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Demonstração
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animada

Camadas, Linhas de tempo e Cenas
Conforme já foi mencionado, as camadas ajudam a criar uma idéia de profundidade, de perspectiva, na animação em Flash. Elas podem ser comparadas a lâminas transparentes empilhadas uma sobre a outra. Existe uma hierarquia na ordem entre as camadas. Os objetos desenhados em uma camada encobrirão (aparecerão na frente de) todos aqueles nas camadas inferiores.

Além disso, as camadas também são usadas para organizar o conteúdo de uma animação. Quando voê cria e edita objetos em uma camada, os objetos em outra camada não são afetados. Você pode bloquear uma camada inteira, para editar os objetos das outras camadas sem correr o risco de alterar o que já está pronto. Ainda, você pode escolher quais camadas irá visualizar durante o processo de criação da sua animação.

Uma boa forma de organizar seu filme é distribuir elementos em camadas, colocando, sobretudo, elementos que contém seus próprios códigos de programação em camadas específicas, evitando misturar em uma mesma camada vários elementos que recebam programação. Você pode criar camadas específicas para trabalhar com as ações (comandos ActionScript), som, vídeo, animações, botões, entre outros. Para melhor organização, você pode dispor as camadas em pastas.

É importante notar que cada camada tem sua linha de tempo, composta por diversos quadros-chaves. Na linha de tempo, controlamos a 'mostragem' do filme, desde o início (primeiro quadro-chave) até o o fim (último quadro-chave). Ao percorrer essa linha de tempo é que teremos a animação em si, como resultado de alterações que são realizadas em cada novo quadro-chave.

O Flash oferece a possibilidade de se distribuir o filme da animação em diversas cenas. As cenas servem para dividir os filmes, exatamente como temos no cinema, por exemplo. Você pode criar uma cena introdutória, que mostra uma animação bem leve, enquanto realiza o carregamento de um filme mais 'pesado'. Outro recurso comum no uso de cenas é alterá-las à medida que alterarmos o fundo da animação. Por exemplo, se você está fazendo uma animação que acontece em várias partes de uma escola, você pode criar a cena sala de aula, a cena diretoria, a cena pátio, a cena secretaria e assim por diante.

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