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Verdadeiro ou Falso

Nesta atividade teremos dois botões representando, respectivamente, a opção verdadeiro e falso. Para representar qual destas opções foram escolhidas, utilizaremos um ponto.


1 - Componentes

Para criar o layout dessa atividade, vamos utilizar:

  • botões de navegação: avançar e voltar;
  • 3 botões: resposta, verdadeiro e falso;
  • uma caixa de texto estático para a pergunta;
  • dois clipes de filme na forma de um ponto, que indicarão se o usuário escolheu verdadeiro ou falso.

2 - Ações

Teremos as seguintes situações nesta atividade:

  • se for clicado no botão "Verdadeiro", este aparecerá marcado por um ponto enquanto que o botão "Falso" ficará desmarcado, e vice-versa;
  • ao clicar no botão "resposta", se a opção "Verdadeiro" estiver marcada (resposta certa), uma mensagem positiva será enviada e a atividade será encerrada.
  • caso contrário, se a opção "Falso" estiver marcada (resposta errada), uma mensagem negativa será enviada e a atividade será encerrada.

Agora, para as situações acima, teremos os seguintes códigos:

  • Os pontos só devem aparecer sob os botões quando uma das opções for selecionadas, logo, devem ficar invisíveis no começo da animação:

    Código inserido em cada um dos botões "bases"

    onClipEvent (load) {
         setProperty (this, _visible, false);
      }

  • Se o botão "Verdadeiro" for pressionado, deve aparecer marcado (um ponto aparecerá sobre o botão) e o botão "Falso" deve ficar desmarcado.

    Código inserido no botão "Verdadeiro"

    on (release) {
        setProperty (_root.respV, _visible, true);
        setProperty (_root.respF, _visible, false);
      }
  • Se o botão "Falso" for pressionado, deve aparecer marcado (um ponto aparecerá sobre o botão) e o botão "Verdadeiro" deve ficar desmarcado.

    Código inserido no botão "Falso"

    on (release) {
        setProperty (_root.respV, _visible, false);
        setProperty (_root.respF, _visible, true);
      }

  • Agora, testaremos se o botão certo foi selecinado, ao clicar no botão "resposta".

    Código inserido no botão "resposta"

    on (release) {
         correto = getProperty(_root.respV, _visible);
           if (correto == 1) {
             if (resposta == 1) {
               resposta = 0;
               resultado += 1;
             }
           mensagem = "Sim... os jovens brasileiros começam a se interessar cedo pelo país;-D";
           } else {
         mensagem = "Não... com que idade você acha que deveria se começar a votar?";
         resposta = 0;
         }
       }

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