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Curso de Pós-Graduação Lato Sensu:

Mídia na Educação : Ciclo Avançado 4 ª edição


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Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação



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Introdução à Mídias na Educação, Gestão Integrada de Mídias

 Súmula da disciplina e Conteúdo Programático

 A disciplina está dividida em 6 módulos:

1. Introdução à Mídias na Educação
O Módulo Conceitual Introdutório proporciona uma visão geral e fundamenta práticas pedagógicas de utilização das mídias. Discute conceitos, potenciais e implicações do uso das mídias na educação. Provoca reflexões sobre as diferentes linguagens e prepara o cursista para a compreensão do atual contexto e do seu papel no processo de ensino e aprendizagem. A exploração dos fundamentos teóricos a partir dessas práticas deve contemplar vivências de uso integrado de diferentes mídias.

Conteúdo:
Introdução aos conceitos de Tecnologia, TICS e mídias. Evolução da conceituação de Mídia. Introdução as novas terminologias: multimídia, hipertexto, telemática e hipermídia. Cultura digital: a escola na era da convergência das mídias. TICS na Educação.

2. Áudio digital
O Módulo de Áudio Digital busca instrumentalizar o professor, do ponto de vista técnico , para utilização de áudio digital em sua prática pedagógica. Envolve aspectos referentes à criação e edição de arquivos de áudio digital, e suas possibilidades de uso pedagógico no contexto escolar.

Conteúdo:
Trabalhando com arquivos de áudio. Gravando sons na escola com diversos equipamentos eletrônicos: questões técnicas e cuidados Edição de áudio: softwares específicos Potenciais educacionais do uso do áudio no contexto escolar. Autoria do professor e prática pedagógica na interação com arquivos de áudio.

3. Mídia Informática
O Módulo Mídia Informática trabalha sobre o ambiente que a Informática propicia aos professores para apoiar atividades de ensino e aprendizagem. Assim o estudo neste módulo envolve o computador, software e Internet.

Conteúdo:
Diagnóstico das tecnologias no contexto escolar. Componentes básicos do computador e seu funcionamento. Software: Sistemas Operacionais e Aplicativos inerentes ao cenário educacional. Internet: características e potenciais pedagógicos. Aspectos de segurança a serem considerados no uso da Internet como recurso educacional.

4. Vídeo educacional
O Módulo de Vídeo Educacional versa sobre aspectos básicos da televisão e do vídeo, seus aspectos tecnológicos, sua linguagem e uso como recurso pedagógico no contexto escolar. Contemplando os seguintes aspectos referentes às diversas de sua produção, cuidados e potenciais pedagógicos.

Conteúdo:
Trabalhando com arquivos de vídeo no contexto educacional: préprodução, produção e produção de conteúdo audiovisual. Gravando vídeos na escola: questões técnicas e cuidados. Edição de vídeo: softwares específicos. Potenciais educacionais do uso do vídeo educacional. Autoria do professor e prática pedagógica na interação com arquivos de vídeo

5: Gestão Integrada de Mídias
Este módulo apresenta uma visão geral sobre os conceitos de gestão, propicia aos alunos reverem e aprofundarem discussões sobre estratégias de utilização das mídias na práticapedagógica das escolas.

Fundamentos de uma gestão integrada das Mídias: tecendo mapas conceituais. As TICs e os processos de gestão de ensino e aprendizagem. Tecnologias para produção, publicação e gestão da pesquisa no contexto escolar. As tecnologias como componentes da produção de conhecimento local na escola. Gestão de Tecnologias e Valores humanos

Objetivos da disciplina:
Propiciar ao aluno um embasamento teóricoprático necessário para introduzilo à utilização das tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação, dando ênfase ao trabalho em grupo, suas técnicas e ferramentas.

Metodologias de ensino:
A concepção pedagógica que sustenta o desenvolvimento deste curso, de caráter interacionista, pressupõe a autoria como característica essencial a uma aprendizagem autônoma e significativa. Neste sentido as atividades de aprendizagem serão organizadas em uma seqüência de fases que podem repetirse uma ou mais vezes ao longo da disciplina:

Fase a: Exploração: Nesta fase o material disponível nos diversos módulos do Programa Mídias na Educação servem de base para exploração que não é todavia limitada a este material, podendo ser complementada com busca de informações em diferentes fontes: livros, TV, internet, rádio, CDROMs, DVDs, dicionários, enciclopédias etc.).

Fase b: Experimentação (comparar, argumentar, testar, extrapolar, enfim, descobrir o que fazer com as informações) e reflexão colaborativa (debate em grupo utilizando a comunicação mediada por computador, com ênfase ao uso do fórum).

Fase c: Autoria: Materialização de expressão direta (autoria, em diversas mídias, a partir das informações coletadas, analisadas, contextualizadas e trabalhadas). O compartilhamento do processo de produção e a avaliação dos produtos geram novas análises, visões interdisciplinares e novas produções, impulsionando um contínuo crescimento.

OBS: Nesta disciplina como os alunos já trabalharam com esse mesmo conteúdo em um curso de extensão na modalidade EAD, será feita uma uma retomada desses conceitos trabalhados nas mídias informática, TV e Vídeo, Rádio, Impressa e Gestão Integrada de Mídias na Educação. Essa retomada buscará que os alunos possam fazer uma releitura do material estudado e dos trabalhos planejados e postos em prática no curso de extensão, através de debates, reflexões colaborativas e também por uma avaliação presencial individual escrita mostrando o domínio dos conceitos estudados e às mudanças provocadas em termos de qualidade na utilização das tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação.

Critérios de avaliação:
A avaliação dos alunos participantes será feita de modo continuado e participativo, observandose: Leituras, participação ativa e colaborativa nas atividades de reflexão, a partir de interpretação própria com base nos materiais e autores estudados na disciplina. Presença e interação ativa no ambiente. Capacidade de confrontar constantemente o seu fazer e pensar, a partir da inclusão das tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação, através do resgate dos trabalhos produzidos pelos alunos e sua trajetória de aprendizagem no curso.

Obs.: Os critérios de avaliação serão os regimentais da UFRGS.


Bibliografia Básica:

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Gestão de tecnologias na escola: possibilidades de uma prática democrática. Disponível em: Acesso em 10/02/2006.
---------------. Prática e formação de professores na integração de mídias. Prática pedagógica e formação de professores com projetos: articulação entre tecnologias e mídias. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de & MORAN, José Manuel (orgs). Integração das tecnologias na educação. Salto para o futuro. Secretaria de Educação a Distância: Brasília, Seed, 2005. p. 124127. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto Acesso em 10/02/2006.
ALVES, Patrícia Horta. Educomunicação: a experiência do Núcleo de Comunicação e Educação/ECAUSP. Dissertação de Mestrado, São Paulo, ECA/USP, 2002.
BELLONI, M. L. O que é mídiaeducação. São Paulo: Campinas, 2001. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 78)
CAMPELLO, Bernadete. Enciclopédias. In: CAMPELLO, Bernardete; CALDEIRA, Paulo T. (orgs). Introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. pp. 922.
CERT - Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil. Cartilha de Segurança para Internet. Disponível em: Acesso em 25/02/2008.
KENSKI, Vani M. Múltiplas linguagens na escola. In: ENDIPE. Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. pp. 123140.
MASETTO, Marcos; MORAN, José; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
MEC. Programa de Formação Continuada de Mídias na Educação. Disponível em: Acesso em 05/2005.Brasília: MEC/SEED, 1996.
MINGAU DIGITAL PRODUÇÕES (Brasil). Conteúdo e Supervisão do Projeto (Org.). Guia para uso responsável da Internet: crianças. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2010.
PRATA, Carmem Lúcia. Gestão escolar e as tecnologias. In: ALONSO, Myrtes; ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de; MASETTO, Marcos Tarciso; MORAN, José Manuel; VIEIRA, Alexandre Thomaz. Formação de gestores escolares para utilização de tecnologias de informação e comunicação. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2002.
SANTOS, Rudi. Manual de Vídeo . Rio de Janeiro: UFRJ, 1993.
TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach et all. Biblioteca Virtual. Disponível em: Acesso em 26/09/2007.
TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; COSTA, Valéria Machado; ÁVILA, Bárbara Gorziza; BEZ, Marta Rosecler; SANTOS, Edson Felix. (orgs.) Objetos de Aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangraf. 2014. 504 p