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Movimentando

Podemos controlar a movimentação de um objeto na animação.


Descrição

Há diversas maneiras de movimentar o Clipe de Filme. Destaca-se as seguintes formas:

  • Deslocamento em intervalos fixos: movimento retilíneo e uniforme
  • Deslocamento randômico: movimenta-se em direção aleatória
  • Definida pelo Cursor: a posição do objeto é definida pelas coordenadas do cursor
  • Perseguindo o Cursor: o objeto se desolcará até a posição atual do cursor

Exemplos:

Deslocamento em Intervalos Fixos

A bola se deslocará numa direção fixa e pré-determinada, sem mudar a sua velocidade.

coelho





Arquivo .fla da animação da bola


Deslocamento Randômico

O mosquito se deslocará aleatoriamente através da função matemática:

  • Math.random(): fornece um número aleatório entre 0 e 1

O resultado será uma trajetória variável do vôo do mosquito.

coelho





Arquivo .fla da animação do mosquito


Definida pelo Cursor

A cada frame, o disco-voador será posicionado nas coordenadas atuais do Cursor.
Para esconder o cursor do Mouse utilizou-se a função:
  • Mouse.hide();: esconde o ponteiro do Mouse

Agora temos uma animação no lugar do ponteiro do Mouse.

disco





Arquivo .fla da animação do disco-voador


Perseguindo o Cursor

A cada frame, quando houver uma diferença entre as coordenadas do cursor e do disco-voador, haverá um deslocamento do disco-voador em direção ao cursor.


disco voador






Arquivo .fla da animação do disco-voador

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