Projeto e produção de material educacional digital
Súmula da disciplina e Conteúdo Programático
Produção de textos didáticos
Concepção de materiais educacionais escritos: (a) planejamento de textos didáticos; (b) estudo das
variáveis e opções teóricopráticas
envolvidas no processo de autoria; (c) discussão de valores
norteadores do processo educativo que se pretende desenvolver através de textos didáticos. Em suma:
concepção, elaboração e produção de textos didáticos escritos, da mídia impressa à digital, discutindo
suas possibilidades e funções.
Linguagem da mídia impressa e visual
Acesso e domínio das linguagens de informação e comunicação a educadores e educandos de escolas
públicas brasileiras, como base para a melhoria na qualidade dos processos de ensino e aprendizagem e
construção da cidadania. Buscase
a incorporação, diversificação e integração de linguagens, suportes e
meios de comunicação, a leitura crítica, a mediação pedagógica, o estímulo à autoria em diferentes
mídias, novas competências, novos olhares e novos saberes sobre as mídias, novas possibilidades de
expressão, autonomia e criatividade no ensinar e no aprender. Aborda a programação visual de páginas
impressas e de documentos digitais veiculados com características de hipermídia, envolvendo a escrita, a
imagem, o som e a interatividade.
Ferramentas de autoria para produção de hipertexto
Estudo e análise da evolução das várias mídias nas sociedades civilizadas ocidentais, estabelecendo
relações de convivência entre as Culturas Escrita e Digital no Século XXI. Aplicação das especificidades
da hipermídia em atividades pedagógicas. Estudo de algumas ferramentas de autoria que possibilitem
que o professor seja autor dos seus próprios materiais didáticos.
Objetivos da disciplina:
A disciplina visa capacitar os participantes a:
- Conceituar textos didáticos.
- Caracterizarquestões de gênero textual didático como gênero mediacional.
- Identificardimensões da aprendizagem, da compreensão de textos e da mediação pedagógica nelesconstruída e com eles realizada.
- Caracterizara autoria de textos escritos como processo de construção recursivo.
- Analisarquestões de tipos e gêneros textuais como base para a noção de texto didático como gênero
discursivo e ou suporte de gêneros textuais.
- Refletirsobre questões de compreensão leitora e como facilitálaao elaborar textos didáticos.
- Examinaralguns procedimentos e referências pedagógicas e didáticas que contribuem para favorecer a
aprendizagem mediada pelos textos didáticos.
- Discutirnoções básicas sobre planejamento visual, enfatizando a importância da criação através da
tipografia, como o tamanho, peso, estrutura e cor do tipo.
- Apresentaras principais ferramentas de criação de impressos com a tecnologia digital.
- Estudaralgumas ferramentas de autoria que possibilitem que o professor seja autor dos seus próprios
materiais didáticos.
Metodologias de ensino:
As atividades de aprendizagem serão organizadas em uma seqüência de fases que podem repetirse
uma ou mais vezes ao longo da disciplina:
Fase a: sensibilização sobre o tema usando técnicas de brainstorming, via fórum de discussão. O assunto
é discutido e as idéias iniciais são apresentadas.
Fase b: fase de assimilação em que os participantes têm à sua disposição diversas fontes para a
aquisição de conhecimentos necessários para trabalhar o tema proposto. Esse material é basicamente
um conjunto de páginas HTML com multimídia (demonstrações, vídeos com preleções) além de textos
impressos indicados como referência. Nesta fase, os participantes podem estabelecer interações com
colegas e professores por fóruns de discussão, email,
lista de discussão, grupos de discussão ou grupos
de interesses.
Fase c: é a fase de equilíbrio. Na fase de consolidação, os participantes apresentam os resultados criados
a partir do trabalho de aprendizagem individual e coletivo desenvolvido e discutemnos
com os
professores e colegas.
Critérios de avaliação:
A disciplina visa capacitar os participantes a:
- Conceituar textos didáticos.
- Caracterizar questões de gênero textual didático como gênero mediacional.
- Identificar
dimensões da aprendizagem, da compreensão de textos e da mediação pedagógica neles construída e com eles realizada.
- Caracterizar a autoria de textos escritos como processo de construção recursivo.
- Analisar questões de tipos e gêneros textuais como base para a noção de texto didático como gênero
discursivo e ou suporte de gêneros textuais.
- Refletir sobre questões de compreensão leitora e como facilitála ao elaborar textos didáticos.
- Examinar alguns procedimentos e referências pedagógicas e didáticas que contribuem para favorecer a
aprendizagem mediada pelos textos didáticos.
- Discutir noções básicas sobre planejamento visual, enfatizando a importância da criação através da
tipografia, como o tamanho, peso, estrutura e cor do tipo.
- Apresentar as principais ferramentas de criação de impressos com a tecnologia digital.
- Estudar algumas ferramentas de autoria que possibilitem que o professor seja autor dos seus próprios
materiais didáticos.
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