logo  
 

Navegabilidade
A navegabilidade cuida das várias possibilidades de utilização de recursos que facilitem a navegação e localização dos usuários dentro de uma aplicação educacional desenvolvida em Flash. Aqui, entra a função do projetista e desenvolvedor de material educacional, responsável por facilitar essa navegação. Nas aplicações, principalmente naquelas projetadas para a uso educacional, texto e imagem trabalham juntos e buscam o mesmo objetivo: facilitar ao usuário o acesso ao conteúdo.

Quando se trata de Internet, há um adicional e tanto: estamos lidando com o hipertexto. O hiperlink - quando bem utilizado - facilita a navegabilidade de qualquer site. O maior erro na utilização de um link dentro de um texto é o excesso. Não faça de um texto web uma estrada de atalhos, saídas e paradas.

Uma situação muito comum na Internet, é que o usuário se sinta perdido (lost in cyberspace), sem saber se ainda está no seu site, ou se já está em outro local. Isso deve ser evitado, especialmente em materiais educacionais, pois o usuário pode achar que está recebendo alguma informação do seu site (confiável), enquanto ele está lendo um site externo (que pode não ser tão confiável assim). Por isso, evite links nas primeiras linhas de um texto. Primeiramente, capture a atenção do visitante e só depois lhe ofereça opções. Além disso, não coloque links para sites externos no corpo do texto. Faça uma lista de links externos, à parte do seu texto.

Os sistemas de navegação (menus, buscas, barras laterais, links, etc.) devem ser apresentados de forma clara e harmoniosa, orientando o internauta para uma navegação tranqüila, sem interrupções ou mesmo caminhos sem volta. Uma barra de botões úteis deve ser apresentada em todos os quadros, contendo botões com as principais funcionalidades daquele filme, a fim de que o usuário possa optar pelo seu próprio 'caminho' na utilização do material e não somente pelo 'caminho' pensado previamente por quem desenvolveu o material.

Em suma, ao projetar a navegabilidade do seu site, você deve pensar numa barra de navegação que 'responda' às seguintes questões:

  • Quais possibilidades você quer oferecer ao seu usuário?
  • Como evitar que o usuário se perca no meu filme?
  • Que botões de controle irei oferecer (avançar, parar, voltar, recomeçar, etc)?
  • Que ítens importantes do meu filme terão atalhos sempre visíveis?
Programa Anterior
UFRGS/CINTED 2006 © Todos os direitos reservados.
Permitido o uso educacional, desde que citada a fonte.