1.
Apresentação
A
RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação
é uma publicação do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na
Educação
(CINTED/UFRGS) e tem como objetivo promover/disseminar o uso de
Tecnologia da
Informação e Comunicação na Educação.
Trata-se
de uma revista com duas edições por ano,
com artigos publicados em português, inglês e espanhol. A revista
oferece
acesso livre e imediato ao conteúdo de todas as suas edições, desde
2003.
2.
Escopo
Especializada
em
tecnologias educacionais e suas aplicações em todos os níveis, a RENOTE
avalia
e publica artigos que tratem dos seguintes temas:
Educação
especial
e Acessibilidade, Ambientes Inteligentes para Aprendizagem, Ambientes
virtuais
de aprendizagem, Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador,
Educação a
distância, Cursos online massivos abertos (MOOC), Educação e
neurociência, Formação
docente para o uso de tecnologia, Games e gamificação, Inteligência
Artificial
na Educação, Interface Humano-Computador e Educação, Internet das
Coisas
aplicada ao ensino/aprendizagem, Laboratórios digitais, Mineração de
dados
educacionais, Mundos virtuais imersivos, Mobile learning,
Objetos de aprendizagem, Ontologias, Software livre e educação,
Realidade
virtual e aumentada na Educação, Redes Sociais, Repositórios, Robótica
Educacional, Tecnologias móveis e mobile learning,
Formação de professores para uso de tecnologia, Teorias de Aprendizagem
e TIC.
3.
O processo de
submissão e publicação dos trabalhos
A
RENOTE
propõe-se a publicar artigos originais e revisões de literatura
relacionados às
temáticas definidas no seu Escopo (acima).
Os artigos submetidos podem ser escritos em
Português, Espanhol e Inglês.
A
Submissão
Na
elaboração do texto para submissão, os autores
devem remover qualquer informação que possibilite aos revisores
identificar a
autoria do trabalho. Os nomes dos autores e sua afiliação devem,
portanto, ser
removidos da versão de submissão. Tal solicitação deve ser atendida
para que o
processo de anonimato seja mantido durante todo o processo de
avaliação,
requisito necessário para a condução de revisão duplo-cega. Portanto,
recomenda-se
também que os autores não incluam em seus artigos, no momento da
submissão,
títulos de projetos ou nomes de grupos de pesquisa que possibilitem a
identificação de seus membros/autores. Menções a trabalhos anteriores
que
também permitam identificar a autoria do trabalho podem ser
substituídas na
versão de submissão com o termo OMITIDO PARA FINS DE REVISÃO.
A
Avaliação
O
processo de avaliação da revista é conduzido
seguindo abordagem duplo-cega, i.e. os
autores não
conhecem a identificação dos revisores e vice e versa. Os artigos
selecionados
para publicação são aqueles que se enquadram no escopo de interesse da
revista
e atendem critérios de qualidade, relevância e originalidade, critérios
avaliados pelos membros de sua comissão técnica. Os trabalhos são
revisados por
pelo menos dois revisores, observando os seguintes critérios de
avaliação:
1.
Relevância,
originalidade e atualidade do tema para a área das Novas
Tecnologias na Educação
2.
Qualidade
técnica e científica
3.
Organização
e linguagem
4.
Adequação
e rigor metodológico
Na
ocorrência de discordância na avaliação dos
revisores, um terceiro parecer é solicitado a outro membro do comitê
técnico da
revista.
A
Publicação
Os
materiais para publicação deverão ser enviados
em forma final, incluindo agora a identificação dos autores, como
delimitado
mais adiante.
O
trabalho aceito para publicação deverá ser
enviado em sua forma final através do sistema de submissão, em formato
PDF,
obedecendo a formatação apresentada nesta orientação.
Tratando-se
da versão final do artigo, cabe
observar que qualquer omissão feita anteriormente no texto com o
objetivo de
manter a anonimidade dos autores deve ser
agora
substituída pelo texto correspondente, como no caso de omissões
marcadas na
versão de submissão pelo termo OMITIDO PARA FINS DE REVISÃO.
A
RENOTE adota a licença Creative
Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos
aprovados e
publicados. Portanto, fica estabelecido que os/as autores/as:
·
mantêm
os direitos autorais mas concedem à
revista o direito de publicar o trabalho, em primeira mão;
·
mantêm
o direito de compartilhar e redistribuir o trabalho em qualquer
formato, podendo também adaptá-lo e transformá-lo para qualquer fim.
Informações
complementares sobre este tipo de licença
podem ser obtidos em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A
simples remessa dos originais para apreciação
implica autorização para publicação na RENOTE. Os conceitos,
declarações e
conclusões contidos nos trabalhos são de total responsabilidade dos
autores. A
revista não se responsabiliza por eventuais erros de português e/ou de
concordância gramatical, ficando estes sob responsabilidade de cada
autor.
4.
Estrutura
Os
artigos deverão ser organizados em:
●
Título,
Resumo e Palavras-chave na língua
original do artigo (português, inglês ou espanhol)
●
Título,
Resumo e Palavras-chave na língua
complementar. Se o artigo for submetido em inglês, título, resumo e
palavras-chave também devem ser apresentados em português. Se o artigo
for
submetido em português ou espanhol, título, resumo e palavras-chave
também
devem ser apresentados em inglês.
●
Texto
●
Notas de
Texto (opcional)
●
Agradecimentos
(opcional)
●
Referências.
O
artigo completo, incluindo as referências
bibliográficas, não deve ultrapassar 10 páginas. Somente em casos
excepcionais
serão aceitos, para análise, trabalhos com número de páginas superior a
10.
O
texto deve ser editado de acordo com as
seguintes orientações:
● Tamanho da folha: para impressão em papel A4 (21,0 cm x 29,7 cm) sendo observadas as seguintes margens:
○ superior 3,0 cm
○ inferior 2,0 cm
○ esquerda e direita 3,0 cm
● A margem direita deve ser alinhada evitando separações silábicas com barras ou outros sinais.
●
Deve-se
utilizar fonte "Times" tamanho 12 ou equivalente.
Não utilizar fontes que ocupam muito espaço, tal como "Bookman". No texto utilizar espaço 1.
O fim de uma seção e o cabeçalho da próxima
devem ser separados por um espaço extra.
●
Todas
as páginas
do trabalho devem ser numeradas. Os números, em algarismos arábicos,
devem ser
colocados no centro da margem superior. Sugere-se utilizar o comando
"cabeçalho" do editor de texto para especificar a paginação. Entre a
paginação e o texto, deve-se deixar algum espaço para destacar os dois
elementos.
4.1.
Título do trabalho
O
título do
artigo deve ser conciso, mas suficientemente claro para permitir a
pronta
identificação do conteúdo do trabalho.
Quando o idioma do artigo for o português ou espanhol, o título
deve ser
apresentado também em inglês, precedendo o abstract. Para artigos em
espanhol
ou inglês, o título também deve ser apresentado em português.
4.2.
Autores
Logo
após o
título do trabalho deve-se colocar o nome dos autores, em um novo
parágrafo
(centralizado), um nome por linha. Os nomes devem ser completos e devem
ser
acompanhados de afiliação, e-mail e identificador ORCID. O pesquisador
que não
possuir o referido identificador pode registrar-se e obtê-lo
gratuitamente no
website: https://orcid.org/
Atenção:
a
identificação dos trabalhos somente deverá constar na versão final do
artigo. A
versão submetida na fase inicial do processo de seleção não deve conter
identificação dos autores, para fins de revisão duplo-cega.
4.3.
Resumo
O
artigo deve
possuir, obrigatoriamente, um resumo no seu idioma original, com 100 a
200
palavras ou um máximo de 10 linhas. O resumo deve ser acompanhado por
um
conjunto de palavras-chave (de 3 até 5, escritas em letra minúscula,
também no
idioma original do artigo). A seguir, deve aparecer a tradução do
resumo e das
palavras-chave, segundo o seguinte critério: se o idioma do artigo for
o
português ou espanhol, a tradução será para o inglês; se o idioma do
artigo for
o inglês , a tradução será para o
português. Os
subtítulos destes itens devem ser nomeados:
●
Em
português: Resumo, Palavras-chave
●
Em inglês:
Abstract, Keywords
●
Em
espanhol: Resumen,
Palabras clave
O
resumo deve ser
claro, sucinto e explicar, em um único parágrafo, o(s) objetivo(s)
pretendido(s), procurando justificar sua importância (sem incluir
referências
bibliográficas), os principais procedimentos adotados, os resultados
mais
expressivos e conclusões.
4.4.
Texto
Recomenda-se
que
o artigo contenha os seguintes aspectos, embora possam estar sob outras
denominações ou formas,:
a)
Introdução:
Deve
apresentar o problema abordado, contexto, objetivo(s) do trabalho.
Recomenda-se
a utilização de bibliografia apropriada para apresentar o problema e
justificar
a importância do estudo desenvolvido.
b)
Material e
Métodos: Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área
experimental deve ser inserida, tornando claras as condições em que a
pesquisa
foi realizada. Para pesquisas desenvolvidas seguindo
modalidades/métodos
consolidados, não é necessário apresentar suas definições formais. Por
exemplo,
para uma pesquisa que seguiu a modalidade de estudo de caso, não é
necessário
trazer definições formais sobre do que se trata tal abordagem. Pode-se
apenas
citá-la apresentando, eventualmente, uma ou mais referências que possam
dar
sustentação teórica ao método utilizado. Mas em todos os casos, nesta
seção é
importante apresentar uma descrição detalhada de todos os procedimentos
metodológicos realizados, caracterização dos participantes da pesquisa,
contexto de desenvolvimento, tempo de realização. Unidades de medidas e
símbolos devem seguir o Sistema Internacional.
c)
Resultados e
Discussão: Confrontar os dados obtidos com os apresentados em
literatura
especializada.
d)
Conclusões:
Apresentar conclusões buscando confrontar os resultados obtidos com os
objetivos inicialmente estabelecidos.
Quando
necessário, os nomes científicos devem ser escritos em itálico. As
abreviações
devem ser indicadas no texto em sua primeira aparição. Em seguida, não
se deve
repetir o nome por extenso.
O
número de
tabelas e figuras utilizadas no artigo deve ser limitado à compreensão
e
elucidação do texto. Devem ser inseridas no corpo do texto, para
identificação
da sua posição e do tamanho aproximado.
Tabelas
e figuras
possuem numeração independente, que deve ser feita sequencialmente na
ordem em
que são citadas no texto. Devem também ter uma legenda auto-explicativa,
sendo que as tabelas terão legendas na parte superior e as figuras as
terão na
parte inferior, centralizadas em relação à tabela ou figura. A legenda
inicia
com o termo "Tabela" ou "Figura" (primeira letra em
maiúscula), de acordo com o caso, seguido de um espaço e do número de
ordem seqüencial, em algarismos arábicos,
seguido de hífen entre
espaços e do texto da legenda, com a primeira letra da primeira palavra
em
maiúscula e as demais em minúscula, exceção feitas àquelas que
normalmente são
escritas em maiúsculas. Devem ser citadas no texto como "Tabela" e
"Figura" seguidas de espaço e do número correspondente.
4.5.
Notas de texto
As
notas
referentes ao texto em si, abrangendo comunicações pessoais e trabalhos
em
andamento, serão apresentadas no final do artigo, antes das referências
bibliográficas, em ordem alfabética, conforme norma ABNT NBR 14724 -
Trabalhos
acadêmicos e NBR 6015 - Citações em documentos.
4.6.
Agradecimentos
Usados
apenas
quando necessário. Devem ser sucintos, diretos e dirigidos apenas a
pessoas ou
instituições que contribuíram substancialmente para a elaboração do
trabalho.
4.7.
Referências
As
referências
completas de cada autor e fonte citadas no
texto devem
aparecer no final do artigo sob o título "Referências", ordenadas
alfabeticamente pelo(s) sobrenomes(s) do(s) autore(s).
É importante certificar-se de que as referências citadas no texto
constam na
lista de referências com datas exatas e nomes de autores corretamente
grafados.
Os itens a seguir exemplificam os diversos tipos de referência
bibliográfica.
Já
as citações
devem ser inseridas no texto colocando-se o sobrenome do autor entre
parênteses,
com inicial maiúscula, seguido da data, conforme o exemplo: (Tarouco,
1991).
Para citações diretas, deve-se incluir o número da página da obra da
qual o
excerto do texto foi extraído, por exemplo: (Tarouco, 1991, p. 237).
Havendo
mais de um título do(s) autor(es) no mesmo ano, deve-se distingui-las
utilizando uma letra minúscula (a,b,c)
depois da data, por exemplo, (Tarouco, 1991b). Quando houver três ou
mais
autores, no texto será citado apenas o primeiro autor seguido de "et
al.", mas nas referências bibliográficas, no final do artigo, os demais
nomes também deverão aparecer. Quando o nome do autor é citado
diretamente no
texto pode-se colocar entre parênteses apenas a data de publicação, por
exemplo: Tarouco (1991). Na citação de citação, identifica-se a obra
diretamente consultada; o autor e/ou a obra citada nesta é assim
indicado:
Tarouco (1991) citada por Vicari (1999).
Os itens a seguir exemplificam os diversos tipos de referência bibliográfica.
4.7.1. Livro
a.
Autor Pessoal:
BUCKINGHAM, D. Crescer na Era das Mídias Eletrônicas. São Paulo: Loyola, 2007.
CARDOSO, M. J.; ANDRADE JÚNIOR, A. S.; MELO, F. B.; FROTA, A. B. Avaliação agroeconômica da produção de sementes de caupi sob irrigação. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 1995. 6 p. (Embrapa Meio-Norte. Comunicado Técnico, 62).
b.
Autor entidade
(órgãos governamentais, empresas, associações, etc.): têm entrada pelo
seu
próprio nome, por extenso.
EMBRAPA. Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solo. Critérios para distinção de classes de solos e de fases de unidades de mapeamento: normas em uso pelo SNLCS. Rio de Janeiro, 1988. 67p.
c. Autoria desconhecida: A entrada é feita pelo título.
DIAGNÓSTICO do setor editorial brasileiro. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro. 1993, 64p.
4.7.2. Capítulo
de livro:
BOOTE, K.J.; JONES, J.W.; HOOGENBOOM, G. Simulation of crop growth: CROPGRO model. In: PEART, R.M.; CURRY, R.B. (Ed). Agricultural systems modeling and simulation. New York: Marcel Dekker, 1998. p.651-691.
ANDRADE JÚNIOR, A.S.; RODRIGUES, B.H.N.; BASTOS, E.A. Irrigação. In: CARDOSO, M.J. (Org.). A cultura do feijão caupi no Meio-Norte do Brasil. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2000. p.127-154. (Embrapa Meio-Norte. Circular Técnica, 28).
4.7.3. Monografias,
dissertações, teses:
BASTOS, E.A. Adaptação do modelo CROPGRO para simulação do crescimento e desenvolvimento do feijão caupi (Vigna unguiculata L. Walp.) sob diferentes condições hídricas, no Estado do Piauí. Piracicaba: ESALQ/USP, 1999. 91p. Tese de Doutorado.
4.7.4. Artigos de periódicos
BORGES, F. F., TEIXEIRA, J.A., ACEDO, S.O. Uso de repositórios de recursos educacionais abertos nas práticas pedagógicas: uma revisão sistemática. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 19, n.2, p.115-133, 2020.
4.7.5. Jornal
NAVES, P. Lagos andinos
dão banho
de beleza. Folha de São Paulo. São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo.
Caderno
8. P. 13
MANSILLA, H.C.F. La controversia entre universalismo y particularismo em la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v.24, n.2, primavera 1998. Matéria de Jornal Assinada
Jornal
eletrônico
STEFFANELO,
J. V. Internet no campo, um desafio que
envolve cooperativas e o poder público. GZH, Porto Alegre. 18 jun.
2021.
Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/campo-e-lavoura/noticia/2021/06/internet-no-campo-um-desafio-que-envolve-cooperativas-e-o-poder-publico.html>
Acesso em: 11 jun. 2021.
4.7.6. Revista
Artigo de Revista Institucional
COSTA, V.R. À margem da lei: o Programa Comunidade Solidária. Em Pauta - Revista da Faculdade de Serviço Social da UERJ, Rio de Janeiro. n.12, p.131-148, 1998.
c) Artigo de Revista Eletrônica
BAILES, J. Can People Still Play the Same Games as They Get Older? Wired, [s.l.], jul. 2021. Seção Culture. Disponível em: <https://www.wired.com/story/can-people-still-play-the-same-games-as-they-get-older/>. Acesso em: 11 jul. 2021.
4.7.7. Anais de
congressos, simpósios, encontros científicos ou técnicos
GIL, N. L.; ROSA, T. S. da. Fracasso escolar na revista brasileira de estudos pedagógicos: uma análise a partir dos conceitos de espaço de experiência e horizonte de expectativa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 9., 2017, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: SBHE. p. 4317-4331.
4.7.8. Documentos
Eletrônicos
Banco de
Dados
REATEGUI, E., PIRES, A. Brazilian Research Output in Education from 2007 to 2016. Mendeley Data, V1, doi: 10.17632/f3j5dptdrv.1
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca de Ciência e Tecnologia. Mapas. Curitiba, 1997. Base de dados em Microlsis, versão 3.7.
Lista de
Discussão
BIOLINE Discussion List. List maintained by the Bases de Dados Tropical, BDT in Brasil. Disponível em :<lisserv@bdt.org.br>. Acesso em : 25 nov. 1998.
Homepage
Institucional
UFRGS. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/ufrgs/inicial>. Acesso em 11 jul. 2021.