EXPLICAÇÕES EVOLUCIONÁRIAS DO COMPORTAMENTO HUMANO

TESTE  ELABORADO PELO PSICÓLOGO RICARDO HOLMER HODARA

Estacione o MOUSE sobre as interrogações para receber dicas curtas.

Após terminado o processo de execução do teste, veja seu escore. Visto significa certo; exclamação significa errado.

Após aparecer a correção, clique na seta animada para obter uma justificativa curta, se houver.

Depois envie os resultados para seu professor, apertando o botão de entregar prova.

O macaco do velho mundo (macaco catarríneo) possui 98.4% de genes idênticos ao DNA humano, ocorrendo o mesmo com 75% do DNA dos vermes e 50% dos genes da banana. O chimpanzé, nosso parente mais próximo, possui um DNA 99.4% similar ao humano. 1. Qual o percentual de genes comuns a todas as raças e grupos étnicos humanos?

99.9%
99%
9.9%

Lembre-se que TODA a tradição da psicologia e áreas afins, se divide naqueles estudos que buscam estabelecer as DIFERENÇAS e outros que buscam estabelecer as IDENTIDADES entre seres humanos. 2. Ao contrário da Genética do Comportamento (que se ocupa do estudo comparativo entre populações), a Psicologia Evolucionária está interessada no estudo neodarwiniano do(a)?
Motivação e diferenças entre as personalidades individuais.
O porquê do altruísmo em humanos.
Uma arquitetura cognitivo-comportamental comum entre humanos.

Pense que um negro e um branco devem estar mais aparentados que a média humana com qualquer outro primata (de outra espécie), por mais que o primata da outra espécie seja aparentado da espécie humana. 3. O número aproximado de genes diferentes entre raças e grupos étnicos é de?

Não há genes diferentes separando raças e etnias humanas, sendo as diferenças, tanto de fenótipo quanto de comportamento inato, decorrentes apenas e exclusivamente da diferente distribuição dos mesmos genes "humanos" nos diferentes grupos.
Cerca de 40 genes, incluindo em média 14 versões por loci genético (em todo o genoma), totalizando, pelo menos, 500.000 variações genéticas específicas para os diferentes proteomas de raça e grupo étnico.
Não mais de 800 genes, sem maiores versões genéticas diferentes por loci.

Não se esqueça que o neodarwinismo é a alma de toda a biologia contemporânea. E não se trata de um simples "neo" alguma coisa. O neodarwinismo é a união operativa e vitoriosa entre duas tradições que permaneceram separadas durante quase um século! 4. A Psicologia Evolucionária é Neodarwinista. Isso significa que ela é?

Inspirada na renovação ideológica do velho Darwinismo, dentro de um novo paradigma.
Um aperfeiçoamento do Darwinismo Social, graças aos avanços da Psicologia Cognitiva.
É baseada no paradigma biológico contemporâneo, sendo este resultante do Darwinismo (ou Evolucionismo), mais a moderna genética mendeliana e molecular.

Cuidado para não resvalar para a sociologia standard ou outras formas superadas de pensar. 5. A escolha de parceiros sexuais femininos, entre homens, é baseada em:

Critérios altamente aleatórios, onde a procura da "alma gêmea" é determinada por algumas regras inatas e gerais de atratibilidade, e pela simples circunstância contextual.
Aspectos altamente particulares da personalidade feminina, somados a padrões específicos de beleza física. De tal sorte, que dois gêmeos idênticos, criados em separado, tendem a escolher o mesmo tipo aproximado de mulher.
Nas vantagens sociais do casamento, no status da mulher ou de sua família,  e nas similaridades socioculturais existentes entre eles. Por exemplo, homens moralistas e religiosos tendem a se casar com mulheres moralistas e religiosas.

Não se esqueça que o homem "busca" inconscientemente maximizar as probabilidades de transmitir seus genes para o futuro. 6. De acordo com a Psicologia Evolucionária, um homem tem mais chance de escolher uma mulher que:

Que tenha montes de dinheiro.
Que seja atraente, sensual e fértil.
Que seja magra e educada, andando sempre na moda.

A mulher, para fazer a melhor escolha, deve levar em conta dois fatores essenciais, de um ponto de vista evolucionário. Não se esqueça que a mulher pode ter filhos com mais de um homem. 7. De acordo com a Psicologia Evolucionária, uma mulher escolherá um homem que:

Que seja atraente e fértil.
Que possua status e recursos econômicos.
Que seja musculoso, heterossexual e cheio de libido.

O autor é um britânico que começou seus estudos no campo da Etologia. 8. Qual foi o autor que estudou vários megabytes de textos de "namoro pelos classificados e pequenos anúncios", demonstrando, estatisticamente, a existência transcultural de seleção sexual entre humanos?

Dunbar
Buss
Singh

9. Quem demonstrou, em laboratório e transculturalmente, que os homens percebem, como mulheres mais sensuais, atrativas e prontas para o namoro, aquelas mulheres ligeiramente mais gordas que a mulher mais magra da regra social dada pela mídia ou pela tradição (demonstrando, com isso, um "eixo cognitivo", inato e universal, além da própria consciência)?

Dunbar
Buss
Singh

São os mesmos pesquisadores que são considerados os "fundadores" da psicologia evolucionária. 10. Quais foram os primeiros psicólogos a apresentar a pioneira explicação evolucionária  para o "enigma" do porquê dos inesperados resultados cognitivos das Tarefas Wason, explicação esta baseada em lógica sensível a conteúdos adaptativos (Detecção Inata de Trapaça -- ou Cheating Detectors)?

Tooby e Cosmides
Jung e Freud
Carl Rogers e Piaget

Esse psicólogo foi refutado por Judith Harris, David Lykken, dentre outors que encontraram falhas flagrantes em sua metanálise. 11. O psicólogo do MIT que tentou demonstrar darwinianamente a suposta ligação entre Ordem de Nascimento e a estrutura familiar dos revolucionários franceses que tomaram o Poder em 1789, chama-se:

Vygotsky
Howard Gardner
Frank Sulloway

O objetivo evolucionário do corpo feminino deve ser evitar o aborto espontâneo, sempre que as condições "externas" forem favoráveis à reprodução. 12. Se uma mulher tem um aumento perigoso de pressão arterial, durante a gravidez, isso se explicaria pela:

Vantagem genética em procriar, mesmo sob certa condição estatística de risco, enviando maior suprimento de sangue ao feto.
Ausência neurótica de descanso, devido à fixação excitante na fantasia fálica de "portar um feto com pênis", decorrente do complexo de castração.