|
|||
Código: | ESPIE-00001 | ||
Responsável: | Profª Drª Patrícia Behar | ||
Carga Horária: | 30 horas | ||
Semestre: | 1º Semestre | ||
Objetivo(s): | Propiciar ao aluno um embasamento teórico/prático necessário para introduzi-lo à utilização do computador na educação | ||
Ementa/Sumário: | Utilização
do computador na Educação
Histórico dos softwares educacionais Classificação dos softwares educacionais Papel do professor : Visão cética x visão otimista Formação de recursos humanos na Informática na Educação Ambientes de ensino-aprendizagem computadorizados Enfoque Algorítmico X Enfoque Heurístico Modalidades do CAI Ferramentas de apoio ao processo de ensino-aprendizagem Uso de ferramentas computacionais que auxiliam o processo educacional: Word, PowerPoint, Windows, Introdução à avaliação de softwares educacionais Trabalho Cooperativo em Educação : Uso de ferramentas computacionais cooperativas |
||
Bibliografia: | Tecnologia
Educacional: política, histórias e propostas. Edith Litwin
- POA: Artes Médicas, 1997
As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. P. Lévy. RJ: Ed. 34, 1993 Anais dos Congressos Ibero-Americano de Informática na Educação, 1992, 1994,1996 Anais dos Congressos Internacionais LOGO, 1994 a 1996 Anais dos Simpósios Brasileiros de Informática na Educação (SBIE) da Sociedade Brasileira de Computação, do I ao VII A máquina das crianças. Repensando a Escola na Era do Computador. S. Papert. POA: Ed.Artes Médicas, 1994 Computadores e Conhecimento. Repensando a educação. José A. Valente. UNICAMP, SP: Ed. NIED, 1993 Ambientes de ensino-aprendizagem computadorizados. Marimar Stahl. Oficinas de trabalho, COOPE/RJ, 1991 Avaliação de softwares educacionais no processo de ensino-apredizagem computadorizado: estudo de caso. Patricia A. Behar. CPGCC/UFRGS, 1993 (mestrado) |