RENOTE-2023-2 - Artigos selecionados

Comparative analysis of regression models applied to school dropout: A systematic review of the literature
João Antonio da Silva Lima, Universidade de Pernambuco, Brazil
Roberta Andrade de Araújo Fagundes, Universidade de Pernambuco, Brazil

Predição de Desempenho em Língua Portuguesa de Estudantes do Ensino Fundamental: Um Estudo de Caso em Sergipe
Renê Pereira de Gusmão, Universidade Federal de Sergipe, Brazil
Cleonides Gusmão, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
Mellany Linhares, Federal University of Sergipe, Brazil

Move Note: Ferramenta Interativa 2D para Suporte à Composição Coreográfica
Iago Felicio Dornelas, Federal University of tajuba, Brazil
Rodrigo Duarte Seabra, Universidade Federal de Itajubá, Brazil

GeoMemory: Jogo Digital de Memória para o Estudo de Formas Geométricas
Vítor Ramos de Carvalho, Universidade Federal de Itajubá, Brazil
Phyllipe Lima, Universidade Federal de Itajubá, Brazil
Heloisa Silva, UTFPR, Brazil
Rodrigo Duarte Seabra, Universidade Federal de Itajubá, Brazil
Renato Francisco Merli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brazil

Produção de Kit de Robótica Educacional para o Componente Curricular Ciências: perspectiva para mobilizar competências e habilidades no âmbito da BNCC
Jarles T. Gomes Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
Aquiles M.F Burlamaqui, UFRN, Brazil
Akynara Aglaé Rodrigues San Burlamaqui, UFRN, Brazil
Joedma Graciene Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil

Kits Educacionais de FPGA: Solução Tecno-Pedagógica visando a Redução de Desgaste dos Periféricos de Entrada e a Diminuição na Propagação de Doenças Transmissíveis por Contato
Gabriel Kenji de Almeida, Universidade Federal de São Paulo, Brazil
Tiago Oliveira, Federal University at Sao Paulo - UNIFESP, Brazil
Lauro Paulo Silva Neto, UNIFESP, Brazil

O Wordwall como ferramenta gamificada auxiliar no ensino da disciplina de Manejo Agroecológico de Plantas Cultivadas do Curso Técnico Integrado de Agroecologia
Luciana Rocha Antunes de Paiva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brazil
Cristiano Pitangui, Universidade Federal de São João Del Rei, Brazil
Luciana Assis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brazil
Cinthya Rocha Tameirão, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, -- Select Country --
Alessandro Vivas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brazil

SCIENCE: Um software baseado em ontologia para apoiar a utilização de Robótica Educacional
Silvio Roberto Fernandes - Universidade Federal Rural do Semi-Árrido
Daniel Deyson Nunes Passos - Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Vinicius Sales da Silveira - Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Paulo Gabriel Gadelha Queiroz - Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Cultura digital: Visões da linha de frente da sala de aula
Luciana A. Teixeira, Fundação Oswaldo Cruz, Brazil
Maria de Fátima Oliveira, UniFOA, Brazil

O Uso de Chatbots no Contexto da Aprendizagem Baseada em Problemas na formação inicial de professores
Tatyane Caruso Fernandes, Instituto Federal do Paraná, Brazil

A Serious Game for Students with Math Learning Difficulties: Co-design-based Development and User Experience Evaluation Study
Rodson Regi de Sousa Correia, Federal Institute of Maranhão, Brazil
José Diogenes da Silva Ferreira, Federal University of Delta do Parnaíba, Brazil
Silmar Teixeira, Universidade Federal do Piauí, Brazil
Ariel Soares Teles, Instituto Federal do Maranhão, Brazil

A Systematic Review of Facial Detection and Expression Recognition in Groups of People
Felipe Zago Canal, Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá, Brazil
Dennis P. Paz Lopez, UFSC, Ecuador
Eliane Pozzebon, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Antonio Carlos Sobieranski, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil

Digital Tools for Interactive Learning: A Systematic Mapping
Isabel Cristina Torrens, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brazil
Renan Auer, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brazil
Danilo Francisco Pereira Souza, Universidade Tecnologica Federal do Paraná, -- Select Country --
Simone Nasser Matos, UTFPR, Brazil
Helyane Bronoski Borges, Universidade Tecnologica Federal do Parana, Brazil

LEARNING ANALYTICS E ACADEMIC ANALYTICS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COMO PARADIGMA PARA A GESTÃO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA
André T. Campos, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brazil
Regina Célia Bueno da Fonseca, Instituto Federal de Goiás, Brazil

União de Dados por Clusterização para Construção de Modelos de Predição de Evasão
Cledjan T. Costa, Universidade Federal do Piauí, Brazil
Maurílio Lacerda Leonel Júnior, Universidade Federal do Piauí, Brazil
Andre Macedo Santana, UFPI, Brazil

A Aplicação de Podcasts como Tecnologia de Apoio ao Ensino em Sala de Aula: Um Relato de Experiência no Contexto de Ensino de Engenharia de Software
Rodrigo Feitosa, UFMA, Brazil
Eduarda Chagas, UFMA, Brazil
Carlos Eduardo Portela Serra de Castro, UFMA, Brazil
Kennedy Nunes, UFMA, Brazil
Ivana Márcia O. Maia, IFMA, Brazil
Anselmo Paiva, UFMA, Brazil
Davi Viana, Universidade Federal do Maranhão, Brazil
Luis Rivero, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Brazil

Explorando a Convergência entre IoT e Jogos na Educação: Um Mapeamento Sistemático
Sergio Santos Silva Filho, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso, Brazil
Joice Lee Otsuka, Universidade Federal de São Carlos, Brazil
Delano Medeiros Beder, Federal University of São Carlos, Brazil
Natália Tripolone Tangerino Silva, UNEMAT, Brazil
Maria Gláucia Dourado Furquim, IFGoiano, Brazil
Daniela Cabral de Oliveira, UNEMAT, Brazil
Ubirajara Martin Coelho, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Brazil
Wesley Barbosa Thereza, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Brazil

Incorporando uma abordagem para avaliação de habilidades cognitivas em um Sistema Tutor Inteligente
Arcanjo Miguel Mota Lopes, Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Brazil
José Francisco Magalhães Netto, Universidade Federal do Amazonas, Brazil

MOOC com Práticas Pedagógicas de Pensamento Computacional para Professores de Ciências
Jadson do Prado Rafalski, Instituto Federal do Espírito Santo, Brazil
Márcia Gonçalves Oliveira, Instituto Federal do Espírito Santo, Brazil
Aline Pinto Amorim, Educimat – IFES, Brasil
Vanessa Battestin, Educimat – IFES, Brasil

Pensamento Computacional na Programação Introdutória e Habilidades do Século XXI: Um Mapeamento Sistemático da Literatura
Katyeudo Karlos de Sousa Oliveira, Universidade de São Paulo, Brazil
Anderson S. Marcolino, Universidade Federal do Paraná, Brazil
William Simão de Deus, Universidade de São Paulo, Brazil
Taciana Pontual Falcão, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brazil
Ellen Francine Barbosa, ICMC-USP, Brazil

Explorando a Realidade Aumentada do Curso Avançado de Aviação do Exército Brasileiro
Rafael Acioli de Andrade, Universidade Federal de São Paulo, Brazil
Ezequiel Roberto Zorzal, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brazil

Forecasting the performance of early childhood education childrens through a game-based learning approach
Gabriel Silva, Universidade de Pernambuco, Brazil
Rodrigo Lins Rodrigues, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brazil
Américo Amorim, Escribo Educação para o Aprendizado, Algeria
Amadeu Campos Filho, Medical Science Center, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brazil

AURORA: Um modelo de Inteligência Artificial para Mediação de Atividades Educacionais
Jorge Eduardo Mansur Serzedello, Observatório Nacional,  Brasil
Paulo Victor Rodrigues de Carvalho, UFRJ, Brasil
Ana Paula Legey, Unicarioca, Brasil
Antônio Carlos de Abreu Mól, IEN, Brasil

Conceptual framework proposal based on a new taxonomy for Blended Learning: an approach to enhance and modernize education
Franciely Moreira, IFTM, -- Select Country --
Danielli Araújo Lima, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Brazil

Pensamento Computacional no Contexto da Educação Brasileira: um Mapeamento Sistemático da Literatura nos diferentes Níveis de Ensino
Antonio Rege, Instituto Federal do Acre, Brazil
Luciana Cardoso de Castro Salgado, UFF, Brazil
José Viterbo, UFF, Brazil

Tinkercad: Um objeto-para-pensar-junto na Perspectiva de uma Metodologia Ativa
Eduardo Meliga Pompermayer, IFRS - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brazil
Marcus Basso, UFRGS, Brazil

Ambientes virtuais, preservação da memória e resistência cultural: Um estudo de caso com o Museu do Cangaço
Luís G.P. Melquiades, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, Brazil
Pedro Caetano Araújo, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, Brazil
Pedro Correia Neto, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, Brazil
Sandino Lamarca, Fundação Cabras de Lampião, Brazil
Igor Medeiros Vanderlei, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, Brazil
Rodrigo Rocha, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, Brazil
Daliton da Silva, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, Brazil
Jean Carlos Teixeira de Araujo, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, Brazil

O uso de ferramentas tecnológicas e o estudo das bases conceituais da educação profissional e tecnológica: intersecções entre teoria e prática no Mestrado ProfEPT
Nemesio Freitas Duarte Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Brazil
Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Brazil

Desonestidade Acadêmica em MOOCs que utilizam Avaliações Baseadas no Envio de Imagens
Gilson Saturnino dos Santos, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Brazil
Gabriela Perry, UFRGS, Brazil

Desafios e Percepções sobre Acessibilidade em Ambientes de Desenvolvimento Integrado
Eliana Zen, Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul, Brazil
Vinícius Kruger da Costa, Instituto Federal Sul-riograndense; Universidade Federal de Pelotas, Brazil
Tatiana Aires Tavares, Universidade Federal de Pelotas, Brazil

Gamificação como recurso para aprimorar o ensino de lógica de programação em cursos de computação no ensino superior: uma revisão sistemática
Viviane Almeida dos Santos, Universidade Federal do Pará - UFPA, Brazil
Maria Beatriz de Oliveira Castro, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará, Brazil

Estratégia de Ensino Utilizando Aprendizagem Baseada em Problemas, Avaliação por Pares e Rubricas: Indo em Direção a um Aprendizado Baseado no Paradigma de Divisão e Conquista
Tiago Oliveira, Federal University at Sao Paulo - UNIFESP, Brazil
Denise Stringhini, Unifesp, Brazil
Lauro Paulo Silva Neto, UNIFESP, Brazil

Automated Retrieval of Scientific Documents through Teaching Plan Analysis
Flávio Izo, Instituto Federal do Espírito Santo, Brazil
Elias Oliveira, Universidade Federal do Espirito Santo, Brazil

Uma Abordagem de Sistema de Tutoria Inteligente para Cooperação com a Atuação de Tutores Humanos
Aluisio José Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, Brazil
Alex Sandro Gomes, Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
Tiago Thompsen Primo, Universidade Federal de Pelotas, Brazil

Checklist para Avaliação de Aceitabilidade de Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Termos da Usabilidade
Anderson Lopes, UFMA, Brazil
Gabriel Oliveira, UFMA, Brazil
José Melo, UFMA, Brazil
Rui Serra, UFMA, Brazil
Arthur Passos, UFMA, Brazil
Kennedy Nunes, UFMA, Brazil
Davi Viana, Universidade Federal do Maranhão, Brazil
Luis Rivero, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Brazil

Arquitetura Pedagógica de Projeto de Aprendizagem: uma estratégia para promover a tomada de consciência sobre o uso das tecnologias digitais na educação
CINTIA LAUTERT, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Brazil
Rosane Aragón, UFRGS, Brazil

Analíticas de Aprendizagem na Gestão do Ensino Fundamental: Um Estudo de Caso sobre as Necessidades de Visualizações de Dados dos Gestores Municipais
Rogério de Camargo Cortina, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, Brazil
Andrea Sabedra Bordin, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Cristian Cechinel, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil

Arquitetura Pedagógica Baseada no Pensamento Computacional para a Compreensão do Problema & Portfólio de Aprendizagem
Francisco Xavier da Silva, Instituto Federal de ciência Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Campus Coxim, Brazil
Crediné Silva de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Alberto Castro, Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Brazil

Desenvolvendo Padrões de Design Específicos para o Design de Interfaces de Usuário para Dashboards de Monitoramento e Gestão de Ensino
Kennedy Nunes, UFMA, Brazil
Arthur Passos, UFMA, Brazil
Osvaldo Junior, Universidade Federal do Maranhão, Brazil
João Marcelo Abreu Machado, Universidade federal do Maranhão, Brazil
Humberto Oliveira Serra, Universidade Federal do Maranhão, Brazil
Luís Enrique Rivero Cabrejos, Universidade Federal do Maranhão, Brazil
Davi Viana, Universidade Federal do Maranhão, Brazil
Carlos Castro, UFMA, Brazil

Uso de Aprendizado de Maquina em Fóruns de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Uma Revisão Sistemática de Literatura
Francisco Romes da Silva Filho, Universidade Federal do Ceará, Brazil
Rafael Augusto Ferreira do Carmo, Universidade Federal do Ceará, Brazil
Gabriel A. L. Paillard, Universidade Federal do Ceará, Brazil
Ernesto Trajano de Lima, Universidade Federal do Ceará, Brazil

Reconhecimento automático de caracteres Braille
Roberto Pereira do Nascimento, Universidade Federal do Oeste do Pará, Brazil
Josivan Rodrigues Reis, Universidade Federal do Oeste do Pará, Brazil
Lorenzo Alberto de Figueiredo Aragão, Universidade Federal do Oeste do Pará, -- Select Country --
Arthur Silva Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Regina Heidrich, Universidade Feevale, Brazil
Dante Augusto Couto Barone, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Brazil

Um Estudo de Caso sobre a Criação de Vídeos para o YouTube voltados ao Ensino de Redes de Computadores
Ricardo Tombesi Macedo, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Susana Cristina dos Reis, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Raul Ceretta Nunes, Federal University of Santa Maria, Brazil

Design de Jogos Colaborativos que incluem pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Rhana O. P. Oresotu, Universidade Federal de São Carlos, Brazil
Delano Medeiros Beder, Federal University of São Carlos, Brazil
Joice Lee Otsuka, Universidade Federal de São Carlos, Brazil

Matemática Dinâmica e Arte: uma proposta com projeção ortogonal para o desenvolvimento da visualização espacial
Lucas Retore, UFRGS, Brazil
Marcia Notare, UFRGS, Brazil

Application of classification algorithms to predict school dropout
João Antonio da Silva Lima, Universidade de Pernambuco, Brazil
Caio Emanoel serpa lopes Lopes, Universidade de Pernambuco, Brazil
Roberta Andrade de Araújo Fagundes, Universidade de Pernambuco, Brazil

A Analítica da Escrita para Identificação de Indicadores de Qualidade Textual
Eliseo Reategui, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Ricardo Radaelli, UFSM, Brazil
Marcio Bigolin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas,, Brazil
Regina Motz, Universidad de la República, Uruguay
Augusto Weiand, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Descoberta de Conhecimento em Base de Dados de Cursos de Pós-Graduação do UNA-SUS/UFCSPA para Identificação de Fatores que Contribuem na Reintegração dos Alunos
Felipe Christmann, UFCSPA, Brazil
Alessandra Dahmer, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Brazil

Uso da Robótica na Aprendizagem de Algoritmos com base na Teoria da Carga Cognitiva e na Interação Humano-Computador
Jacqueline Cristina Teixeira do Rosário, Universidade Federal do Pará, Brazil
Phelipe Dias Feio, Universidade Federal do Pará, Brazil
Marcelle Pereira Mota, Universidade Federal do Pará, Brazil

O Professor na Cultura Digital: olhares dos licenciandos de Pedagogia sobre o uso do celular em sua futura prática pedagógica
Elzicleia Tavares Santos, Universidade do Estado da Bahia, Brazil

SCRUM como Metodologia Ágil para o Desenvolvimento de Software Educativo: um relato de experiência
José Vinícius Vieira Lima, Universidade de Pernambuco, Brazil