RENOTE 2021-1 - Table of Contents

Gamificação no Ensino Superior em Ciência da Computação: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Felipe Augusto Feichas, Universidade Federal de Itajubá, Brazil
Rodrigo Duarte Seabra, Universidade Federal de Itajubá, Brazil
Adler Diniz de Souza, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, Brazil

Mapeamento sistemático sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de lógica de programação no Ensino Médio
Alex Lacerda Gomes Loiola, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Brazil
Francisco Kelsen de Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Brazil

SchoolGamify: uma proposta de aplicativo mobile para uso no contexto escolar
Susana Cristina dos Reis, UFSM, Brazil
Juliano Rossato Silva, Centro Universitário Franciscano, Brazil

Uso de ferramentas colaborativas por equipes em um ambiente acadêmico
Gennyson Machado, Federal University of Itajubá, Brazil
Elisa Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá, Brazil
Adriana Mattedi, Universidade Federal de Itajubá, Brazil

Comparing Different Serious Games Strategies for Teaching the SCRUM Framework
Djenane Cristina Silveira Santos, Federal University of Itajubá, Brazil
Adler Diniz de Souza, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, Brazil
Melise Veiga Paula, Universidade Federal de Itajuba, Brazil

Manipulação e visualização de superfícies quádricas por meio de modelos impressos em 3D e modelos digitais
Erika M. C. Lopes, Universidade Federal de Uberlândia, Brazil
Edson Agustini, Universidade Federal de Uberlândia, Brazil
Rosana Motta, UFU, Brazil
Arlindo José de Souza Jr, Faculdade de Matemática Universidade Federal de Uberlândia, Brazil

Ensino Remoto Emergencial de Disciplinas de Pós-graduação e o Impacto da Pandemia do COVID-19: Um Estudo de Caso
Gabriel C. Natucci, Universidade Estadual de Campinas, Brazil
Marcos Augusto Francisco Borges, Universidade Estadual de Campinas, Brazil

Computer simulations for the teaching of photoelectric effect
Reis Favero Mari Aurora, Universidade do Contestado, Brazil
Marlise Geller, Universidade Luterana do Brasil, Brazil
Agostinho Serrano, Universidade Luterana do Brasil, Brazil

Avaliação da aceitação de Tecnologias Educacionais Digitais aplicadas ao ensino-aprendizagem de matemática
João Carlos Sedraz Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Brazil
Gibran Vasconcelos, gibran.vasconcelos@ifsertao-pe.edu.br, Brazil
Luciano Sedraz Silva, Secretaria Estadual de Educação da Bahia, Brazil

Uma Análise Qualitativa sobre as Disciplinas de Fundamentos de Programação e Estrutura de Dados com Grounded Theory
Emanuel Ferreira Coutinho, Universidade Federal do Ceará (UFC), Brazil
Francisco Romes da Silva Filho, Universidade Federal do Ceará, Brazil

Política de acompanhamento de egressos do IFSP: diagnóstico e proposições de melhoria com a utilização de TICs
Alicio Rocha de Sousa Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Leonardo Ribeiro Moço Pessanha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Brazil
Aghata Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Brazil

Elos Virtuais no Ensino e Aprendizagem: a continuidade da pesquisa em meio à pandemia de COVID-19
Junior Leal do Prado, Instituto Federal de Sergipe, Brazil
Ariane Machado Palma do Prado, Universidade Federal de Sergipe, Brazil

Aplicações de uma Plataforma Didática de Controle de Nível para o Ensino na EPT
Gabriel Caldas Sardinha Almeida, Universidade Federal de Itajubá, Brazil
Gilberto Capistrano Cunha Andrade, Instituto Gnarus, Brazil

Produção de narrativas digitais através do Scratch como estratégia de pesquisa e ação para o Orientador Educacional
Claudia da Silva Gomes, IFRS, Brazil
Silvana Corbellini, UFRGS, Brazil

Análise com assistentes virtuais inteligentes: Um estudo de caso com o Google Assistente
Francisco Kelsen de Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Brazil

Laboratórios remotos e virtuais no Brasil com foco no ensino: uma Revisão Sistemática da Literatura
Ana Lucia Silva Beraldo, Universidade Federal de Sao Paulo, Brazil
Tiago Oliveira, Federal University at Sao Paulo - UNIFESP, Brazil
Denise Stringhini, Unifesp, Brazil

Objeto Digital de Aprendizagem Fundamentado em um Modelo Hierárquico para o Ensino de Segurança Alimentar às Pessoas com Deficiência Intelectual
Ezequiel Gueiber, State University of Ponta Grossa, Brazil
Guataçara Santos Junior, Universidade Tecnologia Federal do Paraná, Brazil
Rui Lopes, Polytechnic Institute of Braganca, Portugal
Simone Matos, UTFPR, Brazil

Capacitação em Tecnologias Digitais para Educação: uma ação de enfrentamento ao Ensino Remoto Emergencial na UFSM
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, UFSM, -- Select Country --
José Francisco Zavaglia Marques, UFRGS, -- Select Country --
Daniele da Rocha Schneider, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Rosiele Oliveira da Encarnação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), -- Select Country --
Silvana Zancan, ufsm, Brazil
Liziany Medeiros, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil

Mundos Virtuais como apoio ao Ensino e Aprendizagem de Engenharia de Software: Simulando a Técnica de Entrevista
Luis Henrique Carvalho Rosa, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Giliane Bernardi, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Roseclea Medina, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil

Investigação sobre a Produção de Sinais em LIBRAS: uma Revisão Sistemática de Literatura em Glossários Técnicos
Rafael Pinto Granada, Universidade Federal do Rio Grande, Brazil
Regina Barwaldt, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Brazil
Luiz Oscar Homann de Topin, Universidade Federal do Rio Grande, Brazil

Panorama do uso de ambientes virtuais na Educação Profissional e Tecnológica
Claudia S. Barin, UFSM, Brazil
Jairo Manzoni Rodrigues, Fisma, Brazil
Adriana Cordenonsi, IFRO, Brazil
Tainan Garcia, FISMA, Brazil
Fernando Menegatti, UFSM, Brazil
Gabriela Saldanha, UFSM, Brazil

Revisão de Literatura Sobre o Uso da Realidade Aumentada no Ensino de Química
Alex Eder da Rocha Mazzuco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brazil
Aliane Loureiro Krassmann, Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Brazil
Ederson Bastiani, Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, Brazil
Eliseo Reategui, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Restrição de Tempo afeta na Experiência de Fluxo e no Ensino de Literatura? Estudo Experimental e Análises no Kahoot!
Deise Lacerda Paiva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brazil
Geiser Chalco, University of São Paulo, Brazil
Ig Ilbert, ULCG, Brazil
Seiji Isotani, Universidade de São Paulo, Brazil

A CULTURA KAINGANG E O SCRATCH NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO
Agner Lopes Bitencourt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Emanoel Gil Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

GAMIFICANDO O ENSINO DA LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA DE JOGABILIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COM O JOGO CREALIT
Daniel Everson da Silva Andrade, IFPB, Brazil
Francisco Kelsen de Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Brazil
Josilene Almeida Brito, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Sertão Pernambucano., Brazil

A PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA POR TECNOLOGIAS E APLICATIVO DIGITAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Claudia Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Ana Paula Rodrigues Machado, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil

Uma arquitetura pedagógica para educação à distância sobre prevenção e manejo em acidentes do trabalho com material biológico
Fabiana Feijo Costa, Universidade Federal de Ciencias da Saude de Porto Alegre, Brazil
Sílvio César Cazella, UFCSPA, Brazil
Márcia Rosa Costa, UFCSPA, Brazil

Tecnologias no trabalho docente: um olhar para o processo cognitivo de construção de estratégias pedagógicas
Ana Beatriz Michels, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Rosane Aragón, FACED/UFRGS, Brazil
Angela de Moura Ferreira Danilevicz, Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil

Análise e predição de evasão dos alunos do curso de Graduação em Sistemas de Informação por meio da mineração de dados educacionais
Edson Noetzold, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Solange de L. Pertile, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil

A gestão escolar na promoção da inovação pedagógica: percepções de pesquisadores em educação
Josiane Carolina S. Ramos Procasko, IFRS, Brazil
Lucia Maria Martins Giraffa, PUC-RS, Brazil

Effectiveness of an educational game-based intervention for enhancing nutritional knowledge of elementary school students
Lucas Florêncio de Brito, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Brazil
Ricardo Argenton Ramos, Universdade Federal do Vale do São Francisco, Brazil
Rodrigo Ramos, UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Brazil
Jaelson F. B. Castro, UFPE, Brazil
João Araújo, Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Robótica Educacional e Formação de Professores: uma revisão sistemática da literatura
João Joaquim de Freitas Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brazil
Silvia de Castro Bertagnolli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brazil

Reflexões, Aprendizados e Experiências com o Ensino Remoto de alunos da Computação e Engenharias
Graziela Ferreira Guarda, Universidade Federal Fluminense, Brazil
Sandro M. Rezende, Universidade Federal Fluminense, Brazil
Sérgio Crespo C. S. Pinto, Universidade Federal Fluminense UFF, Brazil

Sisen - Sistema Computacional baseado na Teoria das Inteligências Múltiplas e nos Estilos de Aprendizagem para Auxiliar os Processos de Ensino-Aprendizagem
Deborah Godoy Martins Corrêa, Universidade Federal de São Paulo, Brazil
Bruno Corrêa, Universidade Federal de São Carlos, Brazil
Tiago Oliveira, Federal University at Sao Paulo - UNIFESP, Brazil
Denise Stringhini, Unifesp, Brazil

Mineração de Dados da Educação Básica Brasileira Usando as Bases do INEP: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Raimundo de Castro Soares, Universidade Federal do Maranhão, Brazil
Nelson Weber Neto, UFMA, Brazil
Luciano R. Coutinho, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Brazil
Davi Viana, Universidade Federal do Maranhão, Brazil
Francisco Jose Silva, UFMA, Brazil
Ariel Soares Teles, Instituto Federal do Maranhão, Brazil

ATIVA: Um Ambiente Virtual para Apoiar o Ensino e Aprendizagem de Aluno com Deficiência Intelectual
Vinicius Schultz Garcia da Luz, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa, Brazil
Simone Matos, UTFPR, Brazil
Helyane Bronoski Borges, Universidade Tecnologica Federal do Parana, Brazil
Paulo Victor Rios Pinto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brazil

Construção de um quadro-cristal para aplicação em ambientes híbridos de ensino tecnológico
José Giovanni Leite Brito, INSTITUTO FEDERAL DE BRASILIA, Brazil
Thiago Viana de Freitas, Instituto Federal de Brasília, Brazil
Fernando Luiz Conceição Alves, Secretaria de Educação - Goiás, Brazil

Desenvolvimento de um Laboratório Remoto de FPGA: Indo em Direção a um Laboratório Híbrido
João Pedro Ballerini Bruno, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Brazil
Tiago Oliveira, Federal University at Sao Paulo - UNIFESP, Brazil
André Marcorin de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo, Brazil

Entre a proposta docente e a percepção discente: reflexões sobre a tomada de consciência para o desenvolvimento do raciocínio espacial
Luciana Sandrini Rocha, Instituto Federal Sul-rio-grandense, Brazil
Adriane Borda, Universidade Federal de Pelotas, Brazil
Marcia Notare, UFRGS, Brazil
Luisa R. F. Dalla Vecchia, Universidade Federal de Pelotas, Brazil

Educação e Tecnologias aplicadas ao ensino profissional e tecnológico: relato de experiência docente no Mestrado ProfEPT
Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Brazil
Nemesio Freitas Duarte Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Brazil

Um Mapeamento Sistemático sobre o Ensino e Aprendizagem de Programação
Thiago Reis Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, Brazil
Lívio Kayky Da Silva Sousa, IFMA Campus São João dos Patos, -- Select Country --
Italo Silva Barros, IFMA- Campus São João dos Patos, Brazil
Apollo Lopes Damasceno Sá Lopes Damasceno Sá, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Brazil
Eduardo Aranha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
Mike Christian Sousa Araujo, Instituto Federal do Piauí, Brazil
Fhillipi Silva, Universidade Estadual Piauí - UESPI, Brazil

Experimentos Virtuais no Ensino de Física: Uma pesquisa sobre a percepção dos docentes.
Thiago Nunes Cestari, Instituto Federal Farroupilha, Brazil
Patrícia F. da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Marcio Gabriel dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Miguel Perez, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, -- Select Country --
Liane Margarida Rockenbach Tarouco, UFRGS, Brazil

Visualização espacial no Ensino Fundamental: rotações no GeoGebra
Daniele Vargas Oliveira Vargas Oliveira, UFRGS, Brazil
Vandoir Stormowski, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Modelo Pedagógico ML-SAI: Reflexões Sobre o Uso de Recursos Tecnológicos Durante a Pandemia de Covid-19
Ernane Martins, Instituto Federal de Goiás, Brazil
Luís Gouveia, Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Pensamento computacional e formação de professores da educação básica: uma revisão da literatura
Claudia da Silva Gomes, IFRS, Brazil
Rodrigo Prestes Machado, Universidade Católica de Pelotas, Brazil
Karen Selbach Borges, IFRS - Campus Porto Alegre, Brazil

Estratégias pedagógicas no ensino remoto: possibilidades para diminuir a exclusão digital
Anna Helena Silveira Sonego, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Jozelina Silva da Silva Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Patricia Alejandra Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Aspectos de Qualidade em Jogos Sérios Digitais
Mateus Augusto Sousa e Silva, Universidade de Brasília, Brazil
André Barros de Sales, Universidade de Brasília, Brazil
Fabiana Freitas Mendes, Universidade de Brasília, Brazil

Rota de Ada: Desenvolvimento de um Jogo para Ensino de Atributos de Usabilidade utilizando Metodologias de Design
Flávia Costa de Carvalho, UFMA, Brazil
Luã Santiago Saunders, Universidade Federal do Maranhão, Brazil
Sebastião Henrique Santos, Universidade de São Paulo, Brazil
Yandson de Jesus Saraiva Costa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Brazil
André Leonardo Demaison, Universidade Federal do Maranhão, Brazil
Davi Viana, Universidade Federal do Maranhão, Brazil
Luis Rivero, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Brazil

Características e potencialidades de jogos digitais para a estimulação cognitiva de idosos
Maria de Fátima Dórea Luciano, Universidade do Estado da Bahia, Brazil
Larissa de Carvalho Cerqueira, Universidade do Estado da Bahia, Brazil
Jéssica Vieira Santana Pereira, Universidade do Estado da Bahia, Brazil
Camila Bonfim, State University of Bahia (UNEB), Brazil

Desenvolvimento de Uma Aplicação Educativa para o Ensino de Rotinas Diárias e Quebra de Rotinas a Crianças Autistas
Aurea Hiléia Melo, Universidade do Estado Amazonas - UEA, Brazil
Victor Lima, Uea, Brazil
Carla Oran Fonseca Souza, Centro Universitário do Norte, Brazil
Rhayssa Castro, Bycoders, Brazil
Giovanna Teodoro, Uea, Brazil
Raimundo da Silva Barreto, Universidade Federal do Amazonas, Brazil
Luis Rivero, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Brazil

The Maze application: a tool for English lexicon and phonetic practice mediated by semiotic resources
Enio Tavares, Federal Institute of Education and Technology at Sertão Pernambucano, Brasil
Alan Laurentino Dias, IECOM,Brasil
Renata Fonseca Lima da Fonte, Unicap,Brasil
Francisco Madeiro Bernardino Junior, Unicap,Brasil

MHEALTH: Ferramenta educativa eficaz para controle glicêmico em pacientes diabéticos?
Edith Monielyck Mendonca Batista, UERJ, Brazil
Márcia Rendeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil

Uma abordagem lúdica no ensino de Pensamento Computacional para crianças
Renata Silva, IF SERTÃO PE - Campus Petrolina, Brazil
Danielle J S Martins, IF Sertão PE - Campus Petrolina, Brazil
Fábio Cristiano, Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertão, Brazil
Josilene Almeida Brito, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Sertão Pernambucano., Brazil

Análise da construção de modelos de preditivos sob a perspectiva de indicadores de evasão
Patricia Mariotto Mozzaquatro, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Leo Natan Paschoal, University of São Paulo, Brazil
Sandro Sawicki, UNIJUI, Brazil
Rafael Zancan Frantz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brazil
Fabrícia Roos-Frantz, Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brazil

Atividade de Programação com Crianças de 4-6 anos: a construção da noção de algoritmo
Cristiane Pelisolli Cabral, PPGEDU/UFRGS, Brazil
Rosane Aragón, UFRGS, Brazil
Alexandre da Silva Simões, UNESP - Universidade Estadual Paulista, Brazil

Uma Abordagem Interdisciplinar para o Pensamento Computacional no Ensino Fundamental
Crediné Silva de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Alberto Castro, Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Brazil

Método GADIUS: planejando e desenvolvendo gamificação adaptativa de forma dinâmica
Vinícius Lopes, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Roseclea D. Medina, UFSM, Brazil
Giliane Bernardi, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Felipe Becker Nunes, Antonio Meneghetti Faculdade, Brazil