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Curso de Pós-Graduação Lato Sensu:

Mídia na Educação : Ciclo Avançado 4ª edição


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Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação



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Projeto e produção de material educacional digital

Súmula da disciplina e Conteúdo Programático

Produção de textos didáticos
Concepção de materiais educacionais escritos: (a) planejamento de textos didáticos; (b) estudo das variáveis e opções teóricopráticas envolvidas no processo de autoria; (c) discussão de valores norteadores do processo educativo que se pretende desenvolver através de textos didáticos. Em suma: concepção, elaboração e produção de textos didáticos escritos, da mídia impressa à digital, discutindo suas possibilidades e funções.

Linguagem da mídia impressa e visual
Acesso e domínio das linguagens de informação e comunicação a educadores e educandos de escolas públicas brasileiras, como base para a melhoria na qualidade dos processos de ensino e aprendizagem e construção da cidadania. Buscase a incorporação, diversificação e integração de linguagens, suportes e meios de comunicação, a leitura crítica, a mediação pedagógica, o estímulo à autoria em diferentes mídias, novas competências, novos olhares e novos saberes sobre as mídias, novas possibilidades de expressão, autonomia e criatividade no ensinar e no aprender. Aborda a programação visual de páginas impressas e de documentos digitais veiculados com características de hipermídia, envolvendo a escrita, a imagem, o som e a interatividade.

Ferramentas de autoria para produção de hipertexto Estudo e análise da evolução das várias mídias nas sociedades civilizadas ocidentais, estabelecendo relações de convivência entre as Culturas Escrita e Digital no Século XXI. Aplicação das especificidades da hipermídia em atividades pedagógicas. Estudo de algumas ferramentas de autoria que possibilitem que o professor seja autor dos seus próprios materiais didáticos.

Objetivos da disciplina:
A disciplina visa capacitar os participantes a:

  • Conceituar textos didáticos.
  • Caracterizarquestões de gênero textual didático como gênero mediacional.
  • Identificardimensões da aprendizagem, da compreensão de textos e da mediação pedagógica nelesconstruída e com eles realizada.
  • Caracterizara autoria de textos escritos como processo de construção recursivo.
  • Analisarquestões de tipos e gêneros textuais como base para a noção de texto didático como gênero discursivo e ou suporte de gêneros textuais.
  • Refletirsobre questões de compreensão leitora e como facilitálaao elaborar textos didáticos.
  • Examinaralguns procedimentos e referências pedagógicas e didáticas que contribuem para favorecer a aprendizagem mediada pelos textos didáticos.
  • Discutirnoções básicas sobre planejamento visual, enfatizando a importância da criação através da tipografia, como o tamanho, peso, estrutura e cor do tipo.
  • Apresentaras principais ferramentas de criação de impressos com a tecnologia digital.
  • Estudaralgumas ferramentas de autoria que possibilitem que o professor seja autor dos seus próprios materiais didáticos.

Metodologias de ensino:
As atividades de aprendizagem serão organizadas em uma seqüência de fases que podem repetirse uma ou mais vezes ao longo da disciplina:

Fase a: sensibilização sobre o tema usando técnicas de brainstorming, via fórum de discussão. O assunto é discutido e as idéias iniciais são apresentadas.

Fase b: fase de assimilação em que os participantes têm à sua disposição diversas fontes para a aquisição de conhecimentos necessários para trabalhar o tema proposto. Esse material é basicamente um conjunto de páginas HTML com multimídia (demonstrações, vídeos com preleções) além de textos impressos indicados como referência. Nesta fase, os participantes podem estabelecer interações com colegas e professores por fóruns de discussão, email, lista de discussão, grupos de discussão ou grupos de interesses.

Fase c: é a fase de equilíbrio. Na fase de consolidação, os participantes apresentam os resultados criados a partir do trabalho de aprendizagem individual e coletivo desenvolvido e discutemnos com os professores e colegas.

Critérios de avaliação:
A disciplina visa capacitar os participantes a:

  • Conceituar textos didáticos.
  • Caracterizar questões de gênero textual didático como gênero mediacional.
  • Identificar dimensões da aprendizagem, da compreensão de textos e da mediação pedagógica neles construída e com eles realizada.
  • Caracterizar a autoria de textos escritos como processo de construção recursivo.
  • Analisar questões de tipos e gêneros textuais como base para a noção de texto didático como gênero discursivo e ou suporte de gêneros textuais.
  • Refletir sobre questões de compreensão leitora e como facilitála ao elaborar textos didáticos.
  • Examinar alguns procedimentos e referências pedagógicas e didáticas que contribuem para favorecer a aprendizagem mediada pelos textos didáticos.
  • Discutir noções básicas sobre planejamento visual, enfatizando a importância da criação através da tipografia, como o tamanho, peso, estrutura e cor do tipo.
  • Apresentar as principais ferramentas de criação de impressos com a tecnologia digital.
  • Estudar algumas ferramentas de autoria que possibilitem que o professor seja autor dos seus próprios materiais didáticos.

Bibliografia Básica:
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
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BATISTA, Antônio Augusto Gomes. O texto escolar: uma história. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2004.
BRUER, John T. Escuelas para pensar. Una ciencia del aprendizaje en el aula. Barcelona: Ediciones Paidós,1995
BUNZEN, C. e ROJO, R. (2005) Livro didático de Língua Portuguesa como gênero do discurso: autoria e estilo. In: MARCUSCHI, E.& VAL, M. G. Costa (Orgs.) O livro didático de Língua Portuguesa ? Letramento, inclusão e cidadania. Belo Horizonte: Autêntica. [1]
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GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. A escrita e o outro: os modos de participação na construção do texto. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.
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LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva : por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1993
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