RENOTE-2024-1 - Table of Contents

Panorama do Pensamento Computacional no Ensino Médio: uma Revisão Sistemática da Literatura
Edson Caio Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
Kleber Tavares Fernandes, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Brazil

PC Transit: Jogo Mobile para Estimular o Desenvolvimento do Pensamento Computacional
Anderson Rupolo Tolfo, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS, Brazil
Sidnei Renato Silveira, Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS/UFSM, Brazil

Análise da Diversão Percebida em um Jogo Sério para Matemática Básica
Diego Fellipe Tondorf, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, Brazil
Marcelo da Silva Hounsell, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, Brazil
Vanessa Andrade Pereira, UNIFESP, Brazil

Análise do Perfil Profissional de Egressos de Cursos de Tecnologia da Informação: Um estudo de caso na (oculto)
Leonardo Marques, Universidade Estadual do Ceará, Brazil
Bruno Torres, Universidade Federal do Ceará, Brazil
Carlos Alexandre Morais Silva, Universidade Federal do Ceará, Brazil

O Storytelling como Ferramenta de Modelagem para o Desenvolvimento de Jogos Sérios Orientados a Métodos Profiláticos na Rede Pública de Ensino
Jociele De abreu Da Silva, Universidade Federal do Maranhao, Brazil
Eraclito de Souza Argolo, Universidade Federal do Maranhao, Brazil

Um Mapeamento da Literatura sobre o Uso de Jogos Sérios na Construção do Pensamento Computacional Paralelo
Josivaldo de Souza Araujo, Universidade Federal do Para, Brazil
Marcos Rodrigo Saavedra, Federal University of Pará, Brazil
LUAN Quadros, Universidade Federal do Pará, -- Select Country --
Thais Quaresma, Universidade Federal do Pará(UFPA), -- Select Country --

Gamified learning tools and technology in education: a systematic exploration study of programming tools during the pandemic
Fernanda Adorno Martins, IFTM Uberaba, Brazil
Danielli Araújo Lima, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Brazil

CINCO CRÍTICAS AOS FENÔMENOS DAS ?VIDEOAULAS? DO YOUTUBE E DOS ?PROFESSORES YOUTUBERS?
Maria Eduarda Melo, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Matheus Schmitt, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil

TORNEIO DE ROBÓTICA DA EJA: DESPERTANDO INTERESSES E OPORTUNIZANDO A APRENDIZAGEM PRÁTICA
Fernanda Costa Arusievicz, UFRGS, Brazil
André Raabe, Universidade do Vale do Itajaí, Brazil
Cassiano Miglia Vacca, UCS, Brazil

Ferramentas Visuais para o Estudo de Análise de Dados: Um Mapeamento Sistemático
José Antônio Bellato Fonseca, Federal University of Itajubá, Brazil
Rodrigo Duarte Seabra, Universidade Federal de Itajubá, Brazil

ACESSO À APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ITALIANA: uma investigação sobre o cenário brasileiro de cursos digitais
Tatiane Sbardellotto Veronese, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Alexandra Lorandi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Explicabilidade dos modelos de aprendizado de máquina no cenário educacional: uma revisão sistemática
Francisco da Conceição Silva, Insstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, Brazil
Andre Macedo Santana, UFPI, Brazil

O Mecanismo da Abstração Reflexionante na Construção do Conceito do Princípio Fundamental da Contagem por meio do CmapTools
Margarete Farias Medeiros, Instituto Federal Catarinense , Brazil
Alisson de Souza Jesuino, Instituto Federal Catarinense, Brazil
Alessandro Bagatini, Colégio Militar de Porto Alegre, Brazil
Carla Margarete Ferreira d Santos, Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio, Brazil
Débora Valletta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Análise de Trabalhos de Conclusão de Curso utilizando Técnicas de Processamento de Linguagem Natural
Ricardo Radaelli, IFSul, Brazil
Eliseo Reategui, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Regina Motz, Universidad de la República, Uruguay

Arquitetura Pedagógica Baseada no Pensamento Computacional para a Resolução Cooperativa de Problemas
Francisco Xavier da Silva, Instituto Federal de ciência Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Campus Coxim, Brazil
Crediné Silva de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Alberto Castro, Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Brazil

Incentivo à inserção feminina na computação: Um relato de experiência sobre o projeto Macuxi Digital
Marcelo Henrique Oliveira Henklain, Universidade Federal de Roraima, Brazil
Marcelle Urquiza, UFFR, Brazil
Felipe Lobo, Federal University of Roraima, Brazil
Acauan Cardoso Ribeiro, Federal University of Roraima, Brazil
Luciano F.S. Ferreira Silva, Universidade Federal de Roraima, Brazil
Yaritza Barreto, UFRR, Brazil
Natália Ribeiro de Almada, UFRR, Brazil
Shelly da Costa Leal, UFRR, Brazil

Desenvolvimento e Avaliação do Time Explorer - Gerenciador de Jogos de Linha do Tempo Educacional
Giliane Bernardi, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Andre Zanki Cordenonsi, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Gustavo Sebastião Kessler, Universidade Federal Santa Maria, Brazil

SQLand - Aprendendo SQL com Suporte de Um Jogo Digital Educacional
Gabriel Jansen, UNIRIO, Brazil
Renan Madeiro Hatherly, UNIRIO, Brazil
Tadeu Moreira de Classe, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Eduardo Gomes de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brazil

Cyberbullying detection - A Systematic Literature Review of AI-Based Solutions
Raquel Moreira Machado Fernandes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil
Luiz Fernando Rust da Costa Carmo, Inmetro, Brazil
Claudia Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil

A tutoria mediada pelas tecnologias digitais no Projeto Saúde com Agente
Isolete Lindemann, Selima e Oto Wolfart, Brazil
Rosane Aragón, FACED/UFRGS, Brazil

ATIVIDADES DO TIPO CAIXA-PRETA NO GEOGEBRA: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DAS MODALIDADES DO ARRASTAR E FUNÇÕES DA VARIAÇÃO
Marcia Notare, UFRGS, Brazil
Robson Hessler, UFRGS, -- Select Country --

A competência socioafetiva empatia de estudantes em um ambiente virtual de aprendizagem
Magalí Teresinha Longhi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Patricia Alejandra Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Leticia Rocha Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Classificação de vídeos educacionais do YouTube por níveis de ensino utilizando comentários: uma abordagem experimental.
Cristiano Pitangui, Universidade Federal de São João Del-Rei, Brazil
Catrine dos Santos Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei, -- Select Country --
Henrique Carlos Fonte Boa Carvalho, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brazil
Alessandro Vivas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brazil
Luciana Assis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brazil
Fabiano Azevedo Dorça, Universidade Federal de Uberlândia, Brazil

Inteligência artificial: panorama da produção científica no contexto educacional
Claudia S. Barin, UFSM, Brazil
Ricardo Ellensohn, Unipampa, Brazil

PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Bruno Barboza dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brazil
Taciana Pontual Falcão, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brazil

Impacto do uso do Arduino sobre a motivação estudantil: Resultados de uma intervenção didático-pedagógica no ensino da Física.
Diogo Chitolina, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Brazil
Paulo José Sena dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil

Aplicação do Jogo MemoLetrando: um estudo de caso com pessoas deficientes intelectuais
Maria Izabel Scudlarek do Nascimento, UTFPR, -- Select Country --
Lucas Paris, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brazil
Rafael L. F. Campos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brazil
Simone Nasser Matos, UTFPR, Brazil
Helyane Bronoski Borges, Universidade Tecnologica Federal do Parana, Brazil
Isabel Cristina Torrens, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brazil

Design Thinking e abordagem STEAM: análise de uma sequência didática para a programação de jogos digitais
Alana Della Giustina Salami, Universidade de Caxias do Sul, Brazil
Elisa Boff, Universidade de Caxias do Sul, Brazil
Fernanda Miotto, Universidade de Caxias do Sul, Brazil

Exploring the Applications and Impacts of Voice Assistants: A Comprehensive Review Focused on Education and Academic Services
Francismar Nascimento da Silva, Unifesp, Brazil
Regina Celia Coelho, Federal University of São Paulo, Brazil
Walfran Rocha Vieira Carvalh de Araújo, Federal University of São Paulo UNIFESP, Brazil
Carlos Marcelo Gurjão de Godoy, Universidade Federal de São Paulo, Brazil

Gamiefects 2.0: Um framework para avaliar aprendizagem a partir do uso da gamificação
Maria Rita Oliveira Barnaski, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Roseclea Medina, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil

Ferramentas para o design da formação docente na Educação de Jovens e Adultos em Pensamento Computacional
Soraya Roberta Dos Santos Medeiros, UFPE, Brazil
Patrícia Tedesco, Centro de Informática - UFPE, Brazil

Competências Socioafetivas em Educação a Distância no Contexto da Educação Corporativa
Tatiana Praça, UFRGS, -- Select Country --
Ketia Kellen Araújo da Silva, Escola de Guerra Naval (EGN), Brazil
Patricia Alejandra Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Software educacional baseado em gamificac?a?o para vigila?ncia em saúde: promovendo processos de interac?a?o e colaborac?a?o entre estudantes e a chatbot Dóris®
Daniela Duarte da Silva Bagatini, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Brazil
Janine Koepp, Universidade de Santa Cruz do Sul, Brazil
Liane Mahlmann Kipper, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Brazil
Rejane Frozza, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Brazil
Mateus Gündel, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Algeria

Explorando a integração entre Game Learning Analytics e Sistemas de Recomendação: uma revisão sistemática da literatura
Vinicius Lunkes Cezar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Sílvio César Cazella, UFCSPA, Brazil
Viviane Rodrigues Botelho, Federal University of Health Sciences of Porto Alegre, Brazil
Patrick Garcia, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brazil

Robótica educacional, pensamento computacional e a pesquisa como inovações nas práticas de ensino na educação profissional e tecnológica
Carlos Costa Cardoso, IFMA, Brazil
Valter Mendonca, IFMA, Brazil
Tiago Veloso dos Santos, IFPA, Brazil
Marco Trentin, UPF, Brazil

APRENDIZAGEM COLABORATIVA COMO FACILITADORA DA EDUCAÇÃO STEAM
Thiago Nunes Cestari, Instituto Federal Farroupilha, Brazil
Fabrício Soares, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Brazil
Patrícia F. da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Liane Margarida Rockenbach Tarouco, UFRGS, Brazil
Miriam Nunes, UFRGS, -- Select Country --
Adonis R. Fracaro, Instituto Federal Catarinense, Brazil

Identificando Tecnologias Educacionais para o Ensino de Monitoramento Ambiental a partir dos Resultados de um Mapeamento Sistemático da Literatura
Luis Rivero, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Brazil
Alex Oliveira Barradas Filho, Universidade Federal do Maranhão, Brazil
Mikele Candida Sousa de SantAnna, UFMA, Brazil
Davi Viana, Universidade Federal do Maranhão, Brazil
Núbia Fernanda Marinho Rodrigues, UFMA, Brazil
Adilson Matheus Borges Machado, UFMA, Brazil
Marina de Miranda Martins, UFMA, Brazil
Marize Barros Rocha Aranha, UFMA, Brazil

A cooperação na representação gráfica de planta baixa: relato de uma experiência com estudantes do Ensino Médio
Rafaela de Araujo Sampaio Lima, IFAM, Brazil
Crediné Silva de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Rosane Aragón, UFRGS, Brazil

Processo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem: Proposta e Experimentação
José Vinícius Vieira Lima, Universidade de Pernambuco, Brazil
Catiana Araújo Jota, graduação, -- Select Country --

Ferramentas, Desafios e Estratégias na integração da Realidade Aumentada na Educação Básica: Um Estudo Terciário
Jonas L Cavalcante, Universidade Federal do Ceará - UFC, Brazil
Rubens Fernandes Nunes, Federal University of Ceará, Brazil
Enyo Gonçalves, Universidade Federal do Ceará, Brazil
LUCAS LOPES, UECE, -- Select Country --

Abstrações reflexionantes e o meio digital: Aliando recursos para a aprendizagem de conceitos de análise combinatória no ensino fundamental
Anelise Pereira Baur, Programa de Pós-graduação em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do S, Brazil
Marcus Basso, UFRGS, Brazil

Sistema de Recomendação para Auxiliar a Montagem de Matriz Horária Semestral de Estudantes de Graduação
Tamires B. S. Lucena, Universidade Federal de São Paulo, Brazil
Pedro Spoljaric Gomes, Universidade Federal de São Paulo, Brazil
Daniela Leal Musa, Universidade Federal de Sao Paulo, Brazil
Tiago Oliveira, Federal University at Sao Paulo - UNIFESP, Brazil

Elaboração e Análise de um E-book contendo uma Sequência Didática sobre Aproveitamento de Resíduos Sólidos para Professores do Ensino Fundamental
Herickson Akihito Sudo Lutif, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Brazil
Maraisa Gonçalves, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Brazil
Tiago Oliveira, Federal University at Sao Paulo - UNIFESP, Brazil

A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES
André Luiz Pestana de Lacerda, IFFluminense, Brazil
Suzana da Hora Macedo, IFFluminense / UNESA, Brazil

Das patentes as disciplinas de sala de aula: uma abordagem de análise computacional
Flávio Izo, Instituto Federal do Espírito Santo, Brazil
Elias Oliveira, Universidade Federal do Espirito Santo, Brazil

Um aplicativo de notificações aos discentes de cursos de Sistemas de Informação baseado no perfil acadêmico dos estudantes
Luiz Campos, Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri, Brazil
Cristiano Pitangui, Universidade Federal de São João Del Rei, Brazil
Luciana Assis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brazil
Alessandro Vivas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brazil

Predicción de desempeño académico basado en análisis de datos usando técnicas de clasificación: un estudio con datos de una universidad pública de Ecuador.
Luis Adolfo Patiño, UNIJUÍ, Brazil
Antonia M. Reina Quintero, Departamento de Lenguajes y Sistemas Informáticos, Universidad de Sevilla, Spain
Sandro Sawicki, UNIJUI, Brazil
Fabrícia Roos-Frantz, Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brazil
Rafael Zancan Frantz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brazil

Análise de Redes Sociais: Mapeando Relações entre Pesquisadores nos 20 Anos da Revista Renote
Andréia dos Santos Sachete, Instituto Federal Farroupilha, Brazil
Alba Loiola, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brazil
Fábio Diniz Rossi, Instituto Federal Farroupilha, Brazil
Raquel Salcedo Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Visualização de Dados Educacionais: Desenvolvendo uma Ferramenta para Análise de Dados de Sistemas Tutores Inteligentes
Matheus F. de Menezes, Universidade Federal do Amazonas, Brazil
José Francisco Magalhães Netto, Universidade Federal do Amazonas, Brazil
Arcanjo Miguel M. Lopes, Uninorte, Brazil

Uso da Inteligência Artificial no ensino e avaliação do Pensamento Computacional: Um Mapeamento Sistemático da Literatura
Edilaine Santiago de Oliveira Nascimento, Universidade Federal do Ceará, Brazil
Miguel Franklin de Castro, Universidade Federal do Ceará, Brazil
Camila H. S. Oliveira, UFCA Juazeiro do Norte, Brazil

Gamificação de Práticas Pedagógicas: uma estratégia para potencializar o desenvolvimento de Competências Digitais Docentes
CINTIA LAUTERT, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Brazil
Cláudia Clarice Klein Pires, Unisinos, -- Select Country --
Patrícia Behar, UFRGS, Brazil

As dificuldades enfrentadas pelos estudantes na aprendizagem de programação de computadores: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Jefferson Ribeiro Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Crediné Silva de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Características dos Jogos Sérios Anti-Phishing Como Ferramenta de Ensino: Uma Revisão Sistemática
Ana Luiza Hoffmann Ferreira, Universidade de Brasília, Brazil
André Barros de Sales, Universidade de Brasília, Brazil
Alexander E.V. Ferreira, Inter-American Defense College, Brazil
Eduardo Gabriel Queiroz Palmeira, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brazil

MTA: Uma Ferramenta apoiada em IA para Aprimoramento da Escrita de Projetos de Pesquisa Acadêmica
Antonio Miguel Faustini Zarth, Instituto Federal de Santa Catarina, Brazil
Eliseo Reategui, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Ederson Bastiani, Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, Brazil

Atividades de programação desplugada como estratégia para o desenvolvimento do pensamento computacional na Educação Básica
Muriel Lago, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGEDU, Brazil
Rosane Aragón, UFRGS, Brazil

Computação Desplugada no Ensino Fundamental: estratégia pedagógica para implementação do ensino do Pensamento Computacional
Josiel M da Silva, UFRN, Brazil
Charles Madeira, UFRN, Brazil

Chatbots e Tomada de Consciência: Um estudo sobre a contribuição dos chatbots na compreensão da pesquisa científica no Ensino Médio
CINTIA LAUTERT, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Brazil
Rosane Aragón, FACED/UFRGS, Brazil
Crediné Silva de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

BNCC Computação na Educação Infantil: Entendimento, dificuldades e perspectivas dos docentes da rede pública de ensino
Graziela Ferreira Guarda, Universidade Federal Fluminense, Brazil
Rodrigo Silva Duran, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Recomendação de caminhos de aprendizagem baseado em mineração de processos
Mariele Lanes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Thales Vaz Maciel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Brazil
Leandro Krug Wives, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Autoavaliação de posicionamento da inovação no fazer pedagógico: uso de recurso educacional aberto no processo de repensar a prática docente
Ana Beatriz Michels, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Angela de Moura Ferreira Danilevicz, Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil
Rosane Aragón, FACED/UFRGS, Brazil
Diana Mesquita, Universidade Católica Portuguesa, -- Select Country --

Utilização da Disponibilidade de Tempo e Estilo de Aprendizagem em Sistemas de Recomendação Educacionais: Uma Revisão Sistemática
Mariele Lanes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Thales Vaz Maciel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Brazil
Leandro Krug Wives, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

A Dashboard for Learning Paths Visualization in Distance Education
Júlio César Roque da Silva, Universidade de Pernambuco, Brazil
Matheus Robert da Silva Santos, Universidade de Pernambuco, Brazil
José Thiago Torres da Silva, Universidade de Pernambuco, Brazil
Patricia Takako Endo, Universidade de Pernambuco, Brazil
Raphael Augusto Dourado, UPE, Brazil

Inteligência Artificial Generativa no Ensino de Programação: Um Mapeamento Sistemático da Literatura
Teresinha Letícia da Silva, UFSM, Brazil
Kajiana Nuernberg Sartor Vidotto, UFRGS, Brazil
Liane Margarida Rockenbach Tarouco, UFRGS, Brazil
Patrícia F. da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Desafios e Possibilidades Para a Formação Docente Inicial e Continuada em Pensamento Computacional: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Gustavo Lima Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Brazil
Charles Madeira, UFRN, Brazil