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Curso de Pós-Graduação Lato Sensu:

Mídia na Educação : Ciclo Avançado 3 ª edição


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Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação



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 USO DO RÁDIO E TV NA EDUCAÇÃO

Súmula da disciplina
 A disciplina visa capacitar  para o uso do  rádio e da tv como mídias educativas destacando as diferentes possibilidades oferecidas pela mídia eletrônica. Considera também a importância  da construção do texto radiofônico e da imagem de tv como fatores de inserção social.
 
Conteúdo Programático

  • Os aspectos  técnicos e as diferentes possibilidades de uso e de aplicação do rádio e da tv na educação.
  • Compreensão dos formatos e dos recursos tecnicos tanto do rádio como da tv.
  • Etapas necessárias para  a produção e o armazenamento de áudios.
  • A fala e o escrito.
  • Sonoplastia.



Objetivos da Disciplina

  • Analisar a inserção do rádio e da tv na prática pedagógica;
  • Compreender o potencial do rádio e da tv para o trabalho colaborativo,cooperativo;
  • Estudar novas formas de aprender e de ensianr através do rádio e da tv.


Metodologia de Ensino

A concepção pedagógica que sustenta o desenvolvimento deste curso, de caráter interacionista, pressupõe a autoria como característica essencial a uma aprendizagem autônoma e significativa. Neste sentido as atividades de aprendizagem serão organizadas em uma seqüência de fases que podem repetir-se uma ou mais vezes ao longo da disciplina:

  • Fase a:  Exploração: Nesta fase o material disponível nos diversos módulos do Programa Mídias na Educação servem de base para esta fase de exploração que não é todavia limitada a este material, podendo ser complementada com busca de informações em diferentes fontes: livros, TV, internet, rádio, CD-ROMs, DVDs, dicionários, enciclopédias etc.).
  • Fase b: Experimentação (comparar, argumentar, testar, extrapolar, enfim, descobrir o que fazer com as informações) e reflexão colaborativa (debate em grupo utilizando a comunicação mediada por computador, com ênfase ao uso do fórum).
  • Fase c: Autoria: Materialização de expressão direta (autoria, em diversas mídias, a partir das informações coletadas, analisadas, contextualizadas e trabalhadas). O compartilhamento do processo de produção e a avaliação dos produtos geram novas análises, visões interdisciplinares enovas produções, impulsionando um contínuo crescimento

Critérios de Avaliação
A avaliação dos alunos participantes será feita, observando-se:

  • Participação ativa nas discussões dos casos propostos durante o curso
  • Estratégias para resolução dos problemas propostos nas atividades de laboratório
  • Resultados do trabalho construído ao longo da disciplina, apresentado e defendido durante a fase de avaliação presencial na semana final das atividades.

Obs.: Os critérios de avaliação serão os regimentais da UFRGS.


Bibliografia Básica

  • BARBOSA FILHO, André. Gêneros  radiofônicos.Paulinas:São Paulo, 2003.
  • BARBOSA, Moacir. Dicionário de rádio e som. Idéia:João Pessoa, 1992.
  • CESAR, Cyro. Rádio – inspiração, transpiração e emoção. Ibrasa:São Paulo, 1996.
  • CESAR, Cyro. Como falar no rádio- prática de locução AM e FM. Ibrasa:São Paulo, 1989.
  • LEAL FILHO, Laurindo. Atrás das Câmeras - Relações entre Cultura Estado e Televisão. São Paulo, Summus editorial, 1988.
  • __________________A Melhor TV do Mundo. São Paulo, Summus editorial, 1997.
  • KUNSCH, M. M. K. (Org.). Comunicação e Educação - Caminhos Cruzados. São Paulo, Edições Loyola, e Associação das Escolas de Comunicação do Brasil, 1986.
  • ORJUELA, Guillermo Maurício. 15 Motivos para "ficar de olho" na televisão. Campinas, Editora Alínea, 1999.
  • SILVA, Júlia Lúcia de Oliveira. Rádio: oralidade mediatizada. AnnaBlume:São Paulo,  1999.