logo  
 
Demonstração
Demonstração
animada

Técnicas de Desenho no Flash
Com certeza você já deve ter visto muitas animações bonitas e bem feitas em Flash. O Flash acabou se tornando uma das ferramentas de desenho de animação mais utilizadas entre os desenhistas e animadores da web e o traço típico do Flash ganhou muito espaço na web.

Se você já tem algumas noções de desenho, saiba que elas também se aplicam nas animações Flash. Efeitos 2D, perspectiva, sombreamento e efeitos de luz e textura podem ser conseguidos de uma forma relativamente fácil no Flash. É claro que o resultado final de seu desenho vai depender muito do seu talento pessoal, porém o Flash pode facilitar algumas coisas.

A caixa Cores (Colors) da Caixa de Ferramentas (Tools) oferece quatro texturas de preenchimento gradiente e três de preenchimento gradiente radial pré-definidas. Elas são ótimas para criar efeitos metalizados. Na aba Misturador de Cores (Color Mix) do painel Cor (Color) é possível editar as texturas de preenchimento. Com a ferramenta de Transformação de Gradiente (Gradient Transformation) da Caixa de Ferramentas (Tools), é possível editar propriedades do gradiente, auxiliando na criação de efeitos de luz sobre as texturas.

Efeitos com imagens

Um recurso muito útil de desenho inserido no Flash 8 auxilia na criação de sombras para elementos e quando esses elementos têm movimento, personagens, por exemplo, as sombras acompanham! O Flash 8 introduziu os Efeitos de Linha de Tempo (Timeline Effects), dentre os quais está o efeito de Inserir Sombra (Drop Shadow). Para que um personagem tenha uma sombra que acompanhe os seus movimentos, é necessário que o clipe de filme do personagem seja duplicado no palco e colocado no local onde a sombra deve aparecer. Para duplicar um elemento do palco, basta selecioná-lo com o botão diretio do mouse e escolher Duplicar Símbolo (Duplicate Symbol). Na própria aba de Filtro (Filter) do painel Propriedades & Filtros & Parâmetros (Properties & Filters & Parameters), você poderá visualizar as opções do efeito inserido no clipe de filme, dentre as quais está a opção de Esconder Objeto (Hide Object). Ao escolher essa opção, o clipe de filme sombra esconde o objeto, que nesse caso seria o personagem, mostrando somente a sua sombra. Dessa forma você teria um clipe de filme de sombra acompanhando o personagem.

Por fim, uma última dica, simples mas muito últil, é importar gráficos como fotos e desenhos para o palco do Flash e desenhar 'passando por cima' da imagem, como se faz com um papel-manteiga ou ao se desenhar em uma lâmina de acetato. Você deve colocar a imagem a ser copiada na camada mais abaixo, para poder desenhar 'por cima' dela. O ideal, neste caso, é bloquear a camada onde está a imagem, para evitar tirá-a do lugar sem querer, por exemplo. Ainda, estando a imagem em uma camada separada, é possível invisibilizá-la de tempos em tempos, para verificar se seu desenho está ficando 'aceitável'.

O seu desenho deve ser feito em uma outra camada, acima da camada da imagem. Ainda, seu desenho pode estar distribuído em várias camadas acima da camada onde está a imagem. Se você está desenhando um personagem, você pode querer desenhar elementos que serão animados em camadas diferentes, por exemplo, os olhos, que irão piscar, em uma camada; a boca, que mostrará o movimento da fala, em outra camada; os cabelos, que se movimentarão à medida em que o personagem andar, parar ou pegar vento, em outra camada, e assim por diante.

Se você precisa desenhar muitos personagens, animações, simulações e planos de fundo para seus materiais educacionais, talvez uma mesa gráfica seja um bom investimento. A mesa gráfica oferece a possibilidade de se desenhar com uma caneta digital, o que pode auxiliar aqueles que têm prática ou facilidade no desenho a mão.

O importante é que você não se preocupe muito se não se mostrar talentoso em suas primeiras tentativas de desenho com o Flash! Tudo é uma questão de prática e você deverá ir melhorando com o treino. Além disso, se concentre na necessidade pedagógica de seu material. Se seu desenho para a animação de uma simulação não pode competir com as milhares de animações publicitárias da Internet, mas dá 'conta do recado' do ponto de vista teórico e pedagógico, você já atingiu seu objetivo!

Programa Anterior
UFRGS/CINTED 2006 © Todos os direitos reservados.
Permitido o uso educacional, desde que citada a fonte.