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USO DO RÁDIO E TV NA EDUCAÇÃO
Súmula da disciplina
A disciplina visa
capacitar para o uso do rádio e da tv como
mídias educativas destacando as diferentes possibilidades
oferecidas pela mídia eletrônica. Considera também
a importância da construção do texto
radiofônico e da imagem de tv como fatores de
inserção social.
Conteúdo Programático
- Os
aspectos técnicos e as diferentes possibilidades de uso e
de aplicação do rádio e da tv na
educação.
- Compreensão dos formatos e dos recursos tecnicos tanto do rádio como da tv.
- Etapas necessárias para a produção e o armazenamento de áudios.
- A fala e o escrito.
- Sonoplastia.
Objetivos da Disciplina
- Analisar a inserção do rádio e da tv na prática pedagógica;
- Compreender o potencial do rádio e da tv para o trabalho colaborativo,cooperativo;
- Estudar novas formas de aprender e de ensianr através do rádio e da tv.
Metodologia de Ensino
A
concepção pedagógica que sustenta o
desenvolvimento deste curso, de caráter interacionista,
pressupõe a autoria como característica essencial a uma
aprendizagem autônoma e significativa. Neste sentido as
atividades de aprendizagem serão organizadas em uma
seqüência de fases que podem repetir-se uma ou mais vezes ao
longo da disciplina:
- Fase a:
Exploração: Nesta fase o material disponível nos
diversos módulos do Programa Mídias na
Educação servem de base para esta fase de
exploração que não é todavia limitada a
este material, podendo ser complementada com busca de
informações em diferentes fontes: livros, TV, internet,
rádio, CD-ROMs, DVDs, dicionários, enciclopédias
etc.).
- Fase b:
Experimentação (comparar, argumentar, testar, extrapolar,
enfim, descobrir o que fazer com as informações) e
reflexão colaborativa (debate em grupo utilizando a
comunicação mediada por computador, com ênfase ao
uso do fórum).
- Fase c: Autoria:
Materialização de expressão direta (autoria, em
diversas mídias, a partir das informações
coletadas, analisadas, contextualizadas e trabalhadas). O
compartilhamento do processo de produção e a
avaliação dos produtos geram novas análises,
visões interdisciplinares enovas produções,
impulsionando um contínuo crescimento
Critérios de Avaliação
A avaliação dos alunos participantes será feita, observando-se:
- Participação ativa nas discussões dos casos propostos durante o curso
- Estratégias para resolução dos problemas propostos nas atividades de laboratório
- Resultados do
trabalho construído ao longo da disciplina, apresentado e
defendido durante a fase de avaliação presencial na
semana final das atividades.
Obs.: Os critérios de avaliação serão os regimentais da UFRGS.
Bibliografia Básica
- BARBOSA FILHO, André. Gêneros radiofônicos.Paulinas:São Paulo, 2003.
- BARBOSA, Moacir. Dicionário de rádio e som. Idéia:João Pessoa, 1992.
- CESAR, Cyro.
Rádio – inspiração,
transpiração e emoção. Ibrasa:São
Paulo, 1996.
- CESAR, Cyro. Como falar no rádio- prática de locução AM e FM. Ibrasa:São Paulo, 1989.
- LEAL FILHO,
Laurindo. Atrás das Câmeras - Relações entre
Cultura Estado e Televisão. São Paulo, Summus editorial,
1988.
- __________________A Melhor TV do Mundo. São Paulo, Summus editorial, 1997.
- KUNSCH, M. M. K.
(Org.). Comunicação e Educação - Caminhos
Cruzados. São Paulo, Edições Loyola, e
Associação das Escolas de Comunicação do
Brasil, 1986.
- ORJUELA, Guillermo Maurício. 15 Motivos para "ficar de olho" na televisão. Campinas, Editora Alínea, 1999.
- SILVA, Júlia Lúcia de Oliveira. Rádio: oralidade mediatizada. AnnaBlume:São Paulo, 1999.
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