Prática pedagógica em ambiente apoiado pela TIC
Súmula da disciplina e Conteúdo Programático
Estudo e análise da aplicação do computador
à prática pedagógica. Desenvolvimento do potencial
de comunicação e de interatividade das tecnologias de
informação e comunicação. Análise da
interatividade para o cotidiano pessoal e para a prática
pedagógica Planejamento de ensino em comunidades virtuais.
Aprendizagem em comunidades virtuais. Organização,
participação, colaboração e
cooperação. •
Conteúdo Programático
- Processo ensino-aprendizagem: caracterização, tendências pedagógicas
- Elementos e Etapas do Processo de
Ensino-aprendizagem: planejamento objetivos, conteúdos,
métodos, recursos didáticos e avaliação e
relação professor-aluno.
- Uso pedagógico das ferramentas de interatividade: correio, fórum, chat, videoconferência;
- Comunidades Virtuais e Novas Maneiras de
Aprender e Ensinar: conceito de comunidade virtual, processos de
aprendizagem de grupos (fatores cognitivos, emocionais e comportamentais
- trabalho coletivo e cooperativo em comunidade
virtual : redes de relacionamento e de comunicação pela
internet para organizar a elaboração colaborativa de
materiais educacionais;
Objetivos da Disciplina
- Analisar a inserção do computador na pratica pedagógica;
- Comprender o potencial das tecnologias de interatividade para o trabalho colaborativo, cooperativo;
- Estudar novas formas de aprender e de ensinar através de comunidades de aprendizagem
Metodologia de Ensino
A concepção pedagógica que sustenta o
desenvolvimento deste curso, de caráter interacionista,
pressupõe a autoria como característica essencial a uma
aprendizagem autônoma e significativa. Neste sentido as
atividades de aprendizagem serão organizadas em uma
seqüência de fases que podem repetir-se uma ou mais vezes ao
longo da disciplina:
Fase a:
Exploração: Nesta fase o material disponível nos
diversos módulos do Programa Mídias na
Educação servem de base para esta fase de
exploração que não é todavia limitada a
este material, podendo ser complementada com busca de
informações em diferentes fontes: livros, TV, internet,
rádio, CD-ROMs, DVDs, dicionários, enciclopédias
etc.).
Fase b: Experimentação (comparar, argumentar, testar, extrapolar, enfim, descobrir o que
fazer com as informações) e reflexão colaborativa
(debate em grupo utilizando a comunicação mediada por
computador, com ênfase ao uso do fórum).
Fase c: Autoria: Materialização de expressão
direta (autoria, em diversas mídias, a partir das
informações coletadas, analisadas, contextualizadas e
trabalhadas). O compartilhamento do processo de produção
e a avaliação dos produtos geram novas análises,
visões interdisciplinares enovas produções,
impulsionando um contínuo crescimento
Critérios de Avaliação
A avaliação dos alunos participantes será feita, observando-se:
- Participação ativa nas discussões dos casos propostos durante o curso
- Estratégias para resolução dos problemas propostos nas atividades de laboratório
- Resultados do trabalho construído ao longo da
disciplina, apresentado e defendido durante a fase de
avaliação presencial na semana final das atividades.
Obs.: Os critérios de avaliação serão os regimentais da UFRGS.
Bibliografia Básica
HEIDE, A.; STILBORNE, L. Guia do Professor para a Internet: Completo e Fácil. ARTMED, 2000.
JONASSEN, D. et alli. Learning with Technology. A constructivist perspective. New Jersey: Prentice Hall, 1999.
LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: O futuro do
pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
208p.
MAGDALENA, B. C. COSTA TEMPEL, I. E. Internet em Sala de Aula: Com a palavra, os professores. ArtMed, 2003.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do
processo. Temas Básicos de Educação e Ensino.
São Paulo: EPU, 1986.
MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
PALLOFF, R.; PRATT, K. Construindo comunidade de aprendizagem no
ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula
on-line. Artmed, 2002
|