Design Instrucional
Design e usabilidade de materiais educacionais digitais:
- Fundamentos
do design e usabilidade para materiais educacionais
- Cognição
Visual
- Estrutura
da interface
- Imagens, ícones e textos
- Design
e Método
Objetos de aprendizagem
- Princípios
básicos do comportamentalismo e construtivismo e suas formas de aplicação em objetos de
aprendizagem
- Estilos de aprendizagem, Aprendizagem significativa, Carga cognitiva
- Agentes
Inteligentes
- Objetos
inteligentes de aprendizagem
Construindo materiais interativos
- Conceito de interatividade
- Ferramentas
para o desenvolvimento de materiais interativos
- Construção e utilização prática de materiais interativos
Objetivos da disciplina:
A disciplina visa capacitar os participantes a:
- Avaliar a ergonomia de interface de materiais educacionais a partir do reconhecimento de
características básicas para sua utilização em atividades de aprendizagem;
- Fazera seleção de objetos de aprendizagem e utilizálos
em consonância com as abordagens
pedagógicas adotadas
- Projetaratividades que explorem a interação como principal mecanismo de aprendizagem
- Construirobjetos de aprendizagem interativos
Metodologias de ensino:
As atividades de aprendizagem serão organizadas em uma seqüência de fases que podem repetirse
uma ou mais vezes ao longo da disciplina:
Fase a: sensibilização sobre o tema usando técnicas de brainstorming, via ferramenta de
videoconferência e/ou transmissão de vídeo streaming com retorno pelos alunos via chat onde o assunto
é discutido e as idéias iniciais são apresentadas pelo professor e pelos participantes;
Fase b: fase de assimilação em que os participantes têm à sua disposição diversas fontes para a
aquisição de conhecimentos necessários para trabalhar o tema proposto. Esse material é basicamente
um conjunto de páginas HTML com multimídia (demonstrações, vídeos com preleções) além de textos
impressos indicados como referência. Nesta fase, os participantes podem estabelecem interações com
colegas e professores por vídeoconferência,email,lista de discussão, grupos de discussão ou grupos
de interesses.
Fase c: é a fase de equilíbrio. Na fase de consolidação, os participantes apresentam os resultados criados
a partir do trabalho de aprendizagem individual e coletivo desenvolvido e discutemnos
com os
professores e colegas.
Critérios de avaliação:
A avaliação dos alunos participantes será feita, observandose:
- Participaçãoativa nas discussões dos casos propostos durante o curso
- Atividadesdesenvolvidas ao longo da disciplina
- Projetofinal a ser apresentado e defendido durante a fase de avaliação presencial na semana final das
atividades.
Obs.: Os critérios de avaliação serão os regimentais da UFRGS
Bibliografia Básica:
Bittencourt, G. Inteligência Artificial Ferramentas
e Teorias. Florianópolis: Editora da Universidade
Federal de Santa Catarina, 1998.
Flores, M. L. P., Tarouco, L. M. R. Diferentes tipos de Objetos para dar Suporte à Aprendizagem. Revista
Renote ? Novas Tecnologias na Educação. Disponível em:
http://www.cinted.ufrgs.br/renote/jul2008/artigos/2h_maria_lucia.pdf
Gurgel, Teresa Cristina Motta. Processo para Avaliação de Interfaces de Softwares Educacionais. Em
Oficina sobre Design e Avaliação de Interfaces para Ambientes Educacionais, Anais do Simpósio
Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2004). Curitiba, 1720
Outubro 2004.
Disponível em: http://www.ime.uerj.br/~raquel/wied/ihc2004/TGurgel.pdf
Koohang, A., Harman, K. Learning Objects and Instructional Design. Informing Sciences, 2006.
Moran, José. Como utilizar as tecnologias na escola. (2007). Disponível em:
http://www.eca.usp.br/prof/moran/utilizar.htm. Texto faz parte do livro do autor: A educação que
desejamos: Novos desafios e como chegar lá (Papirus, 2007, p. 101111)
Nielsen, J., Tahir, M. Homepage Usability: 50 Websites Deconstructed. New Riders Press, 2001.
Preece, J., Rogers, Y., Sharp, H. Design de Interação. Além da Interação HumanoComputador.
Porto
Alegre, RS: Bookman. 2005.
Reategui, Eliseo. Interfaces para Softwares Educativos. Palestra convidada no IX Ciclo de Palestras Novas
Tecnologias na Educação, Cinted, UFRGS. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/1bEliseo.pdf
Rocha, H. V. da, Baranauskas, M. C. C. Design e Avaliação de Interfaces HumanoComputador.
São
Paulo: UNICAMP, 2000.
Wooldridge, M. (2002) An introduction to multiagent systems. Chichester: J. Wiley, 2002. 348 p.
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