logo  
 

Um pouquinho de história (cont.)
Aos poucos os webdevelopers (programadores da web) começaram a utilizar o Flash e clamar por mais recursos de script e programação. Com isso, numa longa caminhada, a linguagem de programação do Flash, a ActionScript, passou de uma linguagem simples de script e orientada a eventos a uma linguagem poderosa e orientada a objetos, a ActionScript 2.0, com classes, propriedades, herança e tudo mais que uma linguagem OO tem direito!

Uma outra vantagem muito grande do Flash na época de seu lançamento (antes do boom da banda larga!) foi a vetorização dos elementos. Isso significa que o Flash transforma todo o conteúdo das suas animações em pontos, diminuindo drasticamente o tamanho dos arquivos de animações e imagens. Toda essa evolução contribuiu muito para moldar a web como conhecemos hoje, recheada de recursos multimídia.

Por ser um software de uso relativamente fácil considerando-se o tipo de material que produz, o Flash rapidamente despertou o interesse de visionários da área de desenvolvimento de material educacional. Com uma ferramenta de autoria simples, seria possível que o professor pudesse projetar e desenvolver seus próprios recursos pedagógicos, sem depender de um desenvolvedor caro e muitas vezes atrelado a técnicas comerciais e publicitárias de criação.

Acreditando nesta idéia de que o professor pode desenvolver material educacional digital de qualidade é que o CINTED criou o Curso de Extensão 'Projeto e Desenvolvimento de Material Educacional com Flash', ainda na época do Flash MX, a sexta versão do software. O Flash evoluiu muito e está se tornando um software extremamente poderoso, sendo usado por quase todos os desenvolvedores de animações 2D.

Programa Anterior Próxima
UFRGS/CINTED 2006 © Todos os direitos reservados.
Permitido o uso educacional, desde que citada a fonte.