logo  
 

Caixas de Texto (cont.)
Nesse caso, poderia ter uma caixa de entrada associada à variável nome no início do filme Flash e uma caixa dinâmica também associada à variável nome no final do filme. Desta forma, o usuário escreveria seu nome na caixa de entrada, o nome ficaria gravado na variável durante todo o tempo em que o usuário estivesse assistindo a animação e, no final, o nome apareceria em uma caixa dinâmica.

Assim como os demais elementos do Flash, as caixas de texto contêm várias propriedades. Essas propriedades podem variar de acordo com o tipo de caixa de texto. As caixas de texto estático, por exemplo, não têm uma variável associada a elas, mas podem ser transformadas em links. Propriedades típicas de textos que podem ser alteradas nas caixas de texto são tipo de fonte, cor, tamanho, estilo, alinhamento, direção do texto, espaçamento entre caracteres (kern), indentação, dentre outros.

Demonstração
Demonstração
animada

Para criar links, é preciso trabalhar com textos estáticos. Para transformar um texto em um link, basta selecionar a parte do texto a ser transformada e introduzir o endereço do link na caixa URL Link. O endereço deve ser completo, por exemplo http://www.cinted.ufrgs.br. Quando inserimos um endereço de link na caixa URL Link, a opção Alvo (Target) fica disponível. Essa opção define qual será a janela do navegador que mostrará o link quando o mesmo for solicitado:

  • _blank: uma nova janela do navegador se abrirá com o link solicitado;
  • _ parent: em caso do uso de frames, o frame pai abrirá o link solicitado;
  • _self: o link solicitado se abrirá na própria janela onde está o conteúdo;
  • _top: em caso de uso de frames, o link solicitado se abrirá no frame superior.

Atente-se ao fato de que com esse recurso só é possível inserir links em textos estáticos. Se você desejar criar um link a partir de uma imagem, o ideal é transformá-la em um botão com a função getURL();, que serve para carregar um endereço URL. A função getURL têm três parâmetros: getURL(url, window, [method]);, onde um parâmetro é mostrado entre braceletes [], significa que ele é opcional.

  • url: endereço URL a ser carregado pelo link;
  • window: janela do navegador onde abrirá o link solicitado (semelhante ao Target);
  • method: método de envio de variáveis, quando houver, pode ser GET ou POST.
Programa Anterior Próxima
UFRGS/CINTED 2006 © Todos os direitos reservados.
Permitido o uso educacional, desde que citada a fonte.