|| Início ||   << Voltar <<
>> Avançar >>

Aula 4 - Interatividade no Desenvolvimento de Material Educacional

Construindo animações
Uma animação nada mais é do que uma seqüência de quadros que, passados num determinado tempo, dão a ilusão de movimento . Assim, para criar uma animação básica, conhecida como quadro-a-quadro , basta que se insiram imagens em quadros seqüenciais de uma mesma camada. Cada quadro tem que ter uma variação mínima em relação ao quadro anterior, pois se não houver nenhuma variação, vai parecer que a imagem está parada. Observe a seqüência a seguir:

Se visualizarmos essa seqüência em determinado espaço de tempo, de modo que a cada momento seja mostrada uma dessas imagens, teremos a ilusão de movimento e animação.

Porém, o Flash MX oferece um recurso muito poderoso para a transformação de um elemento em outro, bem como para o deslocamento de elementos, ou ambos, que é a interpolação. Basta que se crie o primeiro quadro do filme com o elemento a ser transformado e o último quadro do filme, com o elemento final que desejamos. O Flash MX irá interpolar (inserir) os quadros necessários para criar uma animação.

Para criar uma animação interpolada, você deve colocar o elemento em seu estado inicial no primeiro quadro. Colocar o elemento em seu estado final em outro quadro, distante suficiente do primeiro (p.ex. quadro 15). Voltando ao quadro 1, com o elemento selecionado, Inserir > Criar Interpolação .

Por padrão, uma interpolação de movimento é criada. As configurações da interpolação, inclusive com a possibilidade de alterá-la para interpolação de forma, devem ser alteradas no Painel Propriedades, quando necessário. Uma seta nos quadros mostra o caminho da animação interpolada. O fundo do quadro lilás mostra que a interpolação foi de movimento e o verde que foi de forma. Para visualizar como realizar uma interpolação de movimento, acesse a demonstração " Como criar interpolação de movimento ", disponível em http://penta3.ufrgs.br/cursoflash/Demo/Tutorial_InterpMov.swf.

Para visualizar como realizar uma interpolação de forma, acesse a demonstração " Como criar interpolação de forma ", disponível em http://penta3.ufrgs.br/cursoflash/Demo/Tutorial_InterpForma.swf.

Usando Linha-guia
Com a linha-guia podemos definir uma trajetória para os elementos da nossa animação. Ao lado, temos um clipe de filme com uma bola rolando de um lado ao outro, feito através de interpolação de movimento, com rotação no sentido-horário. Porém, queremos dar a idéia de que o terreno onde a bola está não é totalmente plano, para dar mais realidade à cena. Então, definimos uma trajetória levemente ondulada para o movimento da bola. Essa trajetória é feita com a Linha-Guia .

Na linha de tempo do filme, onde ficam as camadas, há uma barra com os controles Inserir Camada , Inserir Linha-Guia , Inserir Pasta e Excluir Camada . Clicando-se em Inserir Linha-Guia , uma nova camada será inserida no filme. Nessa camada, devemos desenhar a trajetória do elemento. No momento de execução do filme, tudo que estiver na Camada Guia não aparecerá. O elemento, automaticamente, se fixa à linha-guia desenhada, através do seu eixo (que pode ser alterado).

Para visualizar como trabalhar com Linhas-Guia no Flash MX, acesse a demonstração "Como trabalhar com linhas-guia", disponível em http://penta3.ufrgs.br/cursoflash/Demo/Tutorial_LinhaGuia.swf.
 :: 2005 :: Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) ::