logo  

Interação e interatividade


É importante entender a diferença entre interação e interatividade. Alguns autores defendem que o termo interatividade já está com seu sentido 'esvaziado', já que se tornou lugar-comum para promover homepages, softwares e aplicações que não apresentam nada além de uma seqüência de cliques. Por isso, o termo interação é mais usado para expressar um esforço cognitivo geralmente maior do que a interatividade simplesmente reativa.

Alex Primo defende que é a capacidade interacional da Internet que pode trazer maiores contribuições à EAD, desde que o design do curso e o papel dos professores, em conjunto, primem pela interação mútua em contraste à interação reativa. Para o autor, a interação reativa pode ser facilmente implementada num contexto homem-computador; enquanto a interação mútua é aquela resultante de uma relação entre duas pessoas, num processo de “agir conjuntamente”. Nas situações de interação mútua, “os participantes são definidos pelos relacionamentos, isto é, as relações afetam os seus participantes, como também seus relacionamentos futuros”.

A maioria das aplicações online (cursos, jogos, objetos de aprendizagem, testes, exercícios, etc), que se definem interativos, entendem a interatividade a partir do conceito de interação reativa, onde a reação do estudante foi prevista pelos desenvolvedores da tarefa e implementada como resposta correta pelo designer do curso, de modo que se o estudante reagir de uma forma não prevista, o sistema apresenta um erro e a realização da atividade é considerada inválida ou insatisfatória.

Por outro lado, como a interação mútua não é a simples soma de traços pessoais dos interagentes, seu resultado não pode ser previsto.

Considerando-se o conceito piagetiano de construção do conhecimento, baseado em desequilíbrios seguidos de equilibrações, do ponto de vista educacional, esta parece ser a diferença mais importante entre interação mútua e reativa. Nesse sentido, um conflito age como um ponto prejudicial à interação reativa, podendo levar ao seu término; enquanto na interação mútua o conflito modifica a relação interacional, redefinindo-a.


Programa Próxima
UFRGS/CINTED 2006 © Todos os direitos reservados.
Permitido o uso educacional, desde que citada a fonte.