USO DO RÁDIO E TV NA EDUCAÇÃO
Súmula da disciplina
A disciplina visa capacitar para o uso do rádio e da TV como mídias educativas destacando as diferentes
possibilidades oferecidas pela mídia eletrônica. Considera também a importância da construção do texto
radiofônico e da imagem de TV como fatores de inserção social, de autonomia cognitiva e de
produção/fruição de conhecimentos diversos.
Conteúdo Programático
Mídia Rádio
Este módulo trata da utilização da mídia rádio como estimulante recurso no processo de aprendizagem,
capaz de potencializar situações que promovam a comunicação e a construção do conhecimento, a partir
do uso desta mídia como elemento integrado ao cotidiano escolar e a outras mídias.
Conteúdo:
- Rádioe Educação
- Panoramado rádio no Brasil
- Ouso do Rádio na escola
- Projetoscom a Mídia Rádio
- Ecologia sonora
- Categoriasde Rádio
- Os aspectos técnicos e as diferentes possibilidades de uso e de aplicação do rádio na educação.
- Compreensãodos formatos e dos recursos técnicos do rádio.
- Etapasnecessárias para a produção e o armazenamento de áudios.
- Afala e o escrito.
- Sonoplastia.
Mídia TV e vídeo
Este módulo tem como objetivo proporcionar uma visão crítica e abrangente sobre a incorporação das
mídias usadas na TV e na Internet (vídeos) e suas linguagens ao processo de ensino e aprendizagem.
Outro objetivo é oferecer informações específicas sobre diferentes estratégias de uso e produção da
mídia vídeo, facilitando a sua apropriação como ferramentas de autoria e coautoria,
de forma integrada
ao projeto pedagógico.
Objetivos da disciplina:
- Analisar
a inserção do rádio e da TV na prática pedagógica;
-
Estudar
novas formas de aprender e de ensinar através do rádio e das mídias audiovisuais.
Metodologias de ensino:
A concepção pedagógica que sustenta o desenvolvimento deste curso, de caráter interacionista,
pressupõe a autoria como característica essencial a uma aprendizagem autônoma e significativa. Neste
sentido as atividades de aprendizagem serão organizadas em uma sequência de fases que podem
repetirse
uma ou mais vezes ao longo da disciplina:
Fase a: Exploração: Nesta fase o material disponível nos diversos módulos do Programa Mídias na
Educação servem de base para esta fase de exploração que não é todavia limitada a este material,
podendo ser complementada com busca de informações em diferentes fontes: livros, TV, internet, rádio,
CDROMs,
DVDs, dicionários, enciclopédias etc.).
Fase b: Experimentação (comparar, argumentar, testar, extrapolar, enfim, descobrir o que
fazer com as informações) e reflexão colaborativa (debate em grupo utilizando a comunicação mediada
por computador, com ênfase ao uso do fórum).
Fase c: Autoria: Materialização de expressão direta (autoria, em diversas mídias, a partir das
informações coletadas, analisadas, contextualizadas e trabalhadas). O compartilhamento do processo de
produção e a avaliação dos produtos gera novas análises, visões interdisciplinares e novas produções,
impulsionando um contínuo crescimento
Critérios de avaliação:
A avaliação dos alunos participantes será feita, observandose:
- Participaçãoativa nas discussões dos casos propostos durante o curso
- Estratégiaspara resolução dos problemas propostos nas atividades de laboratório
- Resultadosdo trabalho construído ao longo da disciplina, apresentado e defendido durante a fase de
avaliação presencial na semana final das atividades.
Obs.: Os critérios de avaliação serão os regimentais da UFRGS.
Bibliografia Básica:
BACCEGA, Maria Aparecida. Televisão e escola ? uma mediação possível? São Paulo: SENAC SP, 2003.
BARBOSA FILHO, André. Gêneros radiofônicos. Paulinas: São Paulo, 2003.
BARBOSA, Maria Carmem Silva e SANTOS, Maria Angélica dos. Escritos de alfabetização audiovisual.
Porto Alegre: Libretos, 2014.
BARBOSA, Moacir. Dicionário de rádio e som. Ideia: João Pessoa, 1992.
CESAR, Cyro. Rádio ? inspiração, transpiração e emoção. Ibrasa: São Paulo, 1996.
CESAR, Cyro. Como falar no rádiopráticade locução AM e FM. Ibrasa: São Paulo, 1989.
A Melhor TV do Mundo. São Paulo: Summus editorial, 1997.
CITELLI, Adilson (coord.). Outras linguagens na escola. São Paulo: Cortez Editora, 2000.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Televisão e educação: fuir e pensar a TV. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
KUNSCH, M. M. K. (Org.). Comunicação e Educação Caminhos Cruzados. São Paulo, Edições Loyola, e Associação das Escolas de Comunicação do Brasil, 1986.
MOLETA, Alex. Fazendo cinema na escola: arte audiovisual dentro e fora da sala de aula. São Paulo:
Summus Editorial, 2014
PRETTO, Nelson de Luca e TOSTA, Sandra Pereira (orgs.). Do MEB ao WEB: o rádio na educação. Belo
Horizonte: Autêntica, 2010.
SILVA, Júlia Lúcia de Oliveira. Rádio: oralidade mediatizada.
TAROUCO, Liane Margarida Rockembach. Objetos de Aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre:
CINTED/UFRGS, 2014.
WOHLGEMUTH, Julio. Vídeo educativo: uma pedagogia audiovisual. Distrito Federal: SENAC DF, 2005.
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