Avaliação Formativa através das atividades SCORM/AICC

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Avaliação Formativa

Além da avaliação realizada através do módulo de avaliação do Moodle, pode ser interessante realizar avaliações de forma contínua, sem a atribuição de notas e com o objetivo de identificar as dificuldades dos alunos para ajudá-los em sua aprendizagem durante a realização do curso.

Esse tipo de avaliação é chamado de Avaliação formativa e tem como propósito a modificação e melhora contínua do aluno, sendo um instrumento educativo que informa e apóia a valoração do processo de aprendizagem, com o objetivo de lhe oferecer como vantagem, em todo o processo, as propostas educacionais mais adequadas.

A avaliação formativa pode ser feita através da aplicação de exercícios, através da observação das intervenções dos alunos dentro das ferramentas do Moodle, através de seus comentários feitos nos diários de bordo ou em qualquer outro recurso que permita acompanhar o progresso dos alunos e identificar as possíveis dificuldades que eles estejam encontrando.

Para fins de estudo sobre os recursos das atividades SCORM para a avaliação formativa, estamos focando a utilização dos relatórios de acompanhamento das atividades SCORM/AICC e as respostas contidas nas auto-avaliações de cada tópico, para avaliar sua utilização como instrumento de avaliação formativa.

O que é o SCORM ?

SCORM é um acrônimo de Sharable Content Object Reference Model, ou Modelo de Referência para Objetos de Aprendizagem Compartilháveis. O SCORM é um conjunto unificado de recomendações para o desenvolvimento e visualização de conteúdos educacionais via Web.

Esse conjunto de referências foi criado pelo Departamento de Defesa norte-americano e tinha como propósito garantir a qualidade dos materiais educacionais e incentivar o desenvolvimento de softwares que ajudassem a alcançar as necessidades de educação e treinamento dos órgãos de defesa americana, da indústria e da academia para os próximos anos.

Um dos objetivos do SCORM é possibilitar que diferentes Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA (tais como Moodle, Claroline, Blackboard) executem e permitam acompanhar conteúdos e atividades desenvolvidos por ferramentas de autoria de diversos fornecedores, o que significa independência da plataforma de hardware e software na qual os conteúdos serão criados e utilizados. Outra característica é a reusabilidade dos conteúdos e até de cursos inteiros em diferentes AVA, através da migração dos cursos que, para isso, são empacotados�, utilizando as especificações do SCORM com um esforço reduzido.

No caso específico do Moodle, é permitido incluir Atividades SCORM, que podem ser desde pequenos Objetos de Aprendizagem - como os exrcícios incluídos nesse curso -, até conteúdos de cursos inteiros de forma similar ao que aparece na ferramenta Livro do Moodle. No caso específico do curso de tutores, escolheu-se colocar todo o conteúdo em formato de Livros e somente os exercícios especificamente no formato SCORM. Essa escolha, ocasionou-se principalmente pela possibilidade de impressão dos conteúdos proporcionados pelos 'Livros', bem como pela familiaridade dos autores do curso com tal ferramenta.

De forma simplificada, poderíamos dizer que os exeríÃcios SCORM desse curso poderiam ser facilmente migrados para outros AVA enquanto os 'livros' necessitariam ser copiados e colados para tipos de atividades similares nos outros AVA.

Mecanismo de Acompanhamento e Rastreamento (tracking) do SCORM

O SCORM possui em sua especificação, mecanismos que permitem rastrear e acompanhar as atividades dos alunos, registrando e disponibilizando dados que auxiliam nesse processo de acompanhamento.

Esses dados são elementos que podem ser rastreados pelo AVA durante o tempo de execuçío do exercício ou conteúdo. Dessa forma é possível ao conteúdo, por exemplo, resgatar o nome do aluno registrado no AVA, bem como é possível ao AVA registrar dados tais como número de tentativas, tempo gasto no conteúdo, pontuação no exercício, respostas dadas, etc.

No curso de tutores, foram propostos dois tipos de conteúdos e atividades SCORM, os exercícios e as auto-avaliações abertas. As atividades de exercícios podem registrar a pontuaçío do aluno no exercício, o tempo gasto em cada tentativa, as respostas dadas, o sucesso ou não na conclusão  do exercício. Já nas atividades de auto-avaliaçío abertas, é possível registrar a opinião subejtiva do aluno acerca de sua aprendizagem no tópico, em esforço de metacognição.

Avaliação Formativa através das Atividades SCORM

Como visto anteriormente, a avaliação formativa pressupíµe o acompanhamento das atividades do aluno durante o curso, tentando identificar possíveis dificuldades no percurso, dando feedback para o aluno e remediando suas dificuldades. Além disso, o professor pode modificar o ritmo e atividades do curso de acordo com o nível de entendimento identificado no grupo.

Acreditamos que, com as informações registradas nas atividades SCORM, bem como na ferramenta livro, é possível ao professor identificar se o aluno está tendo dificuldades em determinadas partes do conteúdo. Isso poderia ser identificado observando o número de tentativas do aluno em determinado conteúdo ou exercício, o tempo gasto, a pontuaçío feita, bem como as respostas dadas. Já através de atividades como a auto-avaliaçío subjetiva, seria possível de forma qualitativa verificar o entendimento dos alunos nos diversos tópicos do curso.

Elementos definidos no SCORM para avaliação formativa

O SCORM, em seu Ambiente de Execução, estipula um modelo de dados que contém elementos que podem ser intercambiados entre o AVA e os objetos de aprendizagem SCORM (SCO). Alguns desses elementos são coletados automaticamente pela simples inicialização e finalização do objeto de aprendizagem SCORM (SCO), outros precisam ser programados para tal fim dentro dos SCO, através de chamadas padronizadas na linguagem JavaScript. Esses elementos podem ser registrados de forma correta e observados através dos relatórios de rastreamento dos AVAs, podendo ser utilizados para a avaliação formativa. O quadro abaixo indica quais elementos do SCORM podem ser utilizados para esse fim.

 

Elemento do modelo de dados

Notação do elemento

Descrição

Comments From Learner

cmi.comments_from_learner

Contém comentários e textos do aprendiz sobre o SCO.

Comments From LMS

cmi.comments_from_lms

Contém comentários e anotações do SCO com o objetivo de serem mostradas para os aprendizes.

Interactions

cmi.interactions

Define informações pertinentes às interações (testes, exercícios, etc.) com o propósito de medição ou avaliação.

Objectives

cmi.objectives

Especifica os objetivos de aprendizagem ou performance associados com cada SCO.

Progress Measure

cmi.progress_measure

Mede o progresso que o aluno está tendo no SCO.

Score

cmi.score

Identifica a pontuação do aluno para um SCO.

Success Status

cmi.success_status

Indica quando o aluno finalizou com sucesso o SCO.

Total Time

cmi.total_time

Identifica o tempo total acumulado de todas as sessões na tentativa corrente do aluno.

Quadro  - Conjunto de Elementos importantes para a Avaliação Formativa

Detalhando um pouco mais os elementos sugeridos para apoiar a avaliação formativa, os elementos de comentários do aluno (cmi.comments_from_learner) podem ser utilizados para registro das impressões sobre a  experiência de aprendizagem no SCO, para registrar anotações de um diário de bordo e para armazenar respostas as questões dissertativas, entre outras coisas. Já os comentários do AVA (cmi.comments_from_lms) contêm informações que devem ser vistas pelos alunos quando estes estiverem navegando nos SCOs, desde que o SCO contenha tais elementos registrados.

Já o conjunto de elementos das interações (cmi.interactions) serve para registrar as respostas dos alunos em exercícios. As interações são respostas para exercícios ou atividades que se queiram registrar em um SCO. Para o AVA, a única obrigação é registrar esses dados quando solicitados, não tendo que proceder com nenhum comportamento específico. São excelentes instrumentos para a avaliação formativa por permitirem o registro da resposta exata do aluno em tais exercícios, possibilitando a análise posterior do professor. Com os diversos tipos de interação permitidos, é possível inserir tais interações para avaliar o nível de dificuldade dos alunos.

Outro conjunto de elementos úteis do SCORM são os objetivos educacionais (cmi.objectives), em que para cada SCO podem ser identificados um ou mais objetivos. Os objetivos são tratados como agrupamentos do conjunto de elementos de dados dos objetivos para um determinado SCO, os quais podem ser usados para rastrear a aprendizagem do aluno.   

O elemento do modelo de dados intitulado ‘Score’ (cmi.score) é utilizado para registrar a pontuação ou nota do aluno no SCO. Muitas vezes, no fim de cada SCO, uma avaliação objetiva pode ser introduzida para avaliar o desempenho do aluno no SCO, registrando sua pontuação. Apesar de seu aparente enfoque somativo, a pontuação pode ser mais um dado observável no processo de avaliação formativa, desde que utilizado com outros exercícios e analisado no conjunto de elementos registrados para um SCO.

O tempo de Sessão (cmi.session_time) é um dos elementos mais utilizados nos relatórios de atividades SCORM e demonstra o total de tempo que o aluno gastou na última sessão para determinado SCO, sendo que o tempo total (cmi.total_time) é a soma de todos os tempos de sessão registrados para o SCO. Esses elementos são utilizados para acompanhar o tempo gasto pelos alunos em todas as suas sessões para uma determinada tentativa (ADL, 2006). Através dele, o avaliador pode verificar se o aluno está levando mais tempo para navegar por um determinado SCO do que outros alunos, o que pode indicar possíveis dificuldades do aluno naquela parte do conteúdo.

A medida de progresso (cmi.progress_measure) é o elemento utilizado para aferir o progresso do aluno na execução do SCO. Pode ser definido como ‘not attempted´, para quando ainda não foi executado; ’completed’, para quando foi executado até o final; ou ‘incomplete’, quando foi executado sem chegar ao final. O mecanismo de definição do valor desse elemento é determinado pelo desenvolvedor e está implícito no algoritmo do SCO. Através desse elemento, é possível que o avaliador verifique se o aluno conseguiu chegar ou não ao final do SCO. Em conjunto com os elementos tempo total e registro do número de tentativas, o avaliador pode inferir se o aluno está tendo dificuldades nos conteúdos estudados.

O último elemento recomendado é o status do sucesso (cmi.success_status), ele indica quando o aluno atingiu com êxito o final do SCO. O SCORM não define como esse sucesso deve ser determinado, mas o SCO pode indicar esse status baseando-se no percentual das interações realizadas, objetivos alcançados, pontuação atingida em uma interação, etc. Como o critério de sucesso é determinado pelo desenvolvedor do SCO, ele pode ser utilizado de acordo com as diretrizes do avaliador para facilitar o acompanhamento do aluno na avaliação formativa (ADL, 2006).

Todos esses elementos, para serem corretamente registrados, demandam a intervenção do desenvolvedor do objeto de aprendizagem (SCO), sendo muitas vezes necessária a readequação e a adição de programação em objetos de aprendizagem existentes. Além disso, é necessário o empacotamento desses objetos de aprendizagem já modificados em unidades de aprendizagem SCORM, por meio de ferramentas de empacotamento, preferencialmente de software livre.

Exemplo de relatório produzido pelo Moodle, relativo a uso pelo aluno, de um objeto scormizado:

relatório