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Curso de Pós-Graduação Lato Sensu:

Mídia na Educação : Ciclo Avançado 4ª edição


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Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação



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USO DO RÁDIO E TV NA EDUCAÇÃO


Súmula da disciplina

A disciplina visa capacitar para o uso do rádio e da TV como mídias educativas destacando as diferentes possibilidades oferecidas pela mídia eletrônica. Considera também a importância da construção do texto radiofônico e da imagem de TV como fatores de inserção social, de autonomia cognitiva e de produção/fruição de conhecimentos diversos.

Conteúdo Programático

Mídia Rádio
Este módulo trata da utilização da mídia rádio como estimulante recurso no processo de aprendizagem, capaz de potencializar situações que promovam a comunicação e a construção do conhecimento, a partir do uso desta mídia como elemento integrado ao cotidiano escolar e a outras mídias.

Conteúdo:

  • Rádioe Educação
  • Panoramado rádio no Brasil
  • Ouso do Rádio na escola
  • Projetoscom a Mídia Rádio
  • Ecologia sonora
  • Categoriasde Rádio
  • Os aspectos técnicos e as diferentes possibilidades de uso e de aplicação do rádio na educação.
  • Compreensãodos formatos e dos recursos técnicos do rádio.
  • Etapasnecessárias para a produção e o armazenamento de áudios.
  • Afala e o escrito.
  • Sonoplastia.

Mídia TV e vídeo
Este módulo tem como objetivo proporcionar uma visão crítica e abrangente sobre a incorporação das mídias usadas na TV e na Internet (vídeos) e suas linguagens ao processo de ensino e aprendizagem. Outro objetivo é oferecer informações específicas sobre diferentes estratégias de uso e produção da mídia vídeo, facilitando a sua apropriação como ferramentas de autoria e coautoria, de forma integrada ao projeto pedagógico.

Objetivos da disciplina:
- Analisar a inserção do rádio e da TV na prática pedagógica;
- Estudar novas formas de aprender e de ensinar através do rádio e das mídias audiovisuais.

Metodologias de ensino:
A concepção pedagógica que sustenta o desenvolvimento deste curso, de caráter interacionista, pressupõe a autoria como característica essencial a uma aprendizagem autônoma e significativa. Neste sentido as atividades de aprendizagem serão organizadas em uma sequência de fases que podem repetirse uma ou mais vezes ao longo da disciplina:

Fase a: Exploração: Nesta fase o material disponível nos diversos módulos do Programa Mídias na Educação servem de base para esta fase de exploração que não é todavia limitada a este material, podendo ser complementada com busca de informações em diferentes fontes: livros, TV, internet, rádio, CDROMs, DVDs, dicionários, enciclopédias etc.).

Fase b: Experimentação (comparar, argumentar, testar, extrapolar, enfim, descobrir o que fazer com as informações) e reflexão colaborativa (debate em grupo utilizando a comunicação mediada por computador, com ênfase ao uso do fórum).

Fase c: Autoria: Materialização de expressão direta (autoria, em diversas mídias, a partir das informações coletadas, analisadas, contextualizadas e trabalhadas). O compartilhamento do processo de produção e a avaliação dos produtos gera novas análises, visões interdisciplinares e novas produções, impulsionando um contínuo crescimento

Critérios de avaliação:
A avaliação dos alunos participantes será feita, observandose:
  • Participaçãoativa nas discussões dos casos propostos durante o curso
  • Estratégiaspara resolução dos problemas propostos nas atividades de laboratório
  • Resultadosdo trabalho construído ao longo da disciplina, apresentado e defendido durante a fase de avaliação presencial na semana final das atividades.

Obs.: Os critérios de avaliação serão os regimentais da UFRGS.

Bibliografia Básica:
BACCEGA, Maria Aparecida. Televisão e escola ? uma mediação possível? São Paulo: SENAC SP, 2003.
BARBOSA FILHO, André. Gêneros radiofônicos. Paulinas: São Paulo, 2003.
BARBOSA, Maria Carmem Silva e SANTOS, Maria Angélica dos. Escritos de alfabetização audiovisual. Porto Alegre: Libretos, 2014.
BARBOSA, Moacir. Dicionário de rádio e som. Ideia: João Pessoa, 1992.
CESAR, Cyro. Rádio ? inspiração, transpiração e emoção. Ibrasa: São Paulo, 1996.
CESAR, Cyro. Como falar no rádiopráticade locução AM e FM. Ibrasa: São Paulo, 1989.
A Melhor TV do Mundo. São Paulo: Summus editorial, 1997.
CITELLI, Adilson (coord.). Outras linguagens na escola. São Paulo: Cortez Editora, 2000.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Televisão e educação: fuir e pensar a TV. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
KUNSCH, M. M. K. (Org.). Comunicação e Educação Caminhos Cruzados. São Paulo, Edições Loyola, e Associação das Escolas de Comunicação do Brasil, 1986.
MOLETA, Alex. Fazendo cinema na escola: arte audiovisual dentro e fora da sala de aula. São Paulo: Summus Editorial, 2014
PRETTO, Nelson de Luca e TOSTA, Sandra Pereira (orgs.). Do MEB ao WEB: o rádio na educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SILVA, Júlia Lúcia de Oliveira. Rádio: oralidade mediatizada.
TAROUCO, Liane Margarida Rockembach. Objetos de Aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: CINTED/UFRGS, 2014.
WOHLGEMUTH, Julio. Vídeo educativo: uma pedagogia audiovisual. Distrito Federal: SENAC DF, 2005.