Prática pedagógica em ambiente apoiado pela TIC
Súmula da disciplina e Conteúdo Programático
Estudo e análise da aplicação do computador à prática pedagógica. Desenvolvimento do potencial de comunicação e de interatividade das tecnologias de informação e comunicação. Análise da interatividade para o cotidiano pessoal e para a prática pedagógica Planejamento de ensino em comunidades virtuais. Aprendizagem em comunidades virtuais. Organização, participação, colaboração e cooperação.
Conteúdo Programático
- Processo ensino-aprendizagem: caracterização, tendências pedagógicas
- Elementos e Etapas do Processo de Ensino-aprendizagem: planejamento objetivos, conteúdos, métodos, recursos didáticos e avaliação e relação professor-aluno
- Uso pedagógico das ferramentas de interatividade: correio, fórum, chat, whatsapp
- Redes Sociais Digitais: conceito e possibilidades educacionais em sala de aula
- M-Learning: conceito de aprendizagem móvel e a utilização dos dispositivos móveis em sala de aula a partir da criação de aplicativos
- Sistemas de autoria: conceito e uso no contexto educacional
- Elaboração de materiais educacionais digitais;
Objetivos da disciplina:
- Analisar a inserção do computador na pratica pedagógica;
- Compreender o potencial das tecnologias no contexto educacional;
- Estudar novas formas de aprender e de ensinar através das tecnologias da informação e comunicação.
Metodologias de ensino:
A concepção pedagógica que sustenta o desenvolvimento deste curso, de caráter interacionista, pressupõe a autoria como característica essencial a uma aprendizagem autônoma e significativa. Neste sentido as atividades de aprendizagem serão organizadas em uma seqüência de fases que podem repetir-se uma ou mais vezes ao longo da disciplina:
Fase a: Exploração: Nesta fase o material disponível nos diversos módulos do Programa Mídias na Educação servem de base para esta fase de exploração que não é todavia limitada a este material, podendo ser complementada com busca de informações em diferentes fontes: livros, TV, internet, rádio, CD-ROMs, DVDs, dicionários, enciclopédias etc.).
Fase b: Experimentação (comparar, argumentar, testar, extrapolar, enfim, descobrir o que fazer com as informações) e reflexão colaborativa (debate em grupo utilizando a comunicação mediada por computador, com ênfase ao uso do fórum).
Fase c: Autoria: Materialização de expressão direta (autoria, em diversas mídias, a partir das informações coletadas, analisadas, contextualizadas e trabalhadas). O compartilhamento do processo de produção e a avaliação dos produtos geram novas análises, visões interdisciplinares e novas produções, impulsionando um contínuo crescimento
Critérios de avaliação:
A avaliação dos alunos participantes será feita, observando-se:
- Participação ativa nas discussões dos casos propostos durante o curso
- Estratégias para resolução dos problemas propostos nas atividades de laboratório
- Resultados do trabalho construído ao longo da disciplina, apresentado e defendido durante a fase de avaliação presencial na semana final das atividades
Obs.: Os critérios de avaliação serão os regimentais da UFRGS.
Material complementar
Bibliografia Básica:
Behar P.A. (2009). Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre, Artmed.
Lima L., Meirinhos, M. (2011). Interacções em fóruns de discussão com alunos do ensino secundário: uma
análise sociométrica. In: VII Conf. Internacional de TIC na Educação.
LIMA, José Valdeni de et al. Objetos de Aprendizagem MultimodaisProjetos
e aplicações. Editorial UOC,
Barcelona, 2014.
Martino, LMS. (2014) Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes e redes ? Petrópolis, RJ : Vozes.
Piaget J. (1973). Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro, Forense.
Primo A. (2008). Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre,
Sulina.
Recuero, R. (2009) Redes sociais na internet ? Porto Alegre: Sulina.
Sacerdote H.C.S., Fernandes, J.H.C. (2013). Investigando as interações em um ambiente virtual de
aprendizagem por meio da análise de redes sociais. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 4, n. 1.
Tomaél. M. I., Marteleto. R. M., (2013). Redes sociais de dois modos: aspectos conceituais.
Transinformação vol.25 no.3 Campinas Sept./Dec.
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