Apresentação e Objetivos

O I Workshop Tecnologias Digitais para Metodologias Ativas (WTDMA) é promovido anualmente pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE), pretende criar um espaço para disseminar e debater as estratégias sendo utilizadas com vistas utilização da tecnologia para criar condições favoráveis ao uso de metodologias ativas.

Orientações

As submissões de artigos para o WTDMA 2019 devem ser realizadas no formato exclusivamente digital, em arquivos PDF, por meio do sistema JEMS. Como o processo de revisão será anônimo (blind review), os autores devem omitir quaisquer informações que possam identificá-los no artigo. Todas as submissões devem, obrigatoriamente, seguir o modelo para publicação de artigos da SBC. Trabalhos que não seguirem essas recomendações serão automaticamente excluídos do processo de revisão. A seguir, algumas normas adicionais que também devem ser observadas:

  • Os artigos completos deverão ter entre 08 (oito) e 10 (dez) páginas incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas;
  • Os trabalhos submetidos devem ser inéditos, ou seja, não publicados anteriormente nem estar em processo de avaliação ou edição para publicação em outro evento ou periódico;
  • Na página de rosto do artigo não deverá constar nenhum tipo de identificação dos autores (os artigos que possuírem identificação serão imediatamente rejeitados);
  • Caso o artigo seja aceito, os autores deverão incluir na versão final seus dados (nomes, filiações e e-mails, bem como demais informações necessárias ao artigo – exemplo como citações a outros trabalhos dos autores);
  • Os trabalhos devem possuir uma seção que descreva a metodologia científica empregada no trabalho;
  • Os trabalhos devem possuir uma seção de análise dos resultados, ressaltando as contribuições tecnológicas para os processos de ensino e de aprendizagem;
  • Recomenda-se fortemente a referência a trabalhos publicados em edições da RBIE e/ou Anais do WIE e SBIE, cujos acervos de artigos podem ser consultados livremente aqui;
  • Serão aceitos trabalhos escritos nos idiomas: Português, Inglês ou Espanhol;
  • As submissões que não estiverem finalizadas (com os dados solicitados pelo JEMS e o arquivo correspondente devidamente carregado segundo as regras estabelecidas) serão imediatamente rejeitadas;
  • A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do Comitê de Programa do CBIE/WTDMA. O processo de revisão será conduzido de forma anônima (blind review) e qualquer proposta será analisada por pelo menos dois revisores, com a arbitragem de um terceiro revisor em caso de necessidade;
  • O artigo que for aprovado será publicado nos Anais do CBIE 2019, desde que, ao menos um autor efetive sua inscrição no evento até o prazo final estabelecido no evento.

Sugerimos aos autores que desejam apresentar trabalhos desenvolvidos em sala de aula e para aqueles autores ainda pouco familiarizados com a publicação de trabalhos científicos, a divisão do texto nos seguintes tópicos:

  • INTRODUÇÃO: visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa;
  • MÉTODOS: como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes etc.) incluindo, se for o caso, a metodologia estatística empregada;
  • RESULTADOS E DISCUSSÃO: descrição e discussão dos resultados obtidos;
  • CONCLUSÕES: a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos do trabalho.

Tópicos

As submissões de Artigos Completos  para o WTDMA 2019 devem indicar um ou mais tópicos dentre os indicados  a seguir:

    • Uso de Tecnologias digitais e Metodologias ativas
    • Ferramentas para apoiar e gerenciar a colaboração e cooperação
    • Ferramentas para aprendizagem ativa
    • Suporte para Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Projetos
    • Mecanismos de enquete / votação / teste com funcionalidades de tratamento de respostas em tempo real
    • Ferramentas de produtividade e autoria com possibilidade de acesso concorrente
    • Ferramentas de divulgação / apresentação de resultados

Cronograma

  • Data limite para submissão dos artigos:  28/08 à 30/09/2019  30 de setembro 6 de outubro de 2019 (até às 23:55) - modelo CBIE/submissão via JEMS
  • Notificação de aceitação dos artigos: 16/10/2019  22 de outubro de 2019
  • Data limite para envio das versões finais dos trabalhos aceitos: 16/10 à 28/10/2019  28 de outubro de 201
  • Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho: 29/09/2019
  • Data da realização do WTDMA: 11/11/2019 13/11/2019 (das 8:30 às 12:30)

Coordenação do I Workshop Tecnologias Digitais para Metodologias Ativas (WTDMA)

Comitê Técnico do I Tecnologias Digitais para Metodologias Ativas (WTDMA)

  • Patrícia Fernanda Silva - UFRGS
  • Gilmara  Teixeira Barcelos Peixoto - IFF
  • João Bottentuit Junior - UFMA
  • Gustavo Severo de Borba - UNISINOS
  • Bruno Silva Leite - UFRPE
  • Anita Raquel Silva - UFRGS
  • Fabrício Herpich - UFRGS

Termo de Autorização de Publicação

Os autores dos artigos publicados na SBCOpenLib retém os direitos autorais de suas obras e autorizam a SBC a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da SBC.

Efetuar o download do Termo de Autorização de Publicação


Inscrições no CBIE 2019

Clique no botão a seguir para realizar a sua inscrição no evento Inscrição


Programação WTDMA 2019

Data: 13 de novembro de 2019
Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, sala Mundo Novo 1
SHS Quadra 06 - Complexo Brasil 21, Asa Sul, Brasília - DF

Sessão Horário Título do trabalho
Autores
Abertura 8:30 - 8:40 Liane Margarida Rockenbach Tarouco
Metodologias Ativas 8:40 - 9:00 Estratégias e Desafios para o uso da Lousa Digital interativa por meio de Metodologias ativas Adja Andrade (UFRN - Brazil), Maria Vieira (UFRN - Brazil)
9:00 - 9:20 O uso de Metodologias Ativas na Formação Docente de Estudantes Residentes do curso de Letras - Língua portuguesa e Libras Everton da Silva Brito (Instituto Metrópole Digital / UFRN - Brazil), Flávia Viana (UFRN - Brazil)
9:20 - 9:40 O uso de Mobile Learning e Metodologias Ativas no contexto educacional Patrícia Silva (UFRGS - Brazil), Miguel Santibanez (UFRR - Brazil) Sandro Silva (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Brazil), Delfa Zuasnabar (UFRR - Brazil), Lucas Prestes (UFRGS - Brazil), Aline Line (UFRGS - Brasil)
Aprendizagem Baseada em Problemas 9:40 - 10:00 Desenh.AR: um recurso educacional desenvolvido de forma interdisciplinar com base em aprendizagem baseada por projetos Mauricio Lopes (FURB - Brazil), Dalton Reis (FURB - Brazil), Gabriel Bento (FURB - Brazil), Arline Thomé da Silva ( FURB - Brazil), Clara Bauer (FURB) - Brazil), Nicolas Viana (FURB- Brazil), Pietra Zoschke (FURB Brazil)
10:00 - 10:20 Programação e Aprendizagem Baseada em Projetos como estratégias no ensino de Pensamento Computacional para crianças e adolescentes Socorro Vânia Lourenço Alves (UFOPA - Brazil), Enoque Alves (UFOPA - Brazil), Paulo Beckman Santos Baia (UFOPA - Brazil)
10:20 - 10:40 Proposta de um Modelo Inovador de Formação de Professores baseado no Design Thinking Adja Andrade (UFRN - Brazil), Juliana Oliveira (Instituto Metrópole Digital - Brazil)
10:40 - 11:00 Aprendizagem com Robótica Educacional: uma Abordagem Baseada em Problemas Evandro Preuss (UFSM - Brazil), Cristiane Pelisolli Cabral (Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre - Brazil)
Jogos 11:00 - 11:20 Uma proposta de gamificação para o ensino da Engenharia de Software Matheus Serrão Marinato (UFOPA - Brazil), Socorro Vânia Lourenço Alves (UFOPA - Brazil)
11:20 - 11:40 Promoção Juntou ganhou: Uma experiência gamificada para o engajamento de estudantes de Ensino Médio Claudia Coutinho (Secretaria e Educação do Estado da Bahia - Brazil)
Discussões e encerramento 11:40