Oficina
Durante o WAIEd será desenvolvida uma oficina com atividade prática envolvendo a construção de mundos virtuais.
Na oficina serão realizadas atividades de criação de ambientes imersivos educacionais bem como de objetos para os ambientes.
Horário: 14 - 17:30
As atividades contemplarão:
Ambientação com mundo virtual | Instalar viewer Acessar mundo virtual Movimentar e alterar propriedades do avatar |
Instalação do servidor OpenSim | Demonstração do processo de instalação com explicações
|
Construção de objetos no Open Sim | Ferramentas disponíveis no Open Sim Links para páginas externas, textos, vídeos Ferramentas de comunicação disponíveis no ambiente |
Incluir objetos prontos no mundo virtual | Acessar repositórios com objetos prontos Tipos de arquivos usados na construção de objetos Inclusão de objetos externamente construídos Limitações dos viewers para incluir / visualizar os objetos externos |
Scripts para objetos e avatares |
As linguagens de scripts |
Ferramentas de autoria para criação de scripts |
Scracth for Open Sim ScripTastic |
Para esta oficina os participantes deverão trazer seu próprio equipamento sendo recomendável que atendada aos seguintes requisitos:
- Sistema operacional: Windows 7
- Hardware mínimo recomendavel: CPU 1.66 GHz e 2Gb RAM e 250Mbytes de área livre em disco
Obs.: Os participantes inscritos deverão previamente fazer o download e instalação dos seguintes aplicativos que serão utilizados nas atividades desenvolvidas na oficina:
Sessão de apresentação de trabalhos
- Apresentação de pesquisas submetidas na forma de artigos científicos, as quais deverão ser focadas nas características técnicas e considerações sobre a construção de mundos virtuais utilizando diferentes softwares (Second Life, Open Simulator, WonderLand, entre outros).
- Mesa redonda para discussão e troca de conhecimentos entre os pesquisadores participantes da seção de artigos e os demais participantes, com vistas a ensejar uma maior aproximação entre os profissionais, e criar uma comunidade virtual de prática para que as discussões e a colaboração sobre o tema ultrapassem a barreira de tempo do evento e a interação continue acontecendo.
Horário: 9:00 - 12:00
Trabalhos selecionados:
Horário |
Título |
Autores |
09:00 - 09:20 |
Da implantação à implementação de ambientes virtuais tridimensionais: caminhos em construção |
Elizabeth Rocha , Marcos Obara, Marcelo Hasegawa, Luana Elias, Fabio Abe , Leonardo Neto (Universidade Federal da Grande Dourados) |
09:20 – 09:40 |
VirtualTche: Mundo Imersivo do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi |
Rosana Wagner, Augusto Moura, Sirlei Rigodanzo Koslowski (Instituto Federal Farroupilha), Liliana Passerino , Sandra Dutra Piovesan (UFRGS), |
09:40 – 10:00 |
Uso de QR Code e Realidade Aumentada como suporte a visitação de museu |
Uellisson Lopes , Robson Ferreira Braga , Daniel Scherer (Universidade Estadual da Paraiba), |
10:00 - 10:20 |
Interação natural como apoio a atividade de telementoria em Telemedicina |
Anna Carolina Medeiros , Rafael Castro, Tatiana Tavares (UFPB),Danielle Rousy (CIn-UFPE), |
Intervalo 10:20: 10:30 |
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10:30 – 10:50 |
O jogo I-AI3: um protótipo em desenvolvimento |
Susana dos Reis, Frederico Schaf , Andreia Oliveira, Adilson Gomes (UFSM), Rosangela Segala de Souza (Instituto Federal Farroupilha) |
10:50 – 11:10 |
Um Jogo Serio em 3D para Apoiar a Aprendizagem Sensível ao Contexto dos Estudantes |
Rodrigo Lima, Francisco Mendes Neto , Rafael Rodrigues (Universidade Federal Rural do Semi-Árido) |
11:10 - 11:30 |
Alice no Labirinto das Decisões: Um jogo para exercitar a tomada de decisão e planejamento |
Roberto Morati Junior, Alan Berger, Orivaldo Tavares (Universidade Federal do Espírito Santo), Crediné de Menezes (UFES) |
11:30-12:00 |
Painel: recomendações sobre como os pesquisadores da área podem contribuir para Educação Sustentável e também apontar questões de pesquisa em aberto. |
Coordenação: Liane Tarouco |