Movimentando
Podemos controlar a movimentação de um objeto na animação.
Descrição
Há diversas maneiras de movimentar o Clipe de Filme. Destaca-se as seguintes formas:
- Deslocamento em intervalos fixos: movimento retilíneo e uniforme
- Deslocamento randômico: movimenta-se em direção aleatória
- Definida pelo Cursor: a posição do objeto é definida pelas coordenadas do cursor
- Perseguindo o Cursor: o objeto se desolcará até a posição atual do cursor
Exemplos:
Deslocamento em Intervalos Fixos
A bola se deslocará numa direção fixa e pré-determinada, sem mudar a sua velocidade.
![coelho](bola.gif)
Arquivo .fla da animação da bola
Deslocamento Randômico
O mosquito se deslocará aleatoriamente através da função matemática:
- Math.random(): fornece um número aleatório entre 0 e 1
O resultado será uma trajetória variável do vôo do mosquito.
![coelho](mosquito.gif)
Arquivo .fla da animação do mosquito
Definida pelo Cursor
A cada frame, o disco-voador será posicionado nas coordenadas atuais do Cursor.
Para esconder o cursor do Mouse utilizou-se a função:
- Mouse.hide();: esconde o ponteiro do Mouse
Agora temos uma animação no lugar do ponteiro do Mouse.
![disco](discovoador.gif)
Arquivo .fla da animação do disco-voador
Perseguindo o Cursor
A cada frame, quando houver uma diferença entre as coordenadas do cursor e do disco-voador, haverá um deslocamento do disco-voador em direção ao cursor.
![disco voador](discovoador2.gif)
Arquivo .fla da animação do disco-voador
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