutivas, de modo a incorporá-las ao desenvolvimento de ações para agregar efetivos avanços.
- Os conceitos relacionados com distintas áreas de conhecimento , que são mobilizados no projeto para produzir novos conhecimentos relacionados com a problemática em estudo.
Essa prática pedagógica é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, as tecnologias disponíveis, a escola e seu entorno e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem.
Tudo isso implica um processo de investigação, representação, reflexão, descoberta e construção do conhecimento, no qual as mídias a utilizar são selecionadas segundo os objetivos da atividade.
No entanto, caso o professor não conheça as características, potencialidades e limitações das tecnologias e mídias, ele poderá desperdiçar a oportunidade de favorecer um desenvolvimento mais poderoso do aluno. Isto porque para questionar o aluno, desafiá-lo e instigá-lo a buscar construir e reconstruir conhecimento com o uso articulado de tecnologias, o professor precisa saber quais mídias são tratadas por essas tecnologias e o que elas oferecem em termos de suas principais ferramentas, funções e estruturas.
Evidencia-se, portanto, a importância da atuação do professor e respectivas competências em relação à mobilização e emprego das mídias, subsidiado por teorias educacionais que lhe permitam identificar em que atividades essas mídias têm maior potencial e são mais adequadas. Para que o professor possa desenvolver tais competências, é preciso que ele esteja engajado em programas de formação, participando de comunidades de aprendizagem e produção de conhecimento.
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