Workshop Ambientes Imersivos para Educação

Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2012

Oficina

Durante o WAIEd será desenvolvida uma oficina com atividade prática envolvendo a construção de mundos virtuais.

Na oficina serão realizadas atividades de criação de ambientes imersivos educacionais bem como de objetos para os ambientes.

Horário: 14 - 17:30

As atividades contemplarão:

Ambientação com mundo virtual

Instalar viewer

Acessar mundo virtual

Movimentar e alterar propriedades do avatar

Instalação do servidor OpenSim

Demonstração do processo de instalação com explicações

 

Construção de objetos no Open Sim

Ferramentas disponíveis no Open Sim

Links para páginas externas, textos, vídeos

Ferramentas de comunicação disponíveis no ambiente

Incluir objetos prontos no mundo virtual

Acessar repositórios com objetos prontos

Tipos de arquivos usados na construção de objetos

Inclusão de objetos externamente construídos

Limitações dos viewers para incluir / visualizar os objetos externos

Scripts para objetos e avatares

As linguagens de scripts

Ferramentas de autoria para criação de scripts

Scracth for Open Sim

ScripTastic

Para esta oficina os participantes deverão trazer seu próprio equipamento sendo recomendável que atendada aos seguintes requisitos:

  • Sistema operacional: Windows 7
  • Hardware mínimo recomendavel: CPU 1.66 GHz e 2Gb RAM e 250Mbytes de área livre em disco

Obs.: Os participantes inscritos deverão previamente fazer o download e instalação dos seguintes aplicativos que serão utilizados nas atividades desenvolvidas na oficina:

Sessão de apresentação de trabalhos

  • Apresentação de pesquisas submetidas na forma de artigos científicos, as quais deverão ser focadas nas características técnicas e considerações sobre a construção de mundos virtuais utilizando diferentes softwares (Second Life, Open Simulator, WonderLand, entre outros).
  • Mesa redonda para discussão e troca de conhecimentos entre os pesquisadores participantes da seção de artigos e os demais participantes, com vistas a ensejar uma maior aproximação entre os profissionais, e criar uma comunidade virtual de prática para que as discussões e a colaboração sobre o tema ultrapassem a barreira de tempo do evento e a interação continue acontecendo.

Horário: 9:00 - 12:00

Trabalhos selecionados:

Horário

Título

Autores

09:00 - 09:20

Da implantação à implementação de ambientes virtuais tridimensionais: caminhos em construção

Elizabeth Rocha , Marcos Obara, Marcelo Hasegawa, Luana Elias, Fabio Abe , Leonardo Neto (Universidade Federal da Grande Dourados)

09:20 – 09:40

VirtualTche: Mundo Imersivo do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi

Rosana Wagner, Augusto Moura, Sirlei Rigodanzo Koslowski (Instituto Federal Farroupilha), Liliana Passerino , Sandra Dutra Piovesan (UFRGS),

09:40 – 10:00

Uso de QR Code e Realidade Aumentada como suporte a visitação de museu

Uellisson Lopes , Robson Ferreira Braga , Daniel Scherer (Universidade Estadual da Paraiba),

10:00 - 10:20

Interação natural como apoio a atividade de telementoria em Telemedicina

Anna Carolina Medeiros , Rafael Castro, Tatiana Tavares (UFPB),Danielle Rousy (CIn-UFPE),

Intervalo 10:20: 10:30

10:30 – 10:50

O jogo I-AI3: um protótipo em desenvolvimento

Susana dos Reis, Frederico Schaf , Andreia Oliveira, Adilson Gomes (UFSM), Rosangela Segala de Souza (Instituto Federal Farroupilha)

10:50 – 11:10

Um Jogo Serio em 3D para Apoiar a Aprendizagem Sensível ao Contexto dos Estudantes

Rodrigo Lima, Francisco Mendes Neto , Rafael Rodrigues (Universidade Federal Rural do Semi-Árido)

11:10 - 11:30

Alice no Labirinto das Decisões: Um jogo para exercitar a tomada de decisão e planejamento

Roberto Morati Junior, Alan Berger, Orivaldo Tavares (Universidade Federal do Espírito Santo), Crediné de Menezes (UFES)

11:30-12:00

Painel: recomendações sobre como os pesquisadores da área podem contribuir para Educação Sustentável e também apontar questões de pesquisa em aberto.

Coordenação: Liane Tarouco