Competências digitais de estudantes do ensino básico: o que sinalizam as pesquisas
Silvia C Machado, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET-MG, Brazil
Ivo de Jesus Ramos, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET-MG, Brazil
Leila Ortega, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET-MG, -- Select Country --
Neusa Naria John Scheid, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brazil
|
TECNOLOGIAS DIGITAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: IMPACTOS POR MEIO DOS MULTILETRAMENTOS
Wennington Dias dos Santos Silva, Universidade de Pernambuco, Brazil
Michela Caroline Macêdo, Universidade de Pernambuco, -- Select Country --
Paulo F. C. Barbosa, Universidade de Pernambuco, Brazil
Carla S. R. Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Brazil
José Hugo Gonçalves Magalhães, Autarquia de Ensino do Vale do São Francisco, -- Select Country --
|
Contribuições
do Pensamento Computacional no Processo de Ensino-Aprendizagem de
Riscos Ocupacionais - Um Relato de Experiência no Ensino Médio-Técnico
Iago Ferreira Souza, IF-Setão, Brazil
Débora da Conceição Araújo, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Brazil
Gabriel Kafure da Rocha, IFSertãoPE, Brazil
|
Impacto dos Dados Cadastrais, de Presença e Notas na Predição de Reprovação Estudantil: Um Estudo de Caso
Emanuel Túrmina Torres, UFSC, Brazil
Benjamin Grando Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
|
Capacitação de profissionais para a Indústria 4.0: Evidências de eficiência do curso InData
Felipe Lobo, Federal University of Roraima, Brazil
Marcelo Henrique Oliveira Henklain, Universidade Federal de Roraima, Brazil
Marcelle Urquiza, UFFR, Brazil
Acauan Cardoso Ribeiro, Federal University of Roraima, Brazil
Luciano F.S. Ferreira Silva, Universidade Federal de Roraima, Brazil
Leandro Nelinho Balico, Universidade Federal de Roraima, Brazil
|
Ensino
de engenharia de controle e automação e uso de tecnologia: relato de
experiência docente na Ação Integradora Extensionista
Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Brazil
Jonas D. Faria, IFSP - Campus São João da Boa Vista, Brazil
José Eduardo Mateus Villas Boas, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Brazil
|
PICCBaby
Game: Desenvolvimento de um Jogo Sério para Treinamento da Aplicação de
Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) em Neonatologia.
Ricardo Ney Cobucci, Universidade Potiguar/ Programa de pós-graduação em Biotecnologia, Brazil
Débora Feitosa de França, Universidade Potiguar, Brazil
Bianca Araújo Miranda, University of Rio Grande do Norte, Brazil
Júlia Millene Gomes Magalhães de Lacerda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brazil
Alyson M. de C. Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
|
Sistema de Dados sobre Altas habilidades/Superdotação: Ferramenta de Apoio à Decisão para Pesquisadores e Gestores da Educação
Bruno Sacramento, IFBA Campus Vitória da Conquista, Brazil
Josilene Pereira, IFBA Campus Vitória da Conquista, Brazil
Pablo Freire Matos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Bahia - Campus Vitória da Conquista, Brazil
Rose Rangni, UFSCar, Brazil
|
Avaliação da Usabilidade de uma Plataforma Web Gamificada para o Estudo da Unified Modeling Language
Adalberto Nunes de Menezes, Federal University of Itajuba (UNIFEI), Brazil
Rodrigo Duarte Seabra, Universidade Federal de Itajubá, Brazil
|
Gestão da carga cognitiva na modelagem de Jogo Sério: estratégias para a aprendizagem de alunos surdos
Roberta de Cássia Pereira Soares, Universidade Federal do Maranhão, Brazil
Jociele De abreu Da Silva, Universidade Federal do Maranhao, Brazil
Eraclito de Souza Argolo, Universidade Federal do Maranhao, Brazil
|
Automated Discourse Analysis for Attitudinal Profiling in Textual Data
Alberto Sulaiman Sade Junior, Instituto Militar de Engenharia, Brazil
Cláudia Bosaipo Sales da Silva, Instituto Militar de Engenharia, Brazil
Ronaldo R. Goldschmidt, Instituto Militar de Engenharia, Brazil
|
e-Caminhos da Vida: A Digital Game for Discussing and Studying Ethics
João Pedro Malta Ardo, Universidade Federal de Itajubá, Brazil
Rodrigo Duarte Seabra, Universidade Federal de Itajubá, Brazil
Vinícius Amaral Leal de Souza, Federal University of Itajubá, Brazil
Milady Renata Apolinário da Silva, Federal University of Itajubá, Brazil
Phyllipe Lima, Universidade Federal de Itajubá, Brazil
|
Systematic literature review on Inclusive Education and Assistive Technologies: Educational Development of Children with Autism
Kaliny Andrade, UFU, IFTM, Brazil
Danielli Araújo Lima, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Brazil
|
UM MOOC SOBRE ROBÓTICA EDUCACIONAL: CRIANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR INVESTIGAÇÃO E PROBLEMAS
Daniel Moreira dos Santos, Instituto Federal do Espírito Santo, Brazil
Márcia Gonçalves Oliveira, Instituto Federal do Espírito Santo, Brazil
|
Usability evaluation of an inquiry module for the MaRE Personal Study Environment
Daniela Duarte da Silva Bagatini, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Brazil
Guilherme Zaleski de Freitas, Universidade de Santa Cruz do Sul, Brazil
Rejane Frozza, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Brazil
Priscila Beni, UFRGS, Algeria
|
O POTENCIAL DAS ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PARA O TRABALHO COM ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO
Aline Russo da Silva, Univeridade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Rosane Aragón, UFRGS, Brazil
|
Software Engineering Topics in the Brazilian Undergraduate Programs: A Curricula Evolution Analysis
Jorge Marques Prates, State University of Mato Grosso do Sul, Brazil
Rogério Garcia, UNESP, Brazil
José Carlos Maldonado, SSC/ICMC-USP/ São Carlos, Brazil
|
Lacunas formativas docente em Pensamento Computacional: uma Revisão Sistemática da Literatura sobre o contexto brasileiro
Soraya Roberta Dos Santos Medeiros, UFPE, Brazil
Patrícia Tedesco, Centro de Informática - UFPE, Brazil
|
O uso da realidade aumentada como estratégia de divulgação científica
Jorge Mansur, Observatório Nacional, Brazil
|
Jogo Sério no ensino de química um estudo de caso sobre a modelagem didática de reações de síntese.
Bruno E. Silva Froz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA, Brazil
Eraclito de Souza Argolo, Universidade Federal do Maranhao, Brazil
Jociele De abreu Da Silva, Universidade Federal do Maranhao, Brazil
|
Aplicação do modelo ADDIE na Educação a Distância: experiência de um Curso de Nutrição Parenteral Domiciliar
Mariangela kraemer Lenz Ziede, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Helena Goldani, UFRGS, -- Select Country --
Liege Lessa Godoy, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Danilo Blank, UFRGS, -- Select Country --
|
Um
Estudo Comparativo da Análise dos Erros nos Descritores do Spaece Entre
Fortaleza e o Interior do Ceará com Uso do Algoritmo FP-Growth
Gustavo Barreto, UFC, -- Select Country --
Marcos Vinicius Andrade Lima, Universidade Federal do Ceará, Brazil
|
Métodos de Ensino e Aprendizagem em Redes de Computadores uma Revisão Sistemática da Literatura
Robert Kauan Barros de Aguiar, IFMA, Brazil
Thiago Reis Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, Brazil
Rommel W. Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brazil
Diego Grosmann, IFMA, Brazil
Bruno Vicente Alves de Lima, Instituto Federal do Maranhão, Brazil
Frankyn Mourão, IFMA, Brazil
|
Hardware Dungeons: Jogo Não Digital para Auxiliar no Ensino de Arquitetura de Computadores
Emersom Correa Coelho Filho, IFMA, Brazil
Robert Kauan Barros de Aguiar, IFMA, Brazil
Thiago Reis Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, Brazil
|
Desafios,
benefícios e outras implicações da incorporação de tecnologias
emergentes na educação: uma revisão sistemática da literatura
Vanderlin Amorim Palmeira Junior, UNIFESP, Brazil
Flávia Cristina Martins Queiroz Mariano, Universidade Federal de São Paulo, Brazil
Emerson Gomes dos Santos, UNIFESP, Brazil
|
BRISKLY: UM MODELO PARA DIGITALIZAÇÃO DE FLASHCARDS UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Emilio Schaedler Heinzmann, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brazil
Mateus Raeder, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Brazil
|
Silabando: Um Jogo em PowerPoint para Alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
José Renato A. Souto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brazil
|
Contribuições
da Inteligência Artificial Generativa para o Design de Experiências de
Aprendizagem: Uma Revisão Sistemática de Literatura
Marie Christine Julie Mascarenhas Fabre, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Brazil
Silvia de Castro Bertagnolli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brazil
|
Arquitetura Assistida por IA Generativa para Apoio à Correção de Atividades em Redes de Computadores
Diego Grosmann, IFMA, Brazil
Thiago Reis Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, Brazil
Mario Meireles Teixeira, UFMA, Brazil
Edmundo Henrique Barbosa Luz, Universidade Federal do Maranhão, Brazil
|
Mapeamento
Sistemática da Literatura: Análise do Impacto da Aprendizagem do
Pensamento Computacional na Autorregulação Emocional do Usuário
Adrianne Veras de Almeida, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brazil
Antonia Samira Rabelo Borges, Universidade Federal do Para, Brazil
Fabiola P. O. Araújo, Universidade Federal do Pará, Brazil
|
Identificação de Autorregulação da Aprendizagem em Formulário de Hábitos de Estudo do ENEM
Nikolas Fernand Billerbeck C Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
Rodrigo Lins Rodrigues, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brazil
Katia Rodrigues, UFPE, Brazil
Marcos Barros, Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
|
Softwares para regulação da aprendizagem voltados ao desenvolvimento de competências profissionais
Felipe Omena Marques Alves, IFSERTAO-PE, Brazil
Alex Sandro Gomes, Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
Isabella Leal, IFSERTAO-PE, Brazil
Aluisio José Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, Brazil
|
DESAFIOS SOCIOECONÔMICOS, ACESSO DIGITAL E IMPACTOS DO ENSINO REMOTO EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE PETROLINA, PERNAMBUCO
Adriana Gradela, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Brazil
Karolline de A. Campos do Prado, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas, Brazil
|
Assessment of Community Health Workers´ learning in an online course on oral cancer
Bruna Peixoto Nogueira dos Santos, Universidade de Pernambuco, Brazil
Rebeka Thiara Nascimento dos Santos, Universidade de Pernambuco, Brazil
Zilda Betânia Barbosa Medeiros de Farias, Universidade de Pernambuco, Brazil
Júlia Vanessa Bezerra Lima, Universidade de Pernambuco, Brazil
Híttalo Carlos Rodrigues de Almeida, Universidade de Pernambuco, Brazil
Márcia Maria Fonseca da Silveira, Universidade de Pernambuco, Brazil
Ana Paula Veras Sobral, Universidade de Pernambuco, Brazil
|
O uso de realidade aumentada e interfaces tangíveis em espaços não-formais de educação: uma Revisão Sistemática de Literatura
Ânderson dos Santos Ritta, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Brazil
Karine Braga, Universidade Federal de Pelotas, Brazil
Tatiana Aires Tavares, Universidade Federal de Pelotas, Brazil
|
EDUCATIONAL GAMES IN HIGHER EDUCATION: A CASE STUDY APPLIED TO AN UNDERGRADUATE CIVIL ENGINEERING CLASS AT UFSM
Lucas E. Dornelles, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Brazil
Magnos Baroni, University of santa maria, Brazil
|
Construção de um Léxico Computacional de Peixes Ornamentais Marinhos do Brasil com Aplicações em PLN e Funções Hash
André Muraoka, Departamento de Computação da Universidade Estadual de Londrina, Brazil
Bruno Henrique Silva Viola, Departamento de Computação da Universidade Estadual de Londrina, Brazil
Bruno Massaru Futata Kato, Universidade Estadual de Londrina, Brazil
Larissa Maria dos Santos Fonseca, Universidade Estadual de Londrina, Brazil
Cinthyan Renata Sachs C. de Barbosa, UEL - Universidade Estadual de Londrina, Brazil
Lucas Cassanho, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Estadual de Londrina, Brazil
|
Elaboração
e Análise de um E-book sobre Cultura Maker com Atividades de Baixo
Custo em uma Abordagem Integrada ao Currículo Escolar para Professores
da Educação Infantil e Ensino Fundamental
Bruna Braga De Paula, Universidade Federal de São Paulo, Brazil
Tiago Oliveira, Federal University at Sao Paulo - UNIFESP, Brazil
C. B. Martins, Universidade Federal de São Paulo, Brazil
|
Objetos de Aprendizagem no Ensino de Sistemas Operacionais: Revisão Sistemática da Literatura Nacional
Bruno Sampaio Leite, Universidade Federal de São Paulo, Brazil
Denise Stringhini, Unifesp, Brazil
Tiago Oliveira, Federal University at Sao Paulo - UNIFESP, Brazil
|
Sistemas de recomendação de leitura e sua implementação: Revisão Sistemática da Literatura Nacional
Henrique Kenzo Odaguiri, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Brazil
Elisângela Ferreira Araújo, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Brazil
Denise Stringhini, Unifesp, Brazil
Tiago Oliveira, Federal University at Sao Paulo - UNIFESP, Brazil
|
Avaliação Pedagógica do Uso de Telas Interativas em Em Uma Escola Municipal de Araruama - RJ
Sophia Rodrigues Magalhães, Colégio Pedro II, Brazil
Rafael de Oliveira Costa, IFRJ, Brazil
|
Recomendação de Palavras em Atividades de Leitura: Uma Revisão Sistemática
Geraldo Gomes Cruz Júnior, University Federal of Pernambuco - UFPE, Brazil
Robson Fidalgo, Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
|
Deepfake em Escolas Brasileiras: Uma Perspectiva de Profissionais da Educação Básica
Geraldo Gomes Cruz Júnior, University Federal of Pernambuco - UFPE, Brazil
Rafaella Leandra Souza do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
Robson Fidalgo, Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
|
Léxico Digital de Guimarães Rosa: uma Aplicação em Processamento de Linguagem Natural para o Ensino de Linguística Computacional
Rodrigo Oliveira do Carmo, Universidade Estadual de Londrina, Brazil
Cinthyan Renata Sachs C. de Barbosa, UEL - Universidade Estadual de Londrina, Brazil
Lucas Cassanho, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Estadual de Londrina, Brazil
|
Como
a Gamificação tem sido Utilizada no Ensino de Alunos com Transtorno do
Espectro Autista no Brasil? Um Mapeamento Sistemático da Literatura
José Vinícius Vieira Lima, Universidade de Pernambuco, Brazil
Maria Fernanda da Silva Santana , Centro Universitário FIS - UniFIS, -- Select Country --
Adson Damasceno, Universidade Estadual do Ceará, Brazil
Cleverton Anderson Duarte Silva, Universidade de Pernambuco, Brazil
|
Pensamento Computacional e Jogos Educacionais: Uma Análise na Formação Inicial de Docentes
CINTIA LAUTERT, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Brazil
Rosane Aragón, FACED/UFRGS, Brazil
|
Inteligência Artificial na EJA: Ou você aprende ou fica para trás
Rute Vera Maria Favero, UFRGS, Brazil
Júlia Dal Castel Piva, UFRGS, Brazil
Raíssa Gabriella Wasem Cardoso, UFRGS, Brazil
|
Avaliando a Usabilidade do Tinkercad para o Ensino de Robótica na Educação Básica
Lucas Evangelista Lopes, UECE, -- Select Country --
CARLOS DANIEL RIBEIRO DO Ó, UECE, -- Select Country --
Francisco Renato C. Araújo, Universidade Estadual do Ceará, Brazil
Jonas Lima Cavalcante, Universidade Federal do Ceará - UFC, Brazil
|
Mudanças e continuidades nas formas de interação em um site para o ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa
Paulo Antonio Pasqual Júnior, Universidade de Caxias do Sul, Brazil
Maria Isabel Casagranda Catafesta, Universidade de Caxias do Sul, -- Select Country --
Eliana Rela, Universidade de Caxias do Sul, Brazil
|
Avaliando
a Adequação de Gestos para a Interação com Sistemas de Realidade
Aumentada no Ensino de Medicina Aplicando Visualizações de Dados Médicos
Vitor Sousa, UFMA, Brazil
Sabryna Araujo, UFMA, Brazil
Victor Lemos, UFMA, Brazil
Héber Sousa, Universidade Federal do Maranhão, Brazil
Lisle F de Paiva, Universidade Federal do Maranhão, Brazil
Anselmo Cardoso de Paiva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Brazil
Davi Viana, Universidade Federal do Maranhão, Brazil
Luis Rivero, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Brazil
|
Uma Arquitetura pedagógica para apoiar a aprendizagem de programação introdutória no ensino superior
Jefferson Ribeiro Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Crediné Silva de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
|
Jogos Educacionais para o Ensino de Computação Aplicados no Brasil: Estado Atual e Perspectivas Futuras
Gabriel Oliveira, UFMA, Brazil
Pedro Rocha, UFMA, Brazil
Paulina Duarte, UFMA, Brazil
Joanne Lima, UFMA, Brazil
Carlos Castro, UFMA, Brazil
Anselmo Cardoso de Paiva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Brazil
Ivana Márcia O. Maia, IFMA, Brazil
Luis Rivero, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Brazil
|
VV&T in Borderland: Uma Jornada de Aventuras no Mundo dos Bugs
Anny Oliveira, Universidade Federal do Ceará, Brazil
Leticia Freitas Ventura, Universidade Federal do Ceará, Brazil
Jacilane Rabelo, Universidade Federal do Ceará, Brazil
Eriky Ryan Gonçalves Leite, Universidade Federal do Ceará, Brazil
|
Designing
Animated Avatars to Promote Collaborative Interaction Between Deaf and
Hearing Individuals in Educational Metaverse Environments: A Study with
Implications for XPTOverse
Adson Damasceno, Universidade Estadual do Ceará, Brazil
José Vinícius Vieira Lima, Universidade de Pernambuco, Brazil
Saymon Holanda, Universidade Federal do Ceará, Brazil
Eduardo Caldas, UFC, Brazil
Francisco Carlos de Mattos Bri Oliveira, Universidade Estadual do Ceará, Brazil
|
Development and Evaluation of a Serious Game for Teaching Chemistry
Patricia F. Amorim, ISERJ/FAETEC, Brazil
João Pedro Teixeira Pires Gomes, Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, Brazil
Monique Goncalves, Senai / Cetiqt, Brazil
Marilza Sampaio Aguilar, ISERJ-FAETEC, Brazil
|
SAGE:
Smart Agent Generation for Education - Framework para Construção de
Sistemas Multiagentes Inteligentes em Ecossistemas de Aprendizagem
Otavio Lube dos Santos, Universidade Federal do Espirito Santo, Brazil
Davidson Cury, Universidade Federal do Espirito Santo - UFES, Brazil
|
Você se Torna Responsável por Aquilo que Gera: Análise Semântica e Temporal de Modelos de Linguagem
Andréia dos Santos Sachete, Instituto Federal Farroupilha, Brazil
Alba Loiola, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brazil
Fábio Diniz Rossi, Instituto Federal Farroupilha, Brazil
Raquel Salcedo Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
|
Quiz Legends: Uma Plataforma Gamificada para Engajamento e Aprendizagem Ativa no Ambiente Escolar
Matheus F. de Menezes, Universidade Federal do Amazonas, Brazil
José Francisco Magalhães Netto, Universidade Federal do Amazonas, Brazil
|
Arquitetura Pedagógica de Debate de Teses e o Processo de Tomada de Consciência: Um estudo de caso na Pós-Graduação
CINTIA LAUTERT, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Brazil
Fernanda Costa Arusievicz, UFRGS, Brazil
Rosane Aragón, FACED/UFRGS, Brazil
Lucas Ivaniski, PPGIE/UFRGS, Brazil
José Valdeni De Lima, CINTED - UFRGS, Brazil
|
Arquitetura Pedagógica e Abstração Reflexionante no Ensino de Combinatória: O Jogo da Senha como Objeto-de-Pensar-Com
Miriam Garcia Müller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Crediné Silva de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
|