logoMec

cabeçalho

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu:

Mídia na Educação : Ciclo Avançado 4ª edição


logo UFRGS

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação



bullet Informações sobre o curso
bullet Organização Curricular
bullet Processo Seletivo
bullet Inscrição
bullet Candidatos Selecionados
bullet Polos
bullet Equipe
bullet Contatos
bullet Cronograma
bullet Atividades Presenciais
bullet Outras Informações
bullet Editais
 
Metodologia de Pesquisa

A disciplina será desenvolvida nas seguintes unidades de estudo:

Unidade I - Conhecimentos básicos de Pesquisa em Educação. Esta unidade visa dar uma visão geral sobre pesquisa em Educação, abordando questões como por que é importante pesquisar em Educação, as dificuldades comumente encontradas por pesquisadores nessa área, a evolução da pesquisa em Educação. Aborda também a importância de planejamento em pesquisa e conceitoschave como ciência, conhecimento científico, teoria científica, pesquisa científica e método científico.

Unidade 2 - Paradigmas nas Abordagens de Pesquisa. Têm como objetivo comparar a abordagem qualitativa com a abordagem quantitativa e seus os pressupostos do ponto de vista ontológico, epistemológico, axiológico, e metodológico.

Unidade 3 - Etapas de uma pesquisa Aborda, de forma geral, o processo de elaboração de uma pesquisa e, de forma mais específica, cada uma das etapas envolvidas.

Unidade 4 - Elaboração de uma Monografia. Esta unidade visa dar subsídios para a realização de uma monografia, como trabalho acadêmico.

Objetivos da disciplina:
O objetivo da disciplina Metodologia de Pesquisa é abordar, de forma introdutória, aspectos teóricos e práticos importantes da Pesquisa Cientifica. Visa também, orientar, de forma geral, a elaboração de uma Monografia.

Metodologias de ensino:
A dinâmica metodológica envolve leituras, reflexões e atividades online síncronas e assíncronas, individuais e coletivas sobre os temas abordados, propiciando a construção/apropriação de conceitos. Pressupõe também a autoria individual e compartilhada. Nesse sentido, as atividades de aprendizagem estão organizadas visando propiciar a interação colaborativa para troca de idéias, ajuda mútua, saneamento de dúvidas e compartilhamento de descobertas e soluções.

Os recursos/material didático envolverão basicamente: material do MEC para este curso (parcialmente) e material elaborado especialmente para este curso pela professora responsável e colaboradores. Outros recursos online como bibliotecas virtuais e artigos em revistas, repositório de monografias, dissertações e teses assim como também pequenos vídeos relacionados aos temas abordados também serão utilizados.

Alguns chats são disponibilizados, visando o processo coletivo, sendo esta atividade é opcional. Os fóruns, no entanto, são os espaços mais usados para a construção coletiva e a participação neles será levada em consideração na avaliação final. Da mesma forma, atividades online serão também solicitadas e avaliadas.

Em momentos estratégicos e considerados merecedores de maior atenção, haverá webconferência envolvendo professora, alunos de todos os pólos e tutores.

Os conteúdos estão organizados por semanas, sendo que em cada semana constam:

  • objetivos operacionais explicitando o que se espera dos alunos em termos de aprendizagem.
  • orientações sobre o que realizar (leituras, contribuições escritas individuais e/ou coletivas, etc.) e quais os recursos de interação envolvidos.
  • a data de realização, de forma a organizar o tempo no processo de construção de conhecimento.

Critérios de avaliação:
A avaliação será realizada em todos os momentos do processo ensinoaprendizagem. Assim, levarase em conta a participação ativa e envolvimento dos alunos nas atividades propostas através dos meios síncronos e assíncronos de comunicação (fórum de discussão, atividades individuais e coletivas, chats).

Fará parte importante da avaliação final o projeto de pesquisa realizado em pequenos grupos, pois entendese este como resultado do trabalho construído ao longo da disciplina

Bibliografia Básica:
BRASIL, Ministério de Educação. Secretaria de Educação a Distância. Metodologia de Pesquisa Cientifica. Disponivel online em: http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83266/creditos.html. Acesso em 02 de maio de 2016.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL. Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2000.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer Projetos, Relatórios, Monografias, Dissertações e Teses. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. Textos online colocados no AVA em que ocorrera o curso.

Bibliografia opcional/complementar:
BICUDO, M. A V.; ESPÓSITO, V. H. C. Pesquisa Qualitativa em Educação: um enfoque fenomenológico. São Paulo: Editora Unimep, 1997.
CERVO, AL. L BERVIAN, P. A Metodologia Científica. São Paulo: McGrawHill, 1983.
FAZENDA, I. (org) Metodologia da Pesquisa. São Paulo: Cortez, 1997.
CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: ARTMED, 2004.
LÜDKE, M. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACIEIRA, S e VENTURA, M. Como Elaborar Monografia e Artigo Científico.Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2006
YIN, R. K. Estudo de Casoplanejamento e método. Porto Alegre: Artmed, 2005.