Como usar o VIC
A ferramenta de vídeo MBONE
Introdução
Janela Principal
Janela de Video Maior
Janela Menu (para transmitir video)


Introdução

VIC oferece a ferramenta de vídeo MBone em uma videoconferência. Usuário pode transmitir e receber cídeo com VIC. VIC é uma ferramenta de software de codec. O computador onde for executado o VIC é que decide a performance (quantos vídeos podem rodar ao mesmo tempo sem sobrecarregar a CPU).

Quando você inicia o VIC pela primeira vez, uma caixa de diálogo irá aparecer pedindo o seu nome RTP e email. Essas informações serão salvas no registro no Windows ou padrões .RTP no diretório home no Linux. Para mudá-las no registro do Windows, acesse VRVS FAQ



 Janela Principal
Se ninguém esta enviando vídeo dentro da sala virtual, você verá a mensagem "Waiting for video..." aparecendo na janela principal do VIC.


Se não, para cada vídeo de participante você verá um painel composto por:
Um thumbnail do que essa pessoa esta enviando. Clicando com o botão da esquerda na imagem irá abrir uma janela de visualização maior da fonte correspondente.
No lado direito, um painel sobre os participantes (nome da pessoa, hostname, taxa de frames, largura de banda usada e pacotes perdidos, etc.)

Abaixo estão 3 botões: mute, color and info.
Marcar a opção " mute" faz o VIC ignorar o video do host correspondente. Você pode usar essa função para desabilitar qualquer site que você não estiver interessado e reduzir o processamento de CPU da sua máquina. É uma boa idéia marcar "mute" na sua própria transmissão em loop-back para que o processo de codificação rode mais rápido.
Note que essa opção afeta apenas seu computador local. Por exemplo, mesmo que você marque o "mute" do seu próprio vídeo em loop-back, participantes remotos ainda irão receber seu vídeo. Mesmo que você marque um dos vídeos que estiver recebendo, o vídeo continuará sendo transmitido ao seu computador. Apenas é possível economizar processamento de CPU por parar de decodificar o vídeo, mas não a largura de banda.

A opção "color" controla a disposição de cores na saída. Quando habilitada (padrão), o vídeo é exibido em cores; senão, é exibido em tons de cinza. Usar tons de cinza diminui o processamento de CPU porque a mistura de cores é custosa.
 Assim como a opção "mute", a opção "color'' afeta apenas como visualizar o vídeo de entrada (inclusive seu vídeo local em loop-back) mas não o vídeo transmitido.

Clique o menu drop-down "info" e selecione de "Site Info, RTP Stats, Decoder Stats or Decoder Control " para ver informações em tempo real sobre a rede e estatísticas da codificação de vídeo da fonte correspondente. Essas estatísticas são atualizadas em tempo real, uma vez por segundo.



Na base da janela principal do vic existem 3 botões: Menu, Help e Quit . Clicar no botão Menu irá fazer aparecer um painel de controle. Clique Help para obter uma breve ajuda do VIC.

Hot Key



 Janela de Vídeo Maior
Isto é um exemplo de uma janela de entrada de vídeo. Você pode clicar em qualquer thumbnail de vídeo para obter essa janela. Na base, existe uma pequena barra de menu com quatro botões: Decoder, Size, Modes and Dismiss .
 
O menu Decoder deve ser mantido como a configuração padrão -- "Use-VIC Software" para codec apenas de software.
 
O menu Size irá permitir a você configurar o tamanho da janela. Você pode selecionar de diferentes formatos de vídeo: QCIF(176x144), CIF(352x288), SCIF(704x576), 1/16 NTSC(160x120), 1/4 NTSC(320x240), NTSC(640x480), 1/16 PAL(192x144), 1/4 PAL(384x288), PAL(768x576)
 
O Modes muda o modo de troca da janela de vídeo. Por definição, o modo de troca está trancado, o que significa que a janela está trancada para a fonte de vídeo indicada. Você pode usar as teclas "Spacebar","Enter",",",">" ou "<" para trocar entre os vídeos dos participantes.
O botão Dismiss irá fechar a janela . Você também pode usar as teclas "q" ou "d" para sair da janela.
 
Hot Key


 Janela Menu (para transmitir video)
Esta é a janela Vic Menu. Ela é dividida em três frames principais: Transmission, Encoder/Display e Session .

 O quadro Transmission é composto por 2 botões e 3 barras. Marque Transmit para abrir o dispositivo de captura de vídeo e iniciar o envio de vídeo. Desmarque Transmit ou clique o botão Release para parar a transmissão de vídeo e liberar o dispositivo de captura (Dessa maneira, ele pode ser usado por outra aplicação caso o dispositivo necessite acesso exclusivo). Se o dispositivo não pode ser aberto (porque nenhum dispositivo de captura esta presente ou o dispositivo esta em uso por outra aplicação), uma mensagem de erro irá aparecer.

No lado direito do frame, estão os rate and quality control sliders. O primeiro slider é usado para controlar a largura de banda de transmissão. Ele vai de 1kbps a 1024kbps. O segundo é usado para controlar a taxa de frames. Ele vai de 1 a 30 fps. As taxas reais de captura e codificação são mostradas sobre os dois sliders. O último slider é chamado Quality. A melhor qualidade corresponde a 1, e a pior a 30. Cinco já é uma boa qualidade para usar.
 Quando você carrega o VIC pela primeira vez, VRVS os parametros predefinidos devem ser bons o suficiente para um cenário normal. Você pode também ajustar a largura de banda, taxa de frames e qualidade baseada na conexão específica e seu computador local.
 
O painel Encoder/Display contém controles para selecionar o tamanho da imagem de vídeo, as portas dos dispositivos, o tipo de sinal e o dispositivo. Nem todas a opções são suportadas por cada dispositivo. Na parte esquerda do frame esta o seletor Device. Depois que você instalou o dispositivo aquisitor de vídeo corretamente, você verá uma lista de dispositivos disponíveis. Por exemplo, "Microsoft WDM Image Capture (Win32)" para câmera USB, "v4l - BT878(Hauppauge (bt878))" para placa de captura Hauppauge WinTV, "X11" no Linux/Unix para permitir a você transmitir o seu desktop X11.
 
Abaixo do seletor Device estão dois botões de menu pull-down. O botão Port seleciona entre a porta de entrada analógica para o dispositivo de captura (Por examplo, um VideoPix tem duas entradas compostas e uma entrada S-Video). O botão Type seleciona o tipo de vídeo analógico, que é um destes: auto, NTSC, PAL, ou SECAM. A configuração "auto" tenta determinar o tipo de sinal da entrada atual (se o hardware suportar esse recurso).
 
O formato de codificação é sempre definido como h261. Isto é para a total compatibilidade com o protocolo obrigatório de suporte de vídeo I.T.U. H.323.
 
O botão "Tile" é usado para rearranjar os vídeos nas janelas principais.
 A mesma funcionalidade pode ser obtida com as teclas "1", "2", "3" e "4" na janela principal do VIC. Isso é muito útil quando você tem muitos vídeos em uma mesma sessão e os arranja em uma ordem bem organizada.
 
Se você precisa configurar seu dispositivo de aquisição de vídeo, marque "Configure on Transmit" e então "Transmit". VIC irá abrir duas caixas de configuração para aquisição de vídeo. O que você pode configurar nessas caixas de diálogo depende de que tipo de dispositivo você tem. As imagens abaixo são as caixas de diálogo para a câmera Philips PCVD690K USB no Windows 2000. Você pode ajustar o brilho, qualidade, resolução, etc.
 

 
 Alguns modelos de câmeras tentam enviar uma resolução mais alta que o VIC suporta. Isso causa uma pane no VIC. Você pode tentar reconfigurar a resolução para ajustar seu dispositivo de vídeo. CIF(352x288) é uma boa escolha.
 
O tamanho da imagem de vídeo é controlado selecionando formatos genéricos pequeno, ou normal. O tamanho real depende do formato de codificação e o tipo de sinal de base. Em geral, imagens H.261 são convertidas do seu tamanho de sinal para tamanho CIF 352x288 (norm) ou tamanho QCIF 176x144 (pequeno). Se um tamanho não é suportado pelo hardware de base, o botão correspondente será desabilitado.

O painel Session controla a informação de endereço da conferência, as caixas de entrada, e quaisquer outros controles de sessão.A primeira linha do painel lista o endereço numérico de IP, porta UDP da conferência, o identificador fonte RTP da instância local, e o TTL (Time To Live). Há duas caixas de entrada Name e Note. Elas podem ser usadas para mudar a sessão RTP corrente anunciada a outros sites. A caixa Key contém uma chave de sessão para criptografia, mas foi desabilitada.
 
Abaixo estão dois botões: Global Stats e Members. O botão Members abrem uma janela para mostrar todos os participantes na sessão. Essa lista inclui participantes que não estão enviando vídeo. Clicando em Global Stats, você verá algumas estatísticas da sessão RTP.

UCL VIC 2.8 user guide



Questions or Requests