COMO USAR RAT3
A ferramenta de áudio MBONE
Janela Principal
  • Participantes
  • Ouvir
  • Falar
  • Janela Options
  • Duração
  • Codificações Principais
  • Modo
  • Criptografia
  • Outras opções
  • Hardware

    Informações Pessoais

    Janela Principal

    A janela principal é dividida em três seções:

    Na esquerda, você tem a lista de participantes que estão recebendo/enviando audio na sua sala virtual.
     Diferentemente que na ferramenta de video MBone VIC, você será listado como participante uma vez que você iniciou o RAT, não importando se você esta transmitindo audio ou não. No VIC, antes que você inicie a transmissão de video, participantes remotos não saberão que você esta conectado. De qualquer forme, o VRVS provê as imagens informativas no espaço do plano de fundo da sala virtual.

    Na direita, esta o controle de nível de volume do fone de ouvido/alto-falante com o ícone de alto-falante (para o audio entrando), e o controle de nível de volume do microfone com o ícone de microfone (para o audio saindo). Cada um desses controles tem um botão mute, uma barra de rolagem de volume volume e um medidor de potência verde. Quando pressionado, os botões mute deixam mudo o audio entrando e/ou saindo. Quando tornados mudos, os ícones sob os botões se tornarão acinzentados.

     O botão mute do microfone pode ser ligado/desligado apertando o botão direito do mouse em qualquer lugar dentro da janela principal. Isso pode ser usado como um útil modo "push-to-talk". O controle do microfone RAT esta mudo por definição. Quando você quiser falar, clique e segure o botão direito do mouse para ativar o microfone temporariamente.

     Dependendo da sua placa de som, você pode clicar no ícone de alto-falante para trocar o dispositivo de playback (e.g. Line-out, alto-falante, fone de ouvido, etc.), e clicar no ícone de microfone para trocar o dispositivo de transmissão (e.g. Microfone, Line-in, CD Audio, etc.).

    Na parte de baixo da janela estão os botões "Options", "About" e "Quit". Pressionar o botão Options traz uma nova janela com vários controles de audio. 
     

    Participantes

    O quadro da janela principal do RAT que exibe a lista de participantes. Quem estiver falando atualmente é destacado .

    Seu nome irá sempre aparecer no topo da lista. Sempre que você falar, seu nome será destacado. Clicar no nome de um participante (exceto você mesmo) irá exibir o painel de informações de estatísticas de usuário, incluindo pacotes perdidos, ferramenta de audio que a pessoa esta usando, versão da ferramenta, etc.

     

    Ouvir

    Para ouvir o que os outros estão falando, você precisa se certificar que o volume do fone de ouvido/alto-falante não esta em 0 e que o botão mute não esta pressionado. Quando o botão mute esta pressionado, o ícone (indicando um alto-falante, fone de ouvido, ou o símbolo para line out), aparece dentro de uma caixa cinza, e o audio esta mudo.

    Você pode usar a barra de baixo do alto-falante para ajustar o volume do alto-falante/fone. Quando alguém esta falando, o medidor do alto-falante/fone será ativado para mostrar o volume mais alto/baixo, e o nome de quem esta falando será destacado na janela principal.

    Verifique se sua placa de som esta funcionando. Mesmo que esteja, você deve entender que nem todas as placas de som são suportadas pelo RAT3,
    especialmente no Linux. Para ver quais tipos de placas de som são suportadas, acesse a VRVS FAQ
    . Você deve ajustar o volume do fone/speaker baseado no volume de entrada. A voz de alguém pode ser alta demais e saturar a placa de som causando uma distorção desagradável e barulho. A voz de alguém pode ser muito baixa para ser entendida. Ajuste o seu próprio volume de playback e peça aos participantes remotos problemáticos ajustarem o volume dos seus microfones. Você deve se sentir confortável para ouvir o audio entrando e ver o medidor chegar a 70-90% da barra de medição.

    Falar

    Para poder falar com outras pessoas, você precisa ativar seu microfone. Isso pode ser feito pressionando o botão mute do microfone sobre o ícone de microfone , OU "push-to-talk" -- segurando o botão direito do mouse em qualquer lugar dentro da janela principal do RAT enquanto você estiver falando. Se você esta usando fone de ouvido, você pode deixar o microfone ativado todo o tempo. Se você estiver usando speakers (sem um dispositivo de echo cancellation conectado), o microfone deve ser ativado apenas quando você quer falar.

    Você pode ajustar o volume do seu microfone com a barra. Quando você fala, o medidor não deve ir até a área vermelha no topo, pois assim o som será
    distorcido. Você precisa que outros participantes na sala virtual digam se seu volume esta configurado corretamente.

     Se o áudio de outro participante é freqüentemente interrompido, isso é geralmente devido à congestionamento de rede, ou o volume do orador
    remoto esta muito baixo. Você pode verificar se você esta recebendo perda de pacotes do participante remoto clicando no nome correspondente na lista
    de participantes da janela principal. Do seu lado, tente não mover janelas desnecessariamente para evitar os cortes de audio. Lembre-se, todas as
    ferramentas MBone de audio/video estão competindo pela mesma CPU assim como outras aplicações.

     Se outras pessoas não podem ouví-lo, verifique se seu microfone esta ativado quando você fala. O microfone é ativado quando o botão mute direito na janela de audio RAT é pressionado e o ícone do dispositivo de saída deixa de ser acinzentado.

     Quando você fala, você pode ouvir a sua voz em loop-back depois de alguns segundos. As vezes isso pode atrapalhar a conversação. Isso é porque
    algumas placas de som têm o recurso de fazer loop-back localmente com o audio do microfone. Isso pode ser evitado configurando a placa de som. Acesse a VRVS FAQ para mais detalhes.

    Janela Options
    Clicar no botão Options na janela principal traz um painel de controle, permitindo a modificação de controles RAT. Opções que não estão disponíveis estão acinzentadas.

    Se outros participantes reclamarem que seu audio continua cortando e não é por perda de pacotes, tente aumentar o volume do seu microfone e desligar o Suppress Silence. Se você desligar o silence suppression, você deve desativar seu microfone sempre que não estiver falando. Caso contrário, você estará continuamente transmitindo barulhos de fundo.

    Duração

    Seleciona a quantidade de dados de audio, em milisegundos, que é enviada em cada pacote de rede. Valores maiores resultam em um maior delay end-to-end sobre a rede, mas reduz o overhead de cabeçalho por pacote. Você não deve mudar isso. Para compatibilidade com H.323, o RAT VRVS pré-configurou este valor para 20 ms.

     

    Codificação Principal
    Determina o formato para os dados transmitidos para a rede. Os diferentes tipos de codificação usam diferentes larguras de banda.
    L16 128 kbps. Samples de 16 bit descomprimidos, com "linear spacing" entre os "sample values". 
    PCM 64 kbps. µ-law samples comprimidos de 8 bits. Isso quer dizer que o espacejamento entre os "sample values" não é constante, mas tem mais samples nos níveis de voz alta, onde o ouvido é mais sensível. O resultado é similar a usar sampling de 11 bits, mas com uma taxa de bits mais baixa. A qualidade é muito similar ao L16 (a diferença é imperceptível com a maioria das placas de som / fones de ouvido). O VRVS recomenda o formato PCM µ-law, especialmente para a configuração de salas de videoconferência.
    DVI 32 kbps. Samples de 16 bits, comprimidos para 4 bits por sample. A idéia básica é enviar o primeiro sample, e então a diferença dele para o próximo sample, e assim por diante, embora na prática não seja tão simples assim. O som é um pouco pior que PCM, mas é geralmente aceitável. Provavelmente o melhor compromisso entre requerimento de processamento e largura de banda. 
    GSM 13.2 kbps. Este é o CODEC usado em telefones móveis, e é especialmente desenvolvido para sinais de voz (ele trabalha modelando a maneira que a região vocal trabalha, portanto soa muito ruim para música). Usa bastante poder de processamento, mas funciona em uma conexão por modem.
    LPC 5.8 kbps.Ele gera uma representação sintética da fala, que soa levemente artificial. Provavelmente deve ser usado apenas como codificação secundária. 
      
    Mode
    Net mutes mike Para placas de som half duplex, sua fala será cortada sempre que você estiver recebrendo audio de outro participante. 
    Mike mutes net Para placas de som half duplex, sempre que você fala, você não pode ouvir o audio de outros participantes. 
    Full duplex Para placas de som full duplex, você pode falar e ouvir ao mesmo tempo. Essa opção é acinzentada (o texto aparece em cinza e não em preto) se ela não é suportada pela placa de som do computador.
     
    Criptografia
    Digitando uma chave e habilitando este recurso, ele irá criptografar os dados de audio usando DES. Essa criptografia é geralmente compatível com versões de criptografia do VAT.
         
    Outras Opções





    Suppress Silence  Se selecionado, periodos de silêncio dentro de uma conversação não serão transmitidos, reduzindo, portanto, o tráfego da rede. O VRVS NÃO recomenda deixar essa opção ligada
    Lecture Mode  Se selecionado, o delay de playback no receptor é aumentado. Isso resulta em melhor performance na presença de delay de rede variável, ao custo de interatividade reduzida. Isso é muito útil quando estiver ouvindo a palestras em broadcast, como diz o nome. Isso é automaticamente desligado se você começar a transmitir audio.   
        
    Hardware

    Para receber o audio, deve haver um alto-falante ou um fone de ouvido conectado à placa de som do seu computador.

    Para transmitir audio, você deve ter um microfone plugado na placa de som do seu computador.

    Para uso pessoal, VRVS recomenda fone no lugar de speakers para evitar eco local. Usando fones lhe permite escutar e falar ao mesmo tempo. Sem uso de fones, a saída do speaker pode interfererir com o microfone e causar uma avaliação desagradável. O único modo para evitar isto é qualquer um usar dispositivo de cancelamento de eco, ou trocar para áudio half duplex, que significa que você só pode falar OU pode escutar de cada vez, i.e. você não pode escutar outros quando você fala, ou você não pode falar quando você escutar. Isto é antinatural e pode causar uma conversação difícil.. Acesse as  Recomendações de Hardware VRVS para dispositivos de audio.

    Informações Pessoais

    Na primeira vez que você inicia o RAT, uma pequena janela deve aparecer onde você deve digitar seu nome e então clicar no botão Done.

    As informações serão salvas no Windows Registry ou em padrões .RTP no diretório home do Linux. O nome que você digitar irá aparecer na janela principal, e irá lhe identificar para os outros participantes na sessão. Você pode mudar seu nome a qualquer hora no campo name da janela Options . Da mesma forma, você também pode mudar seu endereço de email, número de telefone e localização. Esses detalhes estarão disponíveis para os outros participantes se eles clicarem no seu nome na janela principal.
    Para modificar todas essas informações dentro do Microsoft Windows Registry veja a nossa VRVS FAQ.

    UCL RAT 3 user guide



    Questions or Requests