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Controle de clipes de filme via código
Para controlarmos um clipe de filme, temos que dar a ele um nome de instância. Com esse nome, ele será referenciado no código (na linguagem de programação, nesse caso a ActionScript 2.0).

Nome de Instância

Alguns comandos utilizados nos botões e no filme principal do Flash também podem ser utilizados diretamente sobre o clipe de filme, utilizando-se a seguinte sintaxe:

nome_de_instância.AÇÃO;

Por exemplo, se temos o clipe de filme instanciado como bola, mas queremos que ele inicie somente quando o usuário clicar em um botão, devemos utilizar a seguinte ação no botão:

on(press) { // ao pressionar o botão do mouse
    bola.play();
// o clipe de filme bola começa a tocar
}

Demonstração
Demonstração
animada

Dessa forma, podemos controlar clipes de filme no filme principal através de botões, de eventos ou de outros clipes de filme, atribuindo muito mais interatividade aos materiais desenvolvidos com Flash.

Esse mesmo tipo de controle de clipe de filme é muito importante para a utilização de multimídia nas aplicações, pois dessa mesma forma podemos controlar vídeos e sons.

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