VRVS Sharing



Guia Proxy VNC

Por que nós precisamos de um proxy do VNC?

Aplicação do VRVS compartilha trabalhos em três fases:

  • Um participante de conferência oferece o desktop dele para compartilhamento via formulário de declaração de servidor de compartilhamento. Note que só um desktop pode ser compartilhado de cada vez, mas você pode trocar entre desktops diferentes durante uma conferência.

  • O gateway de compartilhando do VRVS recebe as informações do formulário de compartilhamento, então faz uma conexão ao servidor do VNC do participante que está compartilhando. Se esta conexão tem sucesso (ou falha) o participante adquire uma caixa de diálogo que lhe diz que ele é agora o servidor de compartilhando (ou que algum erro ocorreu).

  • Outros participantes da conferência clicam no ícone de compartilhamento e carregam o applet Java do VNC. Cada instância do applet Java conecta ao gateway de compartilhamento do VRVS, e o gateway por sua vez conecta ao servidor do VNC.

Como as conexões para o servidor do VNC é iniciado pelo gateway de compartilhamento do VRVS, e muitos usuários estão atrás de um firewall que bloqueia tais conexões, você pode usar o proxy do VNC. Claro que o proxy só deveria ser operada por um admin do sistema em coordenação com o admin de rede local.

Para mais informações sobre proxy do VNC veja o site John Wilson's website , de John Wilson, ou o VNCP config tutorial.

Como instalar e rodar um proxy do VNC

O proxy usa a IBM Xerces Java parser de XML. A última versão do parser parece ter alguns problemas de compatibilidade, assim é recomendado usar o que vem junto com o Monitor de VNC de John Wilson.

O proxy do VNC leva seu primeiro argumento de linha de comando como o nome do arquivo de config. Se este argumento estiver perdido, o proxy procura vncproxy.xml " no diretório atual. Se isto estiver perdido, o proxy sai sem qualquer mensagem de erro.

Note que em geral o proxy emite pequeno ou nenhuma mensagem de erro.

Instruções de instalação

Na máquina do proxy do VNC:

  • Se você já não tiver uma Máquina Virtual Java (JVM), instale uma.

  • Crie um novo diretório

  • Baixe o VNC Monitor do John wilson's website para o novo diretório. Unzip o arquivo uma vez adquirir VNC Monitor do pacote zipado.

  • Baixe o proxy do John wilson's website para o novo diretório. Unzip o arquivo uma vez adquirir o proxy do VNC do pacote zipado.

  • Baixe o arquivo de exemplo de configuração no mesmo diretório e nomeia para "vncproxy.xml", reescrevendo elaboradamente o arquivo prévio com o mesmo nome.

  • Modifique o nome do servidor VNC (agora "my.vnc.server") no arquivo de config "vncproxy.xml", para o nome da máquina que rodará o servidor VNC.

  • Rode o proxy do prompt do sistema com o comando:
    java -cp ./VncProxy.zip:./VncMonitor.zip VncProxy

Na máquina de conferência que compartilha seu desktop:

  • Rode seu servidor VNC com exibição número " 0 ".
    Confira a caixa "Disable Remote Keyboard & Pointer".

  • Clique no ícone "SHARING" na webpage da sala virtual.

  • Clique na palavra "Declare"

  • Preencha o formulário que você recebeu:
    Display Number: 0
    Your Password: a senha do servidor VNC
    Sharing Level: cheque "Broadcast only"
    Sharing Application: cheque "True Colors"
    Through a VNC proxy?: o nome da máquina do proxy do VNC

  • Clique "DECLARE"

  • Os outros participantes deveriam clicar o ícone "SHARING" agora, e espera até o VNC que o cliente de Java carrega, conecta e começa exibição do desktop remoto.

O arquivo de config do proxy do VNC - vncproxy.xml

Alguns notas na sintaxe do arquivo:

  • O nome de servidor deveria ser modificado para o nome da máquina que compartilha seu desktop roando o servidor do VNC. Isto significa você precisará modificar o arquivo de config para cada usuário que compartilha o desktop (não é recomendado manter e reusar arquivos de config).

  • O número de conexões permitido deveria ser igual ao número de participantes esperados. Deixar um usuário desconectado re-conectar rapidamente, adiciona mais uma conexão, assim ele não teria que esperar até os timeouts de conexão falhados.

  • A única máquina permitida deveria ser: ' www.vrvs.org' - a máquina que rada o gateway de compartilamento do VRVS.

O seguinte arquivo de config vai procurar um servidor de VNC chamado " my.vnc.server " com exibição número 0 (a porta padrão 5900), para uma conferência com 5 participantes.  


       --- vncproxy.xml ---
<?xml version='1.0' standalone='yes'?>
   <Manifest>
     <Proxy Server='my.vnc.server' Port='5900' Connections='5'>
       <Listen Port='5900'>
         <DenyAll>
           <Allow Address='www.vrvs.org'/>
         </DenyAll>
       </Listen>
     </Proxy>
   </Manifest>

      




Questions or Requests